Serviço

As diferentes oficinas de São Paulo

Salão comandado por mulheres, piso em forma de circuito, conserto acompanhado pela internet e outras novidades no ramo

Por: Marcos Lauro

Mecânica automobilismo - 2246a - Especial Carros
Quadriculado: Grochowski adotou visual inspirado no automobilismo para atrair clientela (Foto: Cida Souza)

Segundo o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, existem cerca de 4.000 oficinas mecânicas na capital. Esses estabelecimentos estão a postos para atender os mais de 7 milhões de veículos emplacados na cidade. Além da multiplicação de endereços do gênero, outro fenômeno do setor relaciona-se à mudança de perfil do negócio. Aos poucos, começam a sair de cena os ambientes sujos, bagunçados e com retratos de mulheres nuas nas paredes. Eles vêm sendo substituídos por estabelecimentos com organização impecável e serviços como acompanhamento do conserto on-line. A seguir, alguns exemplos de oficinas que tentam fugir do lugar-comum.

+ Quantos veículos circulam por São Paulo ao certo?

+ Rodas da fortuna: os automóveis mais caros à venda em São Paulo

 

Corrida de mecânicos

Piloto de rali da Subaru, Fabio Grochowski se inspirou nas pistas para realizar uma reforma que transformou o ambiente de sua oficina em 2009. O chão ganhou um piso quadriculado em preto e branco, como uma bandeirada final. Na recepção, uma TV reproduz clipes e filmes relacionados a automobilismo, e há também uma minibiblioteca sobre o assunto disponível para os clientes. Apesar das aparências, o estabelecimento não é especializado em bólidos de corrida — o grosso da clientela chega ali a bordo de carros de passeio. “O setor tem muita concorrência, precisa criar um apelo diferente”, afirma o proprietário. A oficina, de 180 metros quadrados, recebe cerca de sessenta veículos por mês. Entre os serviços mais executados, estão os reparos na injeção eletrônica, acertos de suspensão e regulagem de freios.

Adac Autowerkstatt. Rua Cancioneiro Popular, 695, Brooklin, Tel: 5181-1960.

Jeitão de reality show

Há dois anos no mercado, a Bimmer, na Vila Olímpia, tem um serviço que pode deixar seu bólido num verdadeiro reality show. A partir do momento da entrada do veículo na oficina, o proprietário ganha um login que, no site da empresa, dá acesso a uma câmera que fica 24 horas focada no local onde está o automóvel. O ambiente tem vinte equipamentos do tipo. “Fizemos isso especialmente para os modelos que vão permanecer um tempo maior conosco”, diz Rosemeire Candeo, proprietária da empresa. “Muitos donos têm ciúme dos seus ‘filhos’.” A oficina é especializada em marcas como BMW, Audi, Porsche e Land Rover. Além de mecânica, ela atende a demandas de funilaria e pintura. Tudo para ficar bonito no vídeo.

Centro Automotivo Bimmer. Rua Quatá, 64, Vila Olímpia, Tel: 3045-5555.

Mecânica mulheres - 2246a - Especial Carros
Maria: ela prefere ser atendida por mulheres, como Kátia (Foto: Cida Souza)

Recepção feminina

Oficina é um ambiente masculino, mas há exceções. A história da Mega Car remonta a 1994, quando o empresário Márcio Ferreira abriu a Center Master Check-Up. Lá, sua esposa, Auda, percebeu que muitas mulheres levavam o veículo ao mecânico. Assim, sugeriu algumas mudanças no cenário, prontamente aceitas pelo marido e transferidas para a nova empresa, aberta em 2009. “Aqui não tem aquelas fotos de calendário na parede”, garante Ferreira. Outra medida foi implementar uma recepção apenas com profissionais do sexo feminino. “Sou treinada para adivinhar problemas, pois muita gente não entende nada de carros”, diz Kátia dos Santos, uma das atendentes. Entre suas clientes habituais está a comerciante Maria Marcília Garcia, que frequenta o espaço há quase duas décadas e recentemente levou seu Palio azul para uma revisão preventiva antes de enfrentar a inspeção veicular.

Mega Car. Avenida Carlos Lacerda, 1425, Campo Limpo, Tel: 5841-3213.

Babá de veículos

A Mecânica do Gato, localizada na Mooca, na Zona Leste, oferece um serviço que pode ser chamado de “delivery de inspeção veicular”. O cliente entrega o carro e a equipe faz uma espécie de pré-inspeção, para detectar prováveis pontos de reprovação. A partir daí, é realizado o conserto, e a própria mecânica se encarrega de agendar e levar o veículo para o exame. “O processo todo pode demorar de quatro a cinco dias, dependendo do caso”, explica o proprietário, César Samos. O custo do serviço varia de 500 a 800 reais em modelos populares. “Mas eu tenho aqui uma Mercedes que não passou no teste de emissão e por isso vamos ter de revisar todo o motor. Deve sair por volta de 7.000 reais”, exemplifica. Outros serviços são bastante procurados, como a revisão de suspensão, freios, escapamento e todo o conjunto que emite fumaça. “Hoje, há uma preocupação com a poluição. Aos poucos, os motoristas estão se conscientizando de sua responsabilidade”, afirma Samos.

Mecânica do Gato. Rua Bixira, 233, Mooca, Tel: 2028-0288.

Fonte: VEJA SÃO PAULO