Crianças

Confira atrações inéditas para as férias de julho

As exposições Do Macaco ao Homem e Castelo Rá-Tim-Bum estão entre as opções da programação

Por: Bruna Ribeiro - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

As férias de inverno já chegaram e quem tem criança em casa sabe que às vezes é difícil encontrar um programa bacana para quem já está cansado de fazer quase sempre as mesmas coisas.

Por essa razão, selecionamos atrações inéditas para lá de divertidas. A grande novidade fica por conta do Catavento Cultural e Educacional, com a estreia da exposição do Macaco ao Homem, sobre evolução humana.

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A esperada mostra Castelo Rá-Tim-Bum também atrai a atenção. O evento comemora os vinte anos da série exibida na TV Cultura. Com a novidade, o Museu da Imagem e do Som (MIS) relembra a infância de muitos marmanjos e conquista os pequenos.

Confira essas e outras atrações abaixo:

  • Sempre ocupada por obras de arte de exposições, a charmosa rotunda do Centro Cultural do Banco do Brasil será palco da programação de férias para a garotada. O educativo organizará brincadeiras de roda gratuitas, com músicas ao vivo, como Uatatá, Pres. Pres. Vice Vice e O fio.
    Saiba mais
  • Uma batalha divertidamente coreografada dá início ao espetáculo. Vencedor da disputa, o general escocês (Teresa Gontijo) se torna o melhor amigo do rei (Val Pires). Mas ele logo trai a confiança do monarca e tenta governar com a ajuda da esposa malvada (Christiane Galvan). Essa versão de Macbeth mostra mais um acerto da Cia. Vagalum Tum Tum, conhecida por adaptar clássicos de Shakespeare. A ótima atuação do elenco é marcada pela linguagem do palhaço — as brigas, por exemplo, têm bofetadas, escorregões... Chama atenção a maneira criativa com a qual o autor e diretor Ângelo Brandini aliviou as cenas trágicas e de morte do original. Aqui, os personagens acabam catapultados para o espaço e as manchas de sangue são substituídas por graxa. Também participam Anderson Spada, Erickson Almeida e Layla Ruiz. Estreou em 19/7/2014. Até 31/5/2015.
    Saiba mais
  • “Klift Kloft Still, a porta se abriu!” Logo na entrada da mostra, o boneco do Porteiro recebe os visitantes com o mesmo bordão com que recepcionava os personagens Pedro (interpretado por Luciano Amaral), Biba (Cynthia Rachel) e Zequinha (Fredy Allan) no programa de TV, que estreou em 1994. De cara, a frase mexe com a memória dos adultos e encanta as crianças. Na ótima exposição concebida pela equipe do MIS, comandada por André Sturm, em parceria com a TV Cultura, dez espaços reproduzem com capricho os ambientes do seriado. É possível interagir com a cobra Celeste no belíssimo saguão e visitar o quarto do Nino (Cássio Scapin). Igualmente de encher os olhos, a biblioteca tem como anfitrião o Gato Pintado. Ali e em todo canto, os visitantes podem mexer no cenário. Você também vai se divertir na cozinha, no quarto da Morgana (Rosi Campos)... E as outras figuras? Mau, Doutor Abobrinha e Caipora estão por lá. Durante o passeio, monitores de televisão apresentam trechos do programa e ajudam a refrescar a memória do público. Itens de acervo, fotos, roteiros e até as roupas originais contam como foi possível tornar a fantasia real. No dia 17/1, o museu abriu uma exposição paralela chamada Castelo Rá-Tim-Bum por 50 Artistas, com pinturas que retratam personagens e cenários do seriado. De 16/7/2014. Até 25/1/2015.  Virada: No último fim de semana, a mostra ficará aberta das 7h da manhã de sábado (24) até as 21h do domingo (25); os ingressos podem ser adquiridos apenas pela internet. + Exclusivo: vinte anos depois, atores e criadores contam segredos dos bastidores do Castelo Rá-Tim-Bum + Passeios, mostras e mais atrações gratuitas na cidade
    Saiba mais
