Continua após publicidade

Artistas e curadores falam sobre o legado de Tomie Ohtake

Artista morreu aos 101 anos em decorrência de uma broncopneumonia

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h48 - Publicado em 12 fev 2015, 15h49

 

Uma das maiores pintoras do país, Tomie Ohtake morreu nesta quinta-feira (12) às 12h45 em decorrência de uma broncopneumonia. A artista tinha 101 anos e estava internada havia dez dias. Apesar de ter começado a produzir suas telas apenas quando tinha 40 anos, Tomie participou de vinte Bienais internacionais e recebeu quase trinta prêmios.

Aberto ao público, o velório será realizado nesta sexta-feira (13) no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, das 8h às 14h. Em seguida, seu corpo será cremado em cerimônia fechada aos familiares.

+ Tomie Ohtake morre aos 101 anos

+ As obras de Tomie Ohtake pela cidade

Continua após a publicidade

Artistas, críticos e curadores falam de sua importância:

Paulo Pasta (artista plástico):

“Penso sempre como Tomie transformava a economia, a síntese, em poesia. Acho isso muito bonito no trabalho dela. Ela trouxe essa contribuição, de influência oriental, para a abstração no Brasil”.

Adriano Pedrosa (curador do Masp):

Continua após a publicidade

“Perdemos uma figura fundamental no abstracionismo no Brasil; a história da arte fica com sua obra, esta sim, marcada para sempre entre nós”.

Paulo Miyada (curador):

“Além de grande artista, era uma pessoa extraordinária. Combinava persistência, força e calma de jeito único. Nos últimos meses falava que tinha deixado um grande legado e que podia descansar. Sua presença e conversas já deixam muitas saudades”.

Agnaldo Farias (crítico e curador)

Continua após a publicidade

“Foi uma das maiores artistas deste país. Contribuiu para o pensamento e a expressão da cor e do gesto na pintura. Confrontava geometria com elementos orgânicos de maneira única. Ela foi fundamental para o desenvolvimento do nosso olhar”.

André Sturm (diretor do MIS)

“Era uma das grandes figuras da arte, principalmente de São Paulo, devido às obras públicas que fez para a cidade. Era uma mulher discreta, mas acredito que inspirou muita gente a seguir o caminho das artes”. 

Marcelo Araujo (Secretário de Estado da Cultura de São Paulo)

Continua após a publicidade

“Mais do que uma artista de qualidade inigualável, Tomie era ela própria um símbolo da nossa identidade cultural: imigrante, mas paulistana de coração; versátil em sua arte e empreendedora em suas técnicas, trabalhadora incansável – uma síntese de São Paulo”.

Geraldo Alckmin (Governador do Estado de São Paulo)

“Tomie Ohtake será sempre lembrada por seu talento, sua generosidade e pelo exemplo de trabalho incessante. Japonesa de nascimento, brasileira de alma e paulista de coração, deixa sua marca na paisagem e nas artes de São Paulo.” 

Ivo Mesquista (curador)

Continua após a publicidade

“Perdemos um ser humano incrível, que tinha arte como motor de vida. Mas ela deixa uma obra completa, diversificada, tão consistente que é difícil falar de perda. Ganhamos muito com seu legado”. 

Nara Roelser (galerista)

“O Brasil perdeu hoje uma de suas maiores e mais importantes artistas. Ela deixou um grande legado não só como artista, mas como pessoa humana, influenciando gerações”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.