Crianças

Atrações infantis que ficam abertas durante o feriado

Aquário, Cidade das Abelhas, Museu do Futebol, Zoológico e muito mais

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM - Atualizado em

Museu da Língua Portuguesa
Museu da Língua Portuguesa: portas abertas neste feriado (Foto: Dirceu Rodrigues)

O feriado de 7 de Setembro, Independência do Brasil, não rendeu uma folga prolongada. Mas os paulistanos têm uma variada lista de atrações à sua disposição, como o educativo Museu da Língua Portuguesa.

+ Cidade das Crianças: um blog de pais para pais

Para quem quiser ir um pouco mais longe, a dica é curtir um dia inteiro na Cidade das Abelhas, em Embu. No parque temático, os visitantes descobrem como vivem os insetos e experimentam o mel produzido no local.

Outra sugestão fora da capital é o Wet' n Wild, em Vinhedo. Durante o mês de setembro, os corajosos que não dispensam uma piscina ganharão um ingresso na compra de outros três. 

As opções de passeios incluem ainda os bichinhos do Zoológico de São Paulo e do Aquário, entre outros. Confira abaixo nossa seleção de endereços que mantêm as portas abertas:

  • Quem sempre quis conhecer a Amazônia pode se aproximar do clima da floresta sem sair da cidade. Basta percorrer os 1.200 metros da exposição para entrar em contato com a região por meio de instalações, murais, fotos e vídeos. O primeiro espaço serve para mostrar o modo de vida da população, com a reprodução de uma típica casa cabocla. É possível também tocar em sementes do lugar — em um ofurô cheio delas, a criançada faz a farra. Em outro ambiente, ganham o foco temas como ciência, biodiversidade e clima, além de mitos e lendas. Por fim, surge uma reflexão. Uma instalação denominada Escada para a Construção do Futuro apresenta projetos ambientais e sociais que contribuem para a preservação da floresta. A cenografia é de Guilherme Rossi e da arquiteta italiana Valentina Mion. Anna Claudia Agazzi assina a curadoria. Estreou em 30/11/2013. Até 10/5/2015. Não deixe passar: do lado de fora, vale passear pela Vila Amazônica e conhecer produtos oriundos da região que fazem parte do nosso cotidiano em espaços como a casa da borracha. Devido ao recesso de fim de ano, a exposição tem reabertura prevista para o dia 21 de janeiro.
    Saiba mais
  • Parques

    Aquário de São Paulo

    Rua Huet Bacelar, 407, Ipiranga

    Tel: (11) 2273 5500

    28 avaliações

    Após uma expansão realizada em abril de 2015, o parque tem como grande atração um casal de ursos polares, vindos da Rússia. Aurora e Peregrino vivem em um recinto climatizado de 1500 metros quadrados. Também são novidades bichos provenientes de regiões como Austrália, África e Indonésia. São cangurus, equidnas, vombates e leões-marinhos. Há ainda lêmures, que ganharam fama com o personagem Rei Julien do filme Madagascar (2005), e suricatos, similares a Timão, do desenho O Rei Leão (1994). Um casal de coalas deve chegar em breve.

    + Conheça as novidades do Aquário de São Paulo

    O ala antiga ainda atrai atenções. Um tanque gigante de 1 milhão de litros de água salgada abriga diversas espécies aquáticas. Para observá-las, adultos e crianças ficam em um espaço que lembra um navio naufragado. Os peixes são vistos através de placas acrílicas quando se olha para a frente ou para o alto.

    Por ali circulam oito tubarões-lixa e o tubarão-mangona Pancho, que tem 1,80 metro de comprimento e pesa 100 quilos. Em outro setor estão mamíferos aquáticos a exemplo de lontras e o peixe-boi Tapajós, ameaçado de extinção e vindo da Amazônia. Por ali, a sensação é de uma visita à Amazônia. O público conhece também reproduções de lugares como a Patagônia, no pinguinário, cheio de aves originárias da região do sul da Argentina. O lago dos jacarés faz uma referência ao Pantanal.

    Saiba mais
  • Artur (papel de Cristiano Meirelles), de 8 anos, é obrigado a encarar uma nova realidade depois que seus pais, Fausto (Leandro Borgo) e Inês (Adriana Salcedo), decidem se separar. Tudo fica mais difícil quando o garoto descobre que ele e seu melhor amigo, o cão Salomão (Márcio Araújo e João Vitor D’Alves, em revezamento), não vão mais morar juntos. No dia da mudança, Salomão se perde e Artur sai em busca dele. Ao encontrá-lo, precisa lidar com situações difíceis da rua, como quando aparece uma carrocinha. Em boa atuação, o elenco garante que cenas tristes ganhem leveza, a exemplo da notícia do divórcio. Caixas de papelão formam o cenário e representam desde a bagagem da antiga casa até as jaulas para cães. As canções são tocadas pela trupe ao vivo, com violão, teclado, pandeiro e sanfona. Neusa de Souza completa o elenco. Estreou em 1º/4/2014. Até 21/9/2014.
    Saiba mais
  • Museus

    Catavento Cultural e Educacional

    Avenida Mercúrio, s/n, Brás

    Tel: (11) 3315 0051

    14 avaliações

    Entre os dezoito museus administrados pela Secretaria de Cultura do Estado, o Catavento Cultural e Educacional, no Brás, é o mais visitado da capital. As escolas costumam bater cartão no museu educativo Catavento, mas o passeio também fica legal em família. Primeiro ponto para aproveitar: acorde cedo no sábado, dia em que a entrada é grátis. Quem chega lá por volta das 11 horas consegue as senhas para as oficinas mais interessantes do dia. Entre as atividades mais procuradas estão a parede de escada de 7 metros de altura e o estúdio de TV. no espaço Vida, monitores simulam expedições de pesquisa no oceano e abordam a teoria da evolução, de Charles Darwin, de um jeito que entretém adultos e crianças.

    Saiba mais
  • Parques

    Cidade das Abelhas

    Rodovia Régis Bittencourt, s/n, Parque Industrial Ramos De Freitas

    Tel: (11) 4703 6460

    4 avaliações

    Em uma área cercada de mata nativa, as crianças descobrem como vivem as abelhas. Há uma colmeia gigante, um observatório e uma abelha com 18 metros de comprimento e 3 de altura, feita de fibra de vidro.

    Saiba mais
  • Antes um adolescente, em Como Treinar o Seu Dragão (2010), Soluço agora é um rapagote de 20 anos que tem no dragão Banguela um amigo inseparável. No reino viking de Berk, onde vive ao lado do pai, ele mantém o romance com Astrid, mas sente no sangue uma queda pela aventura. Os primeiros minutos da animação são dedicados a mostrar como a paz impera por lá e a diversão rola solta em competições de guerreiros montados nos bichões alados — extravagantemente coloridos nessa sequência. O drama surge aos poucos. Um caçador começou a sequestrar os dragões para que o vilão Drago (com voz, irreconhecível, de Rodrigo Lombardi) crie um exército. Radicalmente contra a perseguição, Soluço tenta achar uma maneira de resolver o problema. No meio dessa crise, o herói revê a mãe, que acreditava estar morta, e ela lhe revela alguns segredos do passado. Novamente comandado pelo diretor Dean DeBlois e inspirado na série de livros de Cressida Cowell, o longa-metragem foca, sobretudo, o público infantil, com uma história mais simples do que a original e repleta de cenas de ação para não deixar a criançada piscar. Estreou em 19/6/2014.
    Saiba mais
  • Do centro da cidade até o Sesc Interlagos são 30 quilômetros. Mas o longo percurso vale a pena. Além de se divertirem com muita área ao ar livre em meio à Mata Atlântica, as crianças vão curtir esta exposição sobre o universo dos 156 contos dos irmãos Grimm, escritos entre 1812 e 1815. Há várias instalações interativas espalhadas por 2.150 metros quadrados. Nas Escadas Coloridas, dá para subir e espiar dentro de caixas. Em uma delas, bonecos falantes representam os personagens de Os Três Cirurgiões. Mas, se a ideia é ouvir um pouco de história, vale visitar o Bosque, onde as aventuras são narradas por vozes de artistas como Francisco Cuoco. Seres misteriosos, como um pássaro falante, surgem numa trilha externa. Completam o passeio 43 xilogravuras do pernambucano José Francisco Borges, presentes no livro Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos, de Jacob e Wilhelm Grimm, que serviu de base para a mostra. Estreou em 21/2/2014. Até 02/11/2014.
    Saiba mais
  • Os personagens da série de TV, Stephanie, Ziggy, Trixie, Stingy e Pixel, além do superherói da malhação Sportacus, estrelam A Aventura dos Piratas. A trama começa quando as crianças saem em busca de uma pedra que carrega um valioso segredo, escondida pelo malvado pirata Barba Rotten. Alguns atores são estrangeiros e o espetáculo, dublado. De 21a 22/6/2014.
    Saiba mais
  • Aventura / Drama

