Tecnologia

Aplicativos que ajudam os paulistanos a fugir do trânsito

Do "GPS social", que indica a melhor rota, àqueles que oferecem opções de transporte público, a ideia é chegar mais rápido ao destino

Por: Veja São Paulo

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O trânsito caótico é considerado um dos maiores problemas da capital e seus efeitos colaterais atingem diversos setores, da economia à segurança pública. Recentemente, vários aplicativos para celular passaram a dar uma força aos paulistanos na dura tarefa de driblar os congestionamentos.

+ Presentes de Natal: sugestões para homens

Enquanto uns traçam rotas com as melhores condições, outros mostram bons percursos de transporte público. Se não possibilitam tirar a fila de carros da frente, ao menos ajudam a tomar a melhor decisão. Confira abaixo exemplos de apps para iOS, Android e Windows Phone que são uma mão na roda para chegar mais rápido ao destino.

Waze — É figurinha carimbada nos celulares dos paulistanos. Trata-se de um mix de GPS e rede social, em que é possível compartilhar informações de trânsito em tempo real, alertar sobre acidentes, perigos, radares e outros eventos na via. Tudo é atualizado pelos próprios usuários (iOS, Android e Windows Phone. Grátis).

Google Maps — Um dos mais completos sistemas de GPS do mundo. Recentemente, incorporou a função social de medição de trânsito do Waze, melhorando a interatividade entre usuários (iOS e Android. Grátis).

Maplink Trânsito — Outro GPS social, usa o monitoramento do Maplink para dar as vias com melhor circulação em tempo real. É dividido em abas: em Cidade, por exemplo, é possível escolher, em uma lista, o local que deseja observar a situação do tráfego. São 23 cidades disponíveis, além de algumas das principais rodovias (iOS, Android e Windows Phone. Grátis).

Onde Parar — Ao clique de um botão, localiza os melhores estacionamentos no entorno para deixar o veículo, oferecendo as informações mais importantes, como endereço, preço e horários de funcionamento (iOS, Android e Windows Phone. Grátis).

FuelLog — Exclusivo para Android, é repleto de ferramentas para gerenciar consumo de combustível, manutenção do veículo, pedágios, estacionamentos e até o seguro. Usa lembretes para que o usuário não esqueça as datas de voltar à oficina. Uma versão semelhante existe para iOS, o Fuel Log EVO, mas custa 2,99 dólares (Android, Grátis).

Olho na Estrada — Em estilo big brother, dá aquela espiadinha nas câmeras das principais concessionárias responsáveis por estradas de São Paulo. Vale a pena checar antes de sair para a Baixada Santista, em especial nos feriados prolongados (iOS e Android. Grátis).

Moovit — Se a solução é deixar o carro em casa, esse é um dos destaques. É voltado para o transporte público, como ônibus, trem e metrô. Ao definir o local de saída e chegada, exibe uma lista com as opções a escolher. Definida a rota, ele até promete avisá-lo quando estiver chegando ao destino final (iOS, Android e Windows Phone. Grátis).

Cadê o Ônibus? — Usando o GPS do mostra todos os pontos de ônibus próximos e a distância até eles. Ao clicar em um, são mostrados todos os coletivos que passam por ali e quanto tempo demoram. Foi eleito o melhor na função pela Secretaria Municipal de Transportes e a São Paulo Transporte (SPTrans), em 2013 (iOS, Android e Windows Phone. Grátis).

Fonte: VEJA SÃO PAULO