Cinema

Aos 40 anos, astros da comédia lutam para manter a fama

Owen Wilson e Vince Vaughn, que voltam às telas em Os Estagiários, representam um grupo de atores que, muito populares no início do século, hoje tentam menter-se em alta

Por: Tiago Faria

Comediantes aos 40: Owen Wilson, Adam Sandler, Ben Stiller, Jason Bateman, Paul Rudd, Vince Vaughn e Will Ferrell
Comediantes aos 40: Owen Wilson, Adam Sandler, Ben Stiller, Jason Bateman, Paul Rudd, Vince Vaughn e Will Ferrell (Foto: Divulgação)

Na comédia Os Estagiários, que estreia nesta sexta (30), os atores Owen Wilson e Vince Vaughn reprisam uma parceria que fez sucesso há oito anos no popularíssimo Penetras Bons de Bico. O saldo desse reencontro, no entanto, não é dos mais positivos. O novo longa-metragem da dupla arrecadou 44 milhões de dólares nos Estados Unidos - contra os 209 milhões de dólares do anterior - e colecionou críticas negativas.

O desempenho do filme pode indicar que a geração de comediantes de Wilson e Vaughn, quase todos na faixa dos 40 anos, passa por um período de crise. Trata-se, no entanto, de uma meia verdade. Enquanto astros do humor como Adam Sandler apelam para continuações de fitas de sucesso, Ben Stiller vem se firmando como um diretor respeitado e Jason Bateman conquista cada vez mais espaço no gênero. Os cinquentões Jim Carrey e Steve Carrell não vivem dias melhores – raramente acertam na escolha dos projetos.

A seguir, veja os comediantes quarentões que ainda surpreendem e aqueles que vivem períodos complicados da carreira.

AINDA EM ALTA

Ben Stiller
Ben Stiller (Foto: Divulgação)

BEN STILLER, 47 anos

O ator estreou no cinema em 1987, no drama O Império do Sol, de Steven Spielberg e labutou em vários papéis pequenos até se fazer notar também como diretor no drama Caindo na Real (1994). No fim dos anos 90, ganhou fama em fitas cômicas como O Pentelho (1996) e Quem Vai Ficar com Mary? (1998). Mas foi no início da década seguinte que ele acertou em cheio, com Entrando numa Fria (2000), Zoolander (2001) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001). Apesar de não ter feito nenhum filme elogiado desde Trovão Tropical (2008), ele aposta agora na continuação de Zoolander, que ainda não começou a ser filmada.

Jason Bateman
Jason Bateman (Foto: Divulgação)

JASON BATEMAN, 44 anos

Depois de interpretar vários pequenos papéis na TV e no cinema durante os anos 80, o nova-iorquino se tornou conhecido pela série cômica Arrested Development (2003-2006), que voltou a ser produzida este ano para o Netflix. Apesar de não ter alcançado uma audiência expressiva, o programa se tornou cult e abriu portas para a interpretação na surpresa independente Juno (2007). Desde então, fez comédias como o recente Uma Ladra sem Limites. Ele se prepara para a continuação de Quero Matar meu Chefe, prevista para 2014.

Owen Wilson
Owen Wilson (Foto: Divulgação)

OWEN WILSON, 44 anos

Desde o início do século XXI, o texano equilibra produções pequenas e elogiadas, a exemplo de Os Excêntricos Tenenbaums (2001), e fitas de apelo popular como Penetras Bons de Bico (2005). Depois de atuar no hit Marley e Eu (2008), ele convenceu no papel principal de Meia-Noite em Paris (2011), dirigido por Woody Allen. Os Estagiários não foi muito bem recebido pela crítica americana, mas o astro tem nove outros projetos em andamento. Entre eles, a continuação de Zoolander e o novo drama do diretor Paul Thomas Anderson (O Mestre), Vício Inerente.

Paul Rudd
Paul Rudd (Foto: Divulgação)

PAUL RUDD, 44 anos

O americano de Nova Jersey tem uma trajetória curiosa em Hollywood. Descoberto em As Patricinhas de Beverly Hills (1995), ficou à margem dos bons papéis durante os anos 90 e se destacou muito depois, ao entrar no “clube” do diretor Judd Apatow, em fitas como O Virgem de 40 Anos (2005) e Ligeiramente Grávidos (2007). Depois de um sensível trabalho em As Vantagens de Ser Invisível (2012), ele volta ao humor no elogiado É o Fim, ainda não lançado no Brasil, e na continuação de O Âncora.

FAMA EM PERIGO?

Adam Sandler
Adam Sandler (Foto: Divulgação)

ADAM SANDLER, 46 anos

Principalmente nos Estados Unidos, o ator criou uma grife cômica que parecia ser infalível. O lançamento mais recente do ator e produtor, no entanto, deixou a desejar nas bilheterias: Este é o Meu Garoto, de 2011, arrecadou “apenas” 57 milhões de dólares – os longas do astro geralmente rendem mais que 100 milhões. Para tentar evitar a crise, ele abriu uma exceção e fez uma continuação de um sucesso seu. Lançado este ano, Gente Grande 2 já soma 170 milhões de dólares em bilheteria.

Vince Vaughn
Vince Vaughn (Foto: Divulgação)

VINCE VAUGHN, 43 anos

Nos anos 90, ele atou em thrillers como Jurassic Park: O Mundo Perdido (1997) e interpretou até o psicopata Norman Bates na desastrada refilmagem de Psicose (1998). A carreira do ator entrou nos trilhos graças ao humor, em fitas como Penetras Bons de Bico (2005) e Com a Bola Toda (2004). Depois de Os Estagiários, ele participará da continuação de O Âncora, prevista para o fim deste ano. As comédias “família” Daddy’s Home e Business Trip também estão engatilhadas.

Will Ferrell
Will Ferrell (Foto: Divulgação)

WILL FERRELL, 46 anos

No elenco do programa de TV americano Saturday Night Live, o ator se tornou um dos comediantes mais populares dos Estados Unidos nos anos 90. Mas demorou para fazer a transição ao cinema, que ocorreu com sucesso na fantasia Um Duende em Nova York (2003) e na comédia O Âncora (2004), que ganhará continuação no fim deste ano. Desde Os Outros Caras (2010), no entanto, patina em fitas de pouca repercussão. Um de seus próximos projetos é a animação Lego: O Filme, de 2014.

Fonte: VEJA SÃO PAULO