Cinema

Velhinhos que esbanjam talento: atores em cartaz com mais de 70

Clint Eastwood, Jane Fonda, Albert Finney e outros estão na lista de veteranos na ativa

Por: Tiago Faria e Bruno Machado - Atualizado em

Curvas da Vida
'Curvas da Vida': o ator Clint Eastwood, no papel de Gus Lobel, um olheiro de beisebol (Foto: Divulgação)

Clint Eastwood havia prometido se aposentar como ator após uma excelente atuação em Gran Torino (2008), mas voltou à ação em Curvas da Vida. Na fita de Robert Lorenz, colaborador de longa data do diretor de Menina de Ouro (2004), ele interpreta um olheiro de novos talentos do beisebol que está perdendo a visão. Mas Eastwood é apenas um dos atores que chegaram à terceira idade esbanjando talento.

Alan Arkin

Aos 78 anos, o ator está em Argo no papel de Lester Siegel , o produtor de um filme fictício – artifício utilizado pela CIA para resgatar norte-americanos na embaixada canadense no Teerã.  O ator foi indicado a três prêmios Oscar. Levou em 2006 por Pequena Miss Sunshine.

Pierre Richard

Também aos 78, Richard faz parte do elenco com mais de 60 do francês E se Vivêssemos Todos Juntos?  É mais conhecido na França, onde se consagrou por papéis humorísticos. Em 2006 levou um prêmio César honorário pela carreira iniciada com Os Amantes de Montparnasse (1958).

Jane Fonda e Pierre Richard
Jane Fonda e Pierre Richard em 'E Se Vivêssemos Todos Juntos': elenco com mais de 70 (Foto: Divulgação)

Jane Fonda

Quem não se lembra de Barbarella (1968)? Embora seja muito lembrada por essa ficção científica na qual fez o icônino papel-título, a atriz fez outros filmes de maior importância, como Júlia (1977) e Síndrome da China (1979). Indicada sete vezes ao Oscar,  conquistou a estatueta duas vezes por Klute, o Passado Condena (1971) e Amargo Regresso (1978). Aos 74, Fonda ainda esbanja boa forma e pode ser vista em E Se Vivêssemos Todos Juntos?

Judi Dench
Judi Dench, a M. de '007 - Operação Skyfall': roubando a cena de James Bond (Foto: Divulgação)

Judi Dench

A atriz inglesa de 77 anos foi indicada seis vezes ao Oscar – ganhou em 1999, por Shakespeare Apaixonado. Em 007 – Operação Skyfall, volta a interpreta M., chefe de James Bond. A surpresa é que, desta vez, a personagem tem participação especialíssima na trama, e por pouco não rouba a cena do herói da história.

Albert Finney

O inglês de 76 anos fez sucesso no início dos anos 60, mas manteve a boa forma em filmes como Erin Brockovich (2000), pelo qual ele recebeu uma indicação ao Oscar de coadjuvante. Em 007 – Operação Skyfall, ele vive Kincade, responsável por cuidar do espólio da família de Bond.

Guy Bedos

O francês de 78 anos é mais conhecido pelo ativismo político – apoiou políticos como François Miterrand, ex-presidente da França – que pela atuação em longas-metragens. Em E se Vivêssemos Todos Juntos?, ele interpreta Jean, um homem de ideais revolucionários, mas que adora o conforto da vida burguesa.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO