Cidade

Vídeo na internet ajuda asilo a arrecadar dinheiro perdido em assalto

Entidade, que trata de idosos vítimas de abandono, havia perdido 28000 reais em roubo. Doações já chegam quase ao dobro do valor

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Asilo Casa Divina Providência
Casa Divina Providência: assaltada no último domingo (17) (Foto: Reprodução)

Um vídeo divulgado nesta quinta (21) na internet está ajudando um asilo da capital a recuperar parte do dinheiro perdido em um assalto. No domingo (17), quatro bandidos levaram cerca de 28 000 reais da instituição Casa Divina Providência, na Vila Santa Isabel, na Zona Leste. O dinheiro havia sido levantado em um bazar beneficente realizado no local. 

Para tentar ajudar a instituição, o fotógrado e documentarista Rafael Yamamoto, de 22 anos, resolveu se unir a uma amiga e produzir um vídeo com depoimentos dos idosos. "Eu estava lá no momento do assalto realizando trabalho voluntário. Levei minha câmera para fazer algumas fotos deles. De repente, percebi algumas pessoas entrando. Achei que eram parentes", lembra. O rapaz registrou imagens de expressões dos voluntários e moradores no momento do crime e as utilizou na produção. 

+ Loja em shopping recebe doações

Após o roubo, ele publicou o vídeo na web para tentar arrecadar fundos para a instituição. "A ideia se espalhou rapidamente e, em poucas horas, milhares de pessoas já haviam compartilhado a história", conta Rafael. Até o fim da tarde de hoje, o filme acumulava quase 10 000 visualizações no Facebook. A produção também está disponível no YouTube

 

A entidade já recebeu cerca de 50 000 reais, segundo Nanci Paulino, ex-gestora e agora voluntária da Fundação Pró + Vida São Sebastião, mantenedora do asilo. "Era o dia da minha despedida na administração de lá. Foi bem frustrante ver o dinheiro do trabalho ir embora assim. Mas a iniciativa resultou em uma grande surpresa para a gente. O valor que conseguimos será usado para outros projetos", afirma.

+ Primeiro caso de zika, febre prima da dengue

Com 35 anos de atuação, a Casa Divina Providência recebe idosos vítimas de abandono. O local tem capacidade para trinta leitos e hoje atende 23 pessoas. A ideia é que o dinheiro recebido das doações ainda possa ser aplicado na reforma da despensa do local, exigência feita pela Vigilância Sanitária, e em outros reparos.

Seu Jacinto - Asilo
Compositor, poeta e ex-puxador de samba da Mocidade Alegre, Jacinto é um dos moradores da Casa Divina Providência (Foto: Reprodução / Facebook)

Fonte: VEJA SÃO PAULO