Passeios

Galerias de arte abrem as portas de graça na Vila Madalena

Em sua 13ª edição, o Arte na Vila promove neste fim de semana tours temáticos em vans pelas ruas do bairro e reúne mais de 150 artistas de diferentes estilos

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Beco do Batman, Vários artistas
Beco do Batman é um dos pontos que participam do evento Arte na Vila (Foto: Andre Deak)

Quem circular pelas ruas da Vila Madalena durante este fim de semana poderá entrar gratuitamente em mais de 45 ateliês, ver oito coletivos, três galerias e um museu, todos com obras de mais de 150 artistas em exposição. A 13ª edição do Arte na Vila ocorre por vias movimentadas do bairro, como as ruas Fradique Coutinho, Aspicuelta, Fidalga, Harmonia, e Girassol. O evento vai das 10 às 19 horas.

+ Lugares para Homer Simpson conhecer em São Paulo

Entre as atrações, vans farão tours temáticos. Durante o passeio, os profissionais interessados em atrair o público mostram como vivem e criam suas obras, como peças de pintura, cerâmica, grafite, fotografia, escultura, marcenaria e joalheria.

Para abrir a programação, a partir das 9h30 de sábado (12), a banda Sexy Pato anima o público na Estação Vila Madalena. De lá, saem doze veículos, que serão responsáveis por fazer três roteiros gratuitos temáticos nomeados como ruas, praças e becos.

Os carros circularão pelas ruas do bairro fazendo pequenas pausas nos endereços dos locais participantes, retornando para o ponto de partida logo em seguida. Com duração de aproximadamente 40 minutos, cada circuito possui cerca de 7 a 8 quilômetros.

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Para a criançada, o ateliê Preta Pretinha - que produz bonecos que estimulam a união das diferenças tratando de temas como deficiência física e visual - promove nos dois dias, às 15 horas, uma oficina de caleidoscópio. Para participar é necessário pagar uma taxa de 40 reais.

Entre os destaques do Arte da Vila 2014 estão o Espaço Art'er, que fará distribuição de mini-obras em nanquim, aquarela e crayon, das 11 às 13 horas, e alguns espetáculos com apresentações individuais.

Quem for no domingo ao Atelier Bassan vai conferir das 10 às 13 horas uma exposição que une fotografia e performance. O espaço contará também com uma saída fotográfica pelo bairro e em seguida uma oficina de criação de máscaras.

Já no Beco do Batman, grafiteiros fazem pinturas em paredes e muros durante todo o fim de semana. O ateliê Espaço Amor, na Rua Francisco Isoldi, 162, promove um passeio a pé, visitando os principais grafites da Vila Madalena, e um workshop com o custo de 30 reais.

Outro destaque é o ateliê de Julio Barreto, o criador do famoso grafite Spirit, estampado pelos muros da cidade na década de 1980 e 1990. No local, onde também fica a casa do artista, será produzida uma obra de arte coletiva em uma lona de caminhão.

Fonte: VEJA SÃO PAULO