Mobilidade

Aplicativos ajudam a usar o transporte público em São Paulo

Fizemos o teste de cinco ferramentas que ajudam a circular pela cidade

Por: Juliana Deodoro - Atualizado em

foto-aplicativo0
Moovit é o único que faz a busca de linhas pelo endereço de destino (Foto: Reprodução)

Há quem use como argumento para não andar de ônibus em São Paulo a dificuldade em decorar as numerações ou o desconhecimento do trajeto das linhas. Com a ajuda da tecnologia, porém, essas desculpas não podem mais ser utilizadas. Há diversos aplicativos disponíveis que ajudam não só a descobrir qual coletivo pegar, mas avisam se o veículo vai demorar a chegar e se vale a pena pegar outro. Testamos alguns durante a semana. COnfira:

Moovit (para IOS  e Android)

É o único aplicativo que exige um cadastro do usuário antes de começar, mas é também o mais completo. Mostra todo o trajeto das linhas, quais pontos estão mais próximos e o melhor: indica quais ônibus pegar a partir dos endereços de origem e destino. Além disso, deixa gravado locais importantes como Casa e Trabalho e mostra os horários de cada linha de acordo com o informado pela SPTrans. Ponto negativo: a busca informa somente o número do ônibus e não o nome, o que, para alguns, pode ser um pouco complicado.

Onde está meu ônibus? (para IOS)

foto-aplicativo00
Onde está meu ônibus cumpre a função que promete: mostra a localização dos coletivos (Foto: Reprodução)

Este aplicativo é ideal para quem já sabe qual ônibus quer pegar, mas, como o próprio nome já diz, quer saber se ainda vai ficar muito tempo esperando no ponto. O sistema é alimentado pelo banco de dados do OlhoVivo da SPTrans e integrado com o Google Maps. Em todos os testes ele certeiro, mostrando com bastante exatidão a localização dos coletivos. Lembre-se no entanto de optar pela atualização automática, que varia de 1 a 20 minutos, para saber a posição do veículo. Ponto negativo: o usuário precisa saber o nome ou a linha do ônibus.

Busão SP (para IOS)

foto-aplicativo
Aplicativo Busão SP mostra quais são os pontos de ônibus mais próximos (Foto: Reprodução)

O aplicativo é ideal para descobrir quais linhas passam nas proximidades de onde o usuário está. uma vantagem é a listagem das linhas e a distância que elas estão da pessoas que usa o sistema. Ônibus e ponto encontrados, você tem acesso ao itinerário completo. Pontos negativos: não tem a localização em tempo real dos carros e a busca não pode ser feita por endereços, somente por linhas.

Urbanoide (para IOS)

foto-aplicativo000
Urbanoide faz busca por nome de linha e mostra onde estão os ônibus (Foto: Reprodução)

Tem basicamente as mesmas funções de busca por nome e número de linha dos ônibus. O aplicativo possui também sistema para mostrar a localização dos carros. O trajeto com pontos inicial e final também ficam à disposição. A principal diferença é que o aplicativo traz detalhes sobre os corredores de ônibus.Ponto negativo: As informações sobre o metrô são apenas sobre o funcionamento das linhas e há publicidade no aplicativo, que distrai durante a visualização.

SPTrans

No site da STrans também é possível procurar as melhores linhas para fazer determinado trajeto. Ainda sem aplicativo, o site, como plataforma oficial, oferece todas as informações primordiais aos usuários, como trajeto, horários e pontos.

Fonte: VEJA SÃO PAULO