Planeta Terra Festival

As cinco principais atrações em videoclipes

Conheça um pouco mais Suede, Garbage, Kings of Leon, Azealia Banks e Gossip 

Por: Tiago Faria - Atualizado em

Kings of Leon
Kings of Leon: entre as raízes interioranas e os hits de rádios (Foto: Divulgação)

Para os fãs de brit pop, Suede. A quem prefere hinos de arena, Kasabian. Uma novidade que está em alta? Azealia Banks. Ainda que sem um nome tão forte quanto o Strokes, que fechou a edição de 2011, o Planeta Terra Festival compôs este ano uma programação capaz de agradar a diversos nichos, sem negar a vocação moderninha. A seguir, assista a videos dos grupos e conheça um pouco mais sobre eles:

Suede

Cria do brit pop dos anos 90, o grupo voltou à cena em 2010, após sete anos de sumiço. Inquieto no palco, o vocalista Brett Anderson ainda interpreta com euforia canções viciantes como Beautiful Ones e Metal Mickey. Trata-se da estreia brasileira de uma das bandas mais cultuadas da Inglaterra. Main Stage, 17h.

Azealia Banks

O primeiro CD da americana só sai em fevereiro do ano que vem. Mas quem precisa de um álbum completo quando se tem músicas tão originais quanto 212 e Liquorice? Entre o rap, o soul e as batidas eletrônicas, Azealia consegue agradar tanto ao público moderninho quanto aos adeptos do pop dançante à la Beyoncé. Indie Stage, 19h15.

Gossip

No Brasil, o trio de indie rock americano ganhou fama de furão. Depois de cancelar duas viagens ao país, em 2008 e2010, a banda liderada pela extravagante cantora Beth Ditto especializou-se em criar suspense. Eles merecem uma terceira chance por um único motivo: as exibições explosivas (e imprevisíveis) da vocalista,que encarna uma diva punk em faixas dançantes e barulhentas como Standing on the Way of Control e Heavy Cross, pedidas infalíveis nas baladas de rock da cidade. O guitarrista Brace Painee a baterista Hannah Billie garantem acompanhamento à altura de tanta fúria. O grupo divulga o terceiro álbum, A Joyful Noise, lançado em maio. Indie Stage, 22h15.

Kings of Leon

De queridinho dos alternativos a sensação em festivais, o quarteto americano formado por Nathan (bateria), Jared (baixo), Matthew (guitarra) e Caleb (voz e guitarra) — todos da mesma família, a Followill — voltou à origem rancheira no disco Come Around Sundown, de 2010. Ao vivo, no entanto, são os hits urbanos, caso de Use Somebody e Sex on Fire, que levantam o público. Sem excessos (eles pouco se movimentam em cena), o grupo retorna com a missão de superar a apresentação apenas correta no SWU, em 2010. Main Stage, 22h.

Garbage

Produtor de álbuns influentes nos anos 90 — o melhor exemplo é Nevermind, do Nirvana —, o baterista Butch Vig anunciou que esta pode ser a última turnê de sua banda, surgida em 1994 nos Estados Unidos. Na primeira visita à América do Sul, o quarteto liderado pela vocalista Shirley Manson promete relembrar antigos sucessos, entre eles Only Happy When It Rains, Stupid Girl e Special. Aproveite as músicas não muito inspiradas do trabalho mais recente, Not Your Kind of People (2012), para dar um pulo ao outro palco e conferir um trechinho do animado indie do The Drums. Main Stage, 20h15.

Fonte: VEJA SÃO PAULO