Chuvas

Após temporal, falta de energia afeta doze bairros em São Paulo

Das 216 árvores que caíram, 128 delas atingiram a rede elétrica. Trechos de ao menos 24 ruas foram prejudicados.

Por: Adriana Farias - Atualizado em

Chuva
Queda de árvore na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo (Foto: BrunoFernandes/Futura Press/Folhapress)

Os temporais que atingiram São Paulo na madrugada desta segunda-feira (29) prejudicaram o fornecimento de energia em trechos de ao menos 24 ruas de 12 bairros da cidade. São eles Jardim Paulista, Jardim Europa, Itaim Bibi, Pinheiros, Butantã, Brooklin, Moema, Saúde, Liberdade, Vila Mariana, Bom Retiro e Campo Belo. Veja abaixo a relação dos pontos prejudicados.

+ Parque do Ibirapuera fecha após queda de árvores

O levantamento foi feito pela reportagem com base nos 67 semáforos que deixaram de funcionar na cidade por falta de energia elétrica por volta das 11h30. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ao todo havia 139 semáforos com problemas na cidade nesse horário, 72 deles estavam em manutenção. Às 13h50 caiu para 103.

Segundo a Eletropaulo, desde a madrugada cerca de 2 000 eletricistas vem trabalhando para o restabelecimento de energia em todas as regiões citadas pela reportagem e, inclusive, no ABC. Para resolver grande parte dos casos, a distribuidora trabalha em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

A companhia informa que até o momento 128 árvores caíram sobre a rede elétrica, após rajadas de ventos que atingiram velocidade de 96 km/h e arremessaram árvores e objetos. Até às 13h, 216 árvores foram derrubadas pelas chuvas, segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. A Eletropaulo diz ainda que mais de 3 000 raios atingiram a área de concessão da distribuidora.

Por conta dos estragos decorrentes da queda de árvores, o Parque do Ibirapuera foi fechado nesta segunda-feira (29) por questões de segurança. Nove estações da linha 10-turquesa da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos), não estão operando devido a uma árvore que caiu entre Utinga e São Caetano.  Apesar dos problemas, o trânsito está abaixo da média devido as férias de fim de ano com apenas 17 km de lentidão dos 886 km monitorados pela CET.

Pontos afetados pela falta de energia:

Jardim Paulista e Jardim Europa – ruas Groenlândia, México, Maestro Chiafarelli, Antônio Bento e avenidas Brasil e Nove de Julho;

Itaim Bibi – Avenidas Santo Amaro e Juscelino Kubitschek e rua Joaquim Floriano;

Pinheiros – Avenida Brigadeiro Faria Lima;

Butantã – Ruas Alvarenga e Sapetuba;

Brooklin - Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini;

Moema – Avenidas Ibirapuera e Indianópolis;

Saúde – Avenidas Jabaquara, Prof. Abraão de Morais e Dr. Ricardo Jafet;

Liberdade – Rua Tamandaré;

Vila Mariana – Ruas Vergueiro e Rio Grande e Avenida Dr. Dante Pazzanese;

Bom Retiro – Avenida do Estado;

Campo Belo – Rua Bernardino de Campos.

Quem estiver sem luz pode acionar a distribuidora por meio de SMS (torpedo com a palavra LUZ seguida do seu número da instalação para o número 27373), pela agência virtual (www.aeseletropaulo.com.br) e pelo telefone 0800 7272 196.

Fonte: VEJA SÃO PAULO