Crianças

Museus têm programação especial para a garotada

Pequenos frequentadores podem se divertir em oficinas, contações de histórias e mais

Por: Bruna Ribeiro - Atualizado em

Maratona Infantil em clima de Carnaval
Maratona Infantil do MIS: programação para a garotada todo mês (Foto: Veja São Paulo)

Uma visita a museu está sempre no cronograma de passeios das escolas. Os educadores –  e também os pais –  consideram importante que a garotada conheça a história e entre em contato com diversos temas, que vão do futebol às artes plásticas. Para receber os pequenos visitantes, diversos espaços da capital oferecem programação especial. Confira:

 

Casa das Rosas

feira do livro - casa das rosas2
Casa das Rosas prepara programação para crianças aos domingos (Foto: Divulgação)

Conhecida por promover oficinas e eventos de literatura para adultos, reserva determinados finais de semana para as crianças. Nos dias 15 e 16 de março, haverá a oficina Construindo Brincadeiras. Entre caixas de papelão, a garotada será convidada a se esconder, correr e se divertir. No sábado (15), as atividades vão das 14h às 17h. Já no domingo (16), a oficina começa às 15h e termina às 17h.

Masp

Ateliê do MASP
Masp: oficinas no segundo subsolo do espaço (Foto: Divulgação)

Desde 1998, organiza o Ateliê do MASP. O segundo subsolo do prédio assinado por Lina Bo Bardi é tomado por oficinas de marcenaria, desenho, pintura, modelagem, construção de objetos, gravura e atividades de teatro. São quatro atividades diárias de uma hora e trinta minutos de duração para grupos agendados. A programação costuma ser melhor aproveitada por escolas: as públicas não pagam nada, e as particulares contribuem com o valor de R$ 10,00 por aluno.

Museu de Arte Moderna (MAM)

Educativo MAM Museu de Arte Moderna
MAM: sábados e domingos dedicados à garotada (Foto: Divulgação)

Além das 5 000 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, vídeos e instalações, o espaço abriga atividades especiais nos fins de semana. 

Neste sábado (15), haverá contação de histórias às 15h, inspirada na mostra 140 Caracteres. Já no domingo (16), às 11h tem oficina de estêncil e às 15h, samba de roda do mestre Bico Duro. Para participar das atividades, é preciso retirar senhas meia hora antes. Vale a esticadinha no Parque do Ibirapuera.

Museu da Casa Brasileira

Museu da Casa Brasileira - atividades para crianças
Uma Tarde no Museu da Casa Brasileira (Foto: Divulgação)

Atividades mensais atraem crianças ao endereço para passarem Uma Tarde no Museu. A próxima será no dia 29. Além de conhecer o acervo do MCB em uma visita educativa, os visitantes poderão se informar sobre a cultura afro-brasileira. Aos domingos, o local acolhe o público no gramado, com boa música.

Museu do Futebol

Museu do Futebol
Museu do Futebol: cálculo da velocidade de um chute (Foto: Ivan Dias)

Ótimo passeio para pais e filhos amantes da bola. Além de conhecer a história do futebol, a garotada se diverte em instalações que permitem o cálculo da velocidade de um chute, por exemplo. As imagens de Pelé e Garrincha em ação também despertam a curiosidade das crianças.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Uma vez por mês o estabelecimento é só delas. A Maratona Infantil do MIS reúne atrações como shows, oficinas e peças de teatro. A próxima será no dia 23. Fique atento se quiser assistir aos espetáculos: há apenas 173 lugares disponíveis e eles são distribuídos uma hora antes.

Museu da Língua Portuguesa

A visita pode ser uma divertida aula de gramática. No Beco das Palavras, a garotada pode, por meio de uma mesa interativa, formar vocábulos e descobrir seus significados e origens. Existe ainda um telão de 106 metros com projeções simultâneas sobre o uso do português e totens com a influência de outras línguas como tema.

Fonte: VEJA SÃO PAULO