  • O roteiro de férias do Sesc Campo Limpo, destacam-se as atividades circenses. A lona instalada na nova unidade recebe espetáculos de diversas trupes. Há também oficinas de malabarismo, equilíbrio e acrobacia. Confira a programação completa abaixo: Atividades Oficinas de diversos elementos do circo, como malabarismos, equilíbrios e acrobacias Quintas e sextas, das 14h às 17h. Até 25 de julho. Flor Flo Fl O espetáculo da Bella Cia. apresenta um pipoqueiro, um noivo e um músico. O trio faz da rua um circo particular, com números de palhaços. Sábado (19) e domingo (20), às 11h e 15h. Circus - A Nova Turnéé Da Cia. Circo de Bonecos, o espetáculo de bonecos recria o mundo do circo. Sábado (12), às 11h, e domingo (13), às 12h. Ingressos são distribuídos 1 hora antes. De Férias no Sítio O show une a narração à mímica, adaptando livremente a obra de Monteiro Lobato, pelo Centro Teatral Etc e Tal. Na história, Pedrinho percorre um árduo caminho até o sítio de sua avó, onde se envolve em muitas confusões. Sábado (26), às 14h e 17h. Ingressos são distribuídos 1 hora antes. O Macaco e a Boneca de Piche Inspirado no conto popular O Menino e a Velha, o espetáculo conta a saga de uma velhinha que comete loucuras por um cacho de bananas e um macaco que resolve comer todas as frutas do quintal. Domingo (27), às 11h e 15h. Ingressos são distribuídos 1 hora antes.
    Saiba mais
  • Localizado no Parque da Água Branca, o agradável lugar é dedicado aos livros. Nos fins de semana, o lugar promove eventos bacanas. Todas as sextas, há um clube de leitura das 13h Às 17h. Aos domingos, atividades educativas são iniciadas às 11h e uma feira de troca de livros acontece das 14h às 17h.
    Saiba mais
  • Reaberto em maio, o Museu da Imigração também tem programação dedicada às crianças. A partir de quarta (7/1/2015), toda quarta e sábado, às 15h, haverá narração de histórias ou apresentação de teatro de fantoche. Às quintas, às 10h, tem vez a atividade educativa Navegar É Preciso, que mostra a trajetória dos que chegavam à antiga Hospedaria dos Imigrantes. O edifício recebeu cerca de 2,5 milhões de pessoas de 1887 a 1978.
    Saiba mais
  • Em cartaz há menos de um mês, a nova exposição permanente do Catavento Cultural e Educacional, Do Macaco ao Homem, revela-se um bom programa para as crianças a partir de 7 anos. São apresentadas ali réplicas de ossos e artefatos dos chamados “homens das cavernas”. A representação começa com o Sahelanthropus tchadensis, o exemplar mais antigo da linhagem humana, com aproximadamente 7 milhões de anos, e termina com o mais  “jovem”, o Homo sapiens, com cerca de 200 000 anos. O público tem contato com assuntos como o progresso da locomoção e do cérebro. As informações foram organizadas em módulos temáticos, o que facilita o passeio. Um dos mais bacanas é o setor que exibe bustos com a reconstituição do rosto de hominídeos. A curadoria é de Walter Neves. Estreou em 9/7/2014.
    Saiba mais
  • Durante as férias escolares, o MAM, que sempre tem uma programação infantil caprichada aos domingos, intensifica a quantidade de atividades voltadas aos pequenos, até 3 de agosto. Confira programação completa: 19/7 – sábado 10h às 12h – Feira de troca de brinquedos em frente ao painel dos Gêmeos – a partir de 4 anos 15h – Teatro de Marionetes: O Circo, com Abraão Gouvea – a partir de 2 anos 20/7 DOMINGO MAM 11h – Oficina de lambe-lambe – livre 16h – Oficina de dança tribal, com Carla Brasil – livre 22/7 – terça-feira 14h30 – Pintura em Movimento: arte cinética – a partir de 4 anos 23/7- quarta-feira 10h30 – Construção de móbiles: arte cinética – a partir de 4 anos 24/7 – quinta-feira 14h30 – Oficina: Danças sem fronteiras, com Fernanda Amaral – a partir de 4 anos 25/7 – sexta-feira 10h30 – Oficina: Teatro de sombras, com Maria Silvia – a partir de 4 anos 26/7 – sábado 10h às 12h – Feira de troca de brinquedos em frente ao painel dos gêmeos – a partir de 4 anos 15h – Apresentação Banda Alana – aberto ao público e livre 27/7 DOMINGO MAM 11h – Oficina de fotomontagem – livre 16h – Cultura de rua com DI Mandê – Bate-papo e pocket show de hip hop – livre 29/7 – terça-feira 14h30 – Que sabor tem esta cor? Percurso lúdico na exposição seguida de experiência poética – a partir de 4 anos 30/7- quarta-feira 10h30 – PicNic com esculturas comestíveis – a partir de 4 anos 15h30 – Visita mediada seguida de experiência poética para pais e bebês de até 18 meses 31/7 – quinta-feira 14h30 – Oficina: Brincar com as palavras – Roda de verso inspirados nas exposições em cartaz – a partir de 4 anos 1/8 – sexta-feira 10h30 – Construção de pião: arte cinética – a partir de 4 anos 2/8 – sábado 15h – Histórias Musicais, com Flora Poppovic e Marina Siqueira – a partir de 4 anos
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO