Arte

Art Weekend promove atrações gratuitas em 36 galerias da cidade

Entre a próxima sexta (2) e domingo (4), haverá visitas guiadas, coquetéis e lançamentos de livros em diversos locais da cidade: vá a pé ou pegue carona na van gratuita

Por: Julia Flamingo - Atualizado em

Miguel Rio Branco - Barro
Miguel Rio Branco inaugura mostra no Anexo Millan (Foto: Miguel Rio Branco)

As melhores galerias da cidade se reuniram num evento que terá clima de festa, entre sexta (2) e domingo (4). Inauguração de mostras, coqueteis, visitas guiadas com artistas e curadores, performances, lançamentos de livros entre outros eventos gratuitos tomam a programação intensa da Art Weekend. A ideia é explorar a pé as galerias mais próximas ou pegar carona nas vans oferecidas pelo próprio evento, que fazem viagens gratuitas entre vários pontos do circuito.

Esta é a primeira edição do fim de semana das artes, criado em parceria entre a SP-Arte e o Projeto Latitude, voltado à internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea e ligado à Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT). Não é por acaso que o evento acontece às vésperas da abertura da 32ª Bienal de São Paulo: a ideia é bombar ainda mais o calendário de artes da cidade.

Confira abaixo os destaques da programação. No facebook do evento, acesse a agenda completa e o circuito dos transportes gratuitos:

Fabio Cardoso - Quase Pinturas
Fabio Cardoso tem individual na Galeria Bolsa de Arte (Foto: Divulgação)

VILA MADALENA

Anexo Millan

Um dos fotógrafos brasileiros de maior prestígio, Miguel Rio Branco inaugura a mostra Barro no sábado (3), com coquetel. São apresentadas mais de 100 fotografias como um ensaio realizado na aldeia indígena de Gorotire, no Pará.

Blau Projects

A estética dos rituais ligados à cultura afro-brasileira é tema da mostra Pérola Negra, do baiano Ayrson Heráclito. Além de cinco fotografias e um vídeo, o artista apresenta na sexta (2), às 19h30, a performance Buruburu, termo que na língua iorubá significa “pipoca”. O ingrediente — símbolo de cura e limpeza — será usado durante toda a ação.

Bolsa de Arte

Se fossem simples pinturas, as obras assinadas por Fabio Cardoso não chamariam tanto a atenção. Em Quase Pinturas, ele envolve suas telas com caixas de acrílico coloridas que funcionam como filtros. Para que elas ganhem o efeito ideal, Cardoso usa apenas tinta preta nas paisagens, como em Cabocla. No sábado (3), das 12h às 15h, o artista faz uma visita com o público.

Caio Reisewitz - Aterro
Caio Reisewitz recria o Aterro do Flamengo em fotografias expostas na Galeria Luciana Brito (Foto: Divulgação)

JARDINS

Bergamin & Gomide

A coletiva In Between propõe que cerca de quinze artistas, a exemplo de Marcelo Cidade, Renata Lucas e Emmanuel Nassar, dialoguemcom a obra Quebra da Moldura, feita na década de 1950 pela mineira Lygia Clark. No domingo (4), às 13h30, a curadora Luisa Duarte faz visita guiada com o público.

Galeria Casa Triângulo

O escultor português naturalizado brasileiro Ascânio MMM ganha retrospectiva a partir de domingo (4/9). Destacam-se peças de alumínio, como Quasos 14 e a instalação Piramidal 12.4, de mais de 5 metros de altura e 400 quilos.

Galeria Luciana Brito

Com fotos do Aterro do Flamengo, Caio Reisewitz criou oito obras, como Corypha-Umbracolíphera-Floris. Nelas, dia e noite se confundem. Em paralelo, o  esloveno Tobias Putrih apresenta duas instalações com papelão e pedras. Durante a abertura, no sábado (3), haverá coquetel com a presença dos artistas.

Galeria Nara Roesler

O celebrado Vik Muniz apresenta setenta obras que investigam os limites entre realidade e representação na mostra Handmade. Outro ícone da história da arte brasileira, Hélio Oiticica (1937-1980) ganha exposição no mesmo espaço: Barracão revisita obras criadas por ele em parceria com outros artistas . Na sexta (2), às 17h, haverá bate-papo com Muniz e mesa-redonda sobre o trabalho de Hélio com Cesar Oiticica Filho, Neville d'Almeida, Lee Jaffe e Paula Braga, no sábado (3), às 11h30.

Galeria Raquel Arnaud

Takashi Kuribayashi, do Japão, Raúl Días Reyes, autor da escultura Street Flash, Iñaki Domingo, da Espanha, e o português Tiago Mestre se juntam a quatro artistas representados pela galeria — Carla Chaim, Carlos Nunes, Ding Musa e Geórgia Kyriakakis — na mostra experimental Raid 8. No sábado (3), das 12h às 16h, haverá visita guiada com os artistas e lançamento do catálogo.

Stuart Brisley - Interregnum
A retrospectiva de Stuart Brisley inaugura a noca casa da Galeria Jaqueline Martins (Foto: Divulgação)

CENTRO

Galeria Jaqueline Martins

Registros de ações do britânico Stuart Brisley — como passar duas semanas em uma banheira de água putrefata ou dez dias sem comer, na performance 10 Days — integram a mostra Interregnum. É a primeira exposição da nova sede da galeria, que será inaugurada na sexta (2).

mabe bethonico_marilia razuk
A artista Mabe Bethônico apresenta individual na Galeria Marília Razuk (Foto: Mabe Bethonico)

ITAIM

Galeria Marília Razuk

O espanhol Júlio Plaza terá retrospectiva na galeria a partir de sábado (3). A artista Mabe Bethônico apresenta individual com exposiçãoque nasceu de uma releitura feita pela artista a partir da obra do geólogo e engenheiro Edgar Aubert De La Rüe (1901-1991), que nos anos 1950 realizou uma expedição pela caatinga brasileira em missão da Unesco.

Gabriel Acevedo Velarde_As fantásticas viagens da Energía (#04)
Gabriel Acevedo Velarde inaugura mostra na Galeria Leme (Foto: Divulgação)

BUTANTÃ

Galeria Leme

Na sexta (2), serão inauguradas as mostras As Fantásticas Viagens da Energia, de Gabriel Acevedo Velarde e o SITU #5 com a artista Sandra Gamarra. Ambos criam obras em relação ao espaço da galeria, projeto assinado por Paulo Mendes da Rocha.  Velarde desenvolveu uma instalação sobre as diferentes idéias que permeiam o conceito de energia, e a Sandra desenvolveu um trabalho baseado na cruz chakana. No sábado (3), às 16h, haverá bate-papo com entre o arquiteto Martin Corullon, da Metro Arquitetos Associados, e Bruno de Almeida, curador do projeto SITU e, no domingo (4), no mesmo horário, haverá visita guiada com os artistas Gabriel Acevedo Velarde e Sandra Gamarra.

Fonte: VEJA SÃO PAULO