Moda

Atletas apresentam uniforme do Pan-Americano durante a SPFW

Medalhistas olímpicos e paraolímpicos mostraram as vestimentas para a abertura e o encerramento da competição

Por: Tatiana Izquierdo

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O ex-jogador Giba e a central Fabiana, ambos do vôlei, encabeçaram a apresentação dos novos uniformes que os atletas da delegação brasileira usarão durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015. Exibidos na São Paulo Fashion Week, que acontece até sexta (17), no Parque Cândido Portinari, na Zona Oeste, os modelos foram desenhados por Carolina Gold e Pitty Taliani, da grife Amapô.

+ Gravação de novela movimenta os bastidores da SPFW

"A ideia era seguir uma linha mais descontruída e inusitada, tentando trazer ao máximo a bandeira nacional para o primeiro plano", disse Pitty Taliani. O uniforme que será usado na abertura é composto de calça social, camisa branca e termo, nas cores verde, amarelo, azul e branco.

atletas-novo-uniforme
O uniforme apresentado nesta quinta (16) (Foto: Tatiana Izquierdo)

Para a apresentação, os atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) estavam representados por Giba e Fabiana, amos campeões olímpicos, o medalhista olímpico Leandro Guilheiro, do judô, a campeã mundial Poliana Okimoto, de maratonas aquáticas, e Lara Teixeira, do nado sincronizado.

Entre os atletas paralímpicos, participaram os nadadores Daniel Dias e Clodoaldo Silva, donos de quinze e treze medalhas, respectivamente. Talisson Glock, Verônica Hipólito e Bruna Alexandre também estiveram na cerimônia. "O uniforme é bem colorido, representa o país de maneira simples e direta, com nossa bandeira. Lá fora, as pessoas amam toda essa mistura de cor", disse Giba.

+ Gisele e Tom Brady falam sobre o último desfile da top

"Sempre tive o sonho de ser modelo e acabei me tornando uma profissional no esporte. Hoje, estou realizando este desejo e desfilando o novo uniforme brasileiro. Dá até uma pontinha de ansiedade para começar logo a competição", disse Fabiana.

Giba e Fabiana (volei)
Giba e Fabiana, do vôlei (Foto: Tatiana Izquierdo)

O processo de seleção para a confecção dos uniformes foi coordenado por Paulo Borges, diretor da Luminosidade e criador da São Paulo Fashion Week. Diversos jovens estilistas foram convidados e participar da competição, que contou com os votos de atletas brasileiros e membros do COB e do CPB. Para os Jogos Olímpicos de 2016, que será no Rio de Janeiro, haverá nova seleção, seguindo as mesmas regras.

Os Jogos Pan-Americanos serão realizados em Toronto, de 10 a 26 de julho deste ano reunindo mais de 6 000 atletas de 41 países das Américas. A delegação brasileira conta com 460 vagas já garantidas. Os Jogos Parapan-Americanos estão marcados para ocorrer entre os dias 7 a 15 de agosto com 1600 atletas de 28 países, sendo 300 brasileiros.

Fonte: VEJA SÃO PAULO