    Malévola
    VejaSP
    11 avaliações
    Na onda de adaptar fábulas infantis para filmes com atores, Malévola despontou como um dos mais promissores. Angelina Jolie posando de vilã de A Bela Adormecida tinha tudo para fazer um grande filme, mas... Um dos principais defeitos, aliás muito comum nesse tipo de recriação, a exemplo de Espelho, Espelho Meu (sobre Branca de Neve), reside na falta de direcionamento de público. Trata-se, enfim, de uma fita para crianças ou adultos? Nem lá nem cá, a trama também titubeia quanto ao caráter da protagonista: Malévola seria do bem ou do mal? O enredo ganha uma vertente da história de Charles Perrault (1628-1703) e apresenta o conto de fadas sob o ótica da personagem-título (papel de Angelina). Ela é uma fada órfã que, quando menina, se apaixona pelo humano Stefan. Ao crescer, o amado (vivido por Sharlto Copley) vira um sujeito ambicioso e, para tomar o lugar do rei, arranca as asas de Malévola como prova de lealdade. Por isso, a jovem perde as esperanças no amor e transforma-se num ser vingativo. Visualmente, o longa-metragem é impecável. Figurinos, maquiagem e efeitos especiais dão qualidade à produção. Contudo, nas mãos do diretor estreante Robert Stromberg, a aventura fica sem ritmo nem magia. A bela Angelina Jolie desfila em cena de olhos arregalados e boca pintada de batom vermelho. Uma capa de revista seria seu lugar ideal. Estreou em 29/5/2014.
    Saiba mais
  • O personagem criado por Ziraldo em 1980 é uma criança feliz e muito criativa. Assim o descreve o próprio protagonista, já adulto (Daniel Costa), no fim do espetáculo Menino Maluquinho, o Musical. Tão divertido quanto o garoto (vivido por Lucas Martins) revela-se o enredo da peça, que transita por sua vida em família, escolar e até amorosa. As crianças vão se identificar com alguns momentos, como a resistência dele em tomar banho e a agitação na sala de aula — o número entre as carteiras durante uma prova, aliás, é um dos mais animados. As peripécias de Maluquinho são acompanhadas por outras figuras da turma, entre elas seu melhor amigo, Bocão (Enrico Alves de Lima), e a namoradinha, Julieta (Thaynara Bergamin). Com um tom alto-astral, a trama também emociona ao propor reflexões sobre o divórcio e a morte. Dirigida por Daniela Stirbulov, a montagem traz um elenco de intérpretes-cantores formado por catorze crianças e sete adultos. Dezessete músicos executam a acertada trilha sonora ao vivo. Estreou em 19/4/2014. Até 27/7/2014. + Ziraldo fala sobre o musical O Menino Maluquinho
    Saiba mais
  • Museus

    Museu do Futebol

    Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu

    Tel: (11) 3664 3848

    7 avaliações

    Impossível não se contagiar de cara com a atmosfera boleira deste museu cravado debaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. Todas as atrações são multimídia e interativas. Projetores exibem fotografias gigantes de ídolos como Pelé, Garrincha, Zico e Ronaldo. Numa sala, fotos antigas contextualizam os primórdios do esporte no Brasil. Há muito material em vídeo, mostrando dribles, gols e jogadas marcantes. Quem quiser se aventurar (sobretudo as crianças), pode brincar de cobrar um pênalti e medir a velocidade do chute numa atração ou jogar com uma bola virtual em outra. Duas experiências arrepiam os visitantes: imagens de torcedores incentivando aos berros seus times, projetadas em telões debaixo das arquibancadas, e o acesso para ver (e fotografar, é claro) o gramado verdinho do Pacaembu. Em outra sala, telas em alta definição apresentam a história das copas e a participação da Seleção em cada uma delas. Difícil é sair de lá sem querer gritar “Brasil, Brasil, Brasil”.

    Saiba mais
  • Para comemorar os vinte anos de atividade, os criadores do Palavra Cantada, Paulo Tatit e Sandra Peres, cedem lugar no palco para dois bonecos os representarem no musical Palavra Cantada Sem Pé Nem Cabeça. Pauleco e Sandreca acompanham a trajetória de Ratinho (protagonista da famosa música Rato) na busca pela noiva ideal. Enquanto o roedor, que em vez de “catar lasquinhas de queijo e comer na rua prefere mil vezes um beijo”, vive desilusões amorosas, a dupla de narradores e um elenco de catorze atores (também bailarinos e manipuladores) apresentam dezessete músicas ao vivo. Antes do início da conhecidíssima Sopa, por exemplo, Pauleco e Sandreca passam por uma plantação de legumes e frutas, onde encontram Nabo, que sonha em entrar para a receita. A cena de pipoca é especial: as luzes do teatro se apagam, os artistas saltam pelos corredores da plateia e iluminam os rostos pintados de branco com uma lanterna. Estreou em 31/5/2014. Até 21/6/2015.
    Saiba mais
  • Depois dos shoppings Mooca Plaza e Villa-Lobos, é a vez do Jardim Sul de receber o parque temático inspirado no joguinho para celular Angry Birds. Uma das principais atrações é o Castelo dos Porcos. Em seu interior, é possível encontrar uma  grande piscina de bolinhas com mais de 17 metros quadrados. Todos os brinquedos são indicados para crianças a partir de 3 anos. Até 30/3/2015.
    Saiba mais
  • Chamam atenção no palco uma árvore de Natal, um bule de café, um guarda-chuva, um escorredor de macarrão, um ventilador, chicletes... Quatro bailarinos entram e começam a organizar esses objetos em listas, como “coisas de levar para a Lua” e “coisas que a minha mãe não deixa eu chegar perto”. O espetáculo de dança Pequena Coleção de Todas as Coisas, da Cia. Dani Lima, tem um pé no teatro. Todo o elenco manuseia os utensílios e mostra que eles podem ser usados de maneira criativa. O balde colocado de cabeça para baixo, por exemplo, vira um mirante e o aspirador de pó, um elefante. No ponto mais bacana da apresentação, o grupo faz um jogo com pequenas peças posicionadas sobre uma mesa. Os movimentos de suas mãos são filmados e projetados na parede no fundo do palco, num resultado divertido e surpreendente. Participam Carla Stank, Laura Samy, Lindon Shimizu e Renato Linhares. Estreou em 3/5/2014. Até 22/6/2014.
    Saiba mais
  • A Palhaça Rubra, interpretada pela atriz Lu Lopes, relembra tradicionais canções e brincadeiras de festas juninas neste espetáculo. Acompanhada pelos músicos Maurício Badé (percussão), Bruno Prado (percussão) e Danilo Penteado (sanfona), a personagem convida o público a participar do seu casamento dentro de um grande arraial. A apresentação integra a série Aventuras Musicais da Palhaça Rubra. Dias 19, 20, 21 e 22/6/2014.
    Saiba mais
  • Uma das animações mais aguardadas do ano, Rio 2, infelizmente, tende a provocar certa decepção na plateia, sobretudo a adulta. Tudo por causa da comparação com o desenho animado pioneiro, de 2011, também dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha. As maiores falhas aparecem em duas frentes: roteiro fraco e vilões-clichê. Além de o fator novidade ter ido para o espaço, os personagens se deslocaram para a Amazônia e não há criatividade em relação ao filme original — a não ser nos números musicais, excessivos, porém deslumbrantes. Na trama, as ararinhas-azuis Jade e Blu continuam morando no Rio de Janeiro e têm três filhotes. Eles passam o réveillon na Cidade Maravilhosa (na bela cena de abertura), mas se mandam para a Floresta Amazônica quando Jade descobre que aves da mesma espécie vivem por lá. Na chegada, ela reencontra o pai turrão e a família. O principal inimigo agora é um madeireiro responsável pelo desmatamento. Sem piadas espirituosas nem ação incessante (alguns dos trunfos do primeiro filme), Rio 2 sobrevive da cantoria e das coreografias dos pássaros, inspiradas nos balés aquáticos de Esther Williams. Estreou em 27/3/2014.
    Saiba mais
  • Com bonecos, folhas de jornal, luzes e sombras, os atores-manipuladores da Cia. Truks apresentam uma singela e emocionante história. O clima de suspense marca o começo da encenação. Como numa brincadeira de esconde-esconde, um detetive e um menino (feito de papel) são transportados para um mundo de sonhos. Lá, o garoto se perde entre dinossauros, salva uma princesa do dragão e chega a ser engolido por uma baleia. Cenas poéticas envolvem as crianças, como quando o rapazinho consegue voar de balão com a ajuda do sopro da plateia. Se no desenrolar da trama os pequenos ficam vidrados nas incríveis aventuras, é no desfecho, revelado por uma manchete de jornal, que os pais são laçados de vez — alguns chegam às lágrimas. A bela trilha sonora é de Rafael Senatore, Ione Dias de Aguiar e Chico Muniz.. Estreou em 8/6/2014. Dias 6 e 7/12/2014.
    Saiba mais
  • Parques

    Zoológico de São Paulo

    Avenida Miguel Estéfano, 4241, Saúde

    Tel: (11) 5073 0811

    5 avaliações

    O Zoológico de São Paulo é um passeio para toda a família. Entre elefantes, leões, tucanos e cobras, reúne aproximadamente 3 200 animais espalhados em 824 529 metros quadrados de Mata Atlântica. Em maio, nasceu mais um filhote de girafa no parque, uma fêmea batizada de Ágatha. Uma dica: ela só sai do recinto coberto quando o tempo está mais quente.

    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO