Tecnologia

Os cinquenta melhores aplicativos para usuários de diferentes perfis

Testamos ferramentas em diversas categorias: de estudantes a executivos e noivas

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Apps - paulistano
Aplicativos ajudam paulistanos no dia a dia (Foto: Image Source/Folhapress)

Escolher o que baixar no enorme universo de aplicativos deixa qualquer usuário perdido. Só na loja da Apple, há mais de 1,4 milhão de opções. Testamos ferramentas em diversas categorias para selecionar as cinquenta melhores para diferentes perfis de público. Há apps para executivos, estudantes, noivas, geeks e até loucos por pets. Confira:

+ Dez aplicativos essenciais para o paulistano

Estudantes

apps-estudantes
Para os estudantes (Foto: Veja São Paulo)

- Concursos — Videoaula e Simulado

O usuário define em quais horas está disponível para o aprendizado. Então, o aplicativo oferece testes e aulas virtuais nesse período. (Para iOS e Android. Grátis) 

- Gabaritar

Bem abrangente, organiza a vida de quem estuda para qualquer fim (vestibular, teste de proficiência de inglês etc.). Um gráfico mostra a evolução da dedicação — o que é estimulante. (Para iOS e Android. Grátis)

- EstudaVest

Em resumo, é um grande simulado. Traz milhares de questões do Enem e de testes de faculdades estaduais, federais e particulares. É possível selecionar a área. (Para Android. Grátis)

- Guia do Estudante

Ajuda a escolher o curso universitário ideal, a instituição em que se matricular e atualiza o vestibulando constantemente sobre as datas das provas. (Para Android. Grátis)

Executivos

apps-executivos
Para os executivos (Foto: Veja São Paulo)

- Trello

Trabalha com projetos em equipe? Este organizador de tarefas e eventos é muito mais que uma agenda: agiliza a distribuição de tarefas e o feedback imediato, entre outros recursos. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

- CamCard

Pela câmera fotográfica, captura cartões de visita e guarda os dados na agenda do smartphone, separando as informações de nome, telefone, endereço etc. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

- GoToMeeting

Permite realizar reuniões virtuais com colegas e clientes, em vídeo ou áudio, com alta definição. Alguns participantes podem integrar chats paralelos enquanto acontece o encontro. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

- Evernote

Este é para a cesta básica de apps: ele organiza documentos e anotações, interligando o conteúdo com fotos que o usuário acabou de tirar, por exemplo.  O melhor: funciona bem off-line. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

Boleiros

app-esportes
Para os boleiros (Foto: Veja São Paulo)

- Onefootball

Mostra os placares de jogos de todo o mundo em tempo real, notícias sobre transferências de jogadores e rumores extracampo sobre o time que o usuário selecionou. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

- Peladeiros

Põe ordem nas peladas. Nele, é possível cadastrar os “atletas” por posição e nível técnico — o programa escolhe os times. Dá para registrar os gols e a valiar como cada um se sai. (Para Android. Grátis)

- Pitaco

Quem acerta o placar final soma pontos e sobe no ranking. Os melhores palpiteiros ganham prêmios semanais, mensais e anuais. É bem divertido. (Para iOS e Android. Grátis)

- Fifa

Resultado de inúmeros campeonatos pelo mundo (só nacionais, são aproximadamente 200), com álbuns de fotos, vídeos exclusivos e entrevistas de jogadores relevantes. (Para iOS e Android. Grátis)

Econômicos

app-economia
Econômicos (Foto: Veja São Paulo)

- Passa Régua

Divide a conta da turma na mesa, com várias possibilidades, como separar apenas quem consumiu bebida alcoólica e incluir taxa de serviço. Tem outros recursos, como mostrar o ponto de táxi próximo. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

- BoaLista

A pessoa anota as compras desejadas e ele ajuda a comparar preços em diversos supermercados. Proporciona a leitura de códigos de barras dos produtos por meio da câmera do aparelho. (Para iOS e Android. Grátis)

- Álcool ou Gasolina, Chefia?

O usuário para o automóvel flex no posto, anota o preço de cada tipo de combustível e o aplicativo cruza o valor com dados de rendimento para dizer o que compensa. (Para iOS e Android. Grátis)

- Finance

Ajuda a controlar os gastos, gerenciar operações bancárias e criar gráficos que exibem a situação naquele mês. Há recursos destinados a aplicações complexas, mas para eles é preciso entender um pouco de finanças. (Para iOS e Android. Grátis)

Antenados em música

app-musica
Para os antenados em música (Foto: Veja São Paulo)

- Sound Hound

Este é para nunca mais ficar em dúvida sobre a música que está tocando em um ambiente. Basta clicar no botão e o nome pipoca na tela em segundos, geralmente acompanhado da letra e da capa do álbum. Raramente deixa passar algo. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

- Guitar Tuner

Ideal para quem não consegue afinar o instrumento "de ouvido". Ao tocar uma corda, diz se a tarraxa deve ser torcida para a direita ou esquerda. Uns três toques costumam ser suficientes para chegar ao ponto correto. (Para iOS e Android. Grátis)

- TuneIn Radio

Reproduz estações de rádio de todo o mundo. São vários os tipos de busca: programação, proximidade etc. Dá para escolher um dial predileto como som de despertador. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

- LyricFind

O banco de dados tem mais de 1,5 milhão de letras de música, além de informações biográficas, discografias, imagens dos artistas e reconhecimento de canções. (Para iOS e Android. Grátis)

Baladeiros

app-baladeiros
Para os baladeiros (Foto: Veja São Paulo)

- Clubee

O recurso é aliado da paquera na balada. Quando a pessoa entra na casa, ele mostra quem mais está presente e logado. Como no Tinder, o usuário indica de quem gostou e receberá um aviso caso a outra pessoa tenha feito o mesmo com ele. (Para iOS e Android. Grátis)

- Sem Hora

Aqui, é possível adquirir ingresso para diferentes festas por cartão de crédito. Em geral, o acesso acontece por fila exclusiva e rápida - a hostess apenas lê o QR Code gerado na compra. (Para iOS e Android. Grátis)

Geeks

app-geek
Para os geeks (Foto: Veja São Paulo)

- HowStuffWorks

Versão mobile do site homônimo e mundialmente famoso, o aplicativo tem mais de 30 000 artigos, jogos, quizzes, podcasts e vídeos de curiosidades sobre os mais variados temas. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

- Geek Brasil

Reúne os principais conteúdos de portais geeks brasileiros, como Chuva de Nanquim e Piece Project. Está dividido em categorias como Anime, Game, Cinema e Esporte. Navegação fácil. (Para Android. Grátis)

- WolframAlpha Viewer

Derivado do famoso site de perguntas e respostas, este app ajuda a realizar pesquisas sobre assuntos específicos — até os que não aparecem no Google. A resposta não vem de um robô, mas dos outros participantes. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

- Flight Radar 24

Transforma seu smartphone em um radar de tráfego aéreo. Quando aberto, ele mostra quais aviões estão passando perto da pessoa e dá informações sobre o voo. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

- Google Sky Map

Mapa com nome e localização de estrelas, planetas, constelações e galáxias. O usuário pode posicionar o aparelho para o céu e localizar o que procura ou simplesmente “navegar” pelo espaço.  (Para Android. Grátis)

Noivas

app-noivas
Para as noivas (Foto: Veja São Paulo)

- Vestida de Noiva

Derivado do site de mesmo nome, é bem completo. Há opção de 170 tarefas para ajudar na organização, pastas para fotos de referência, espaço destinado a anotar dados e mais. (Para iOS e Android. Grátis)

- Penteados para Casamentos

Mostra cabelos, cabelos e mais cabelos, com todo tipo de adorno. Se a pessoa gosta de algum, o app indica outros parecidos. A disposição das fotos lembra a do Pinterest. (Para Android. Grátis)

- Wedding Look Book by The Knot

Orienta a escolha do vestido (de noiva, madrinha e demais presentes) adequado para suas medidas, além de mostrar modelos incríveis. Em inglês. (Para iOS e Android. Grátis)

- Vestida para Casar

Além de pôr ordem na vida da noiva, reúne os contatos e compromissos relacionados a padrinhos, daminhas e outros convidados. Na tela principal, há uma contagem regressiva para o dia do sim. (Para Android. Grátis)

Esportistas radicais

app-esportesradicais
Para esportistas radicais (Foto: Veja São Paulo)

 - Bike Repair

O mais útil é o manual para quem precisa consertar a bicicleta durante uma trilha. Há guias passo a passo para 58 situações, com mais de 300 fotos e linguagem clara.  (Para iOS e Android. Grátis)

- Waves

Ao indicar a localidade, a ferramenta dirá como estão as ondas, o tempo e a luminosidade em cada praia. Para Guarujá, Maresias e Santos, há imagens ao vivo. Bom para surfistas. (Para iOS e Android. Grátis) 

- Croqui

Revela o melhor caminho em montanha, trilha, cidade ou clube. Além disso, compila dados da aventura, como tempo de percurso  e fotos tiradas no caminho. (Para iOS e Android. Grátis)

- Padi

Para quem começa a mergulhar. Informa lojas e escolas próximas a determinada localização, ensina os sinais debaixo d’água, tem checklists com itens da mochila. (Para iOS e Android. Grátis) 

Motoristas

app-motoristas
Para os motoristas (Foto: Veja São Paulo)

- LetsPark

Localiza os estacionamentos ao redor, compara preços e traça a melhor rota para chegar lá. É interligado com o app de VEJA SÃO PAULO — ou seja, dá para escolher o programa e onde parar o automóvel ao mesmo tempo. (Para iOS e Android. Grátis)

- Aqui Alaga?

Vencedor de desafio criado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mostra quais são os pontos de alagamento ou alerta para enchentes na cidade. (Para iOS e Android. Grátis)    

- Waze

É o melhor aplicativo para encarar as ruas de São Paulo ao volante. Traz informações de acidentes, radares e traça a rota mais rápida (a partir do trânsito do momento) para chegar ao destino escolhido. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

Usuários de transporte público

app-trasnporte
Para os usuários de transporte público (Foto: Veja São Paulo)

- Pedala SP

O mais completo para quem se locomove por bike: todas as rotas de ciclovias e ruas propícias para pedalar, além dos pontos dos sistemas de aluguel Bike Sampa, Ciclo Sampa e locais com paraciclo. (Para Android. Grátis)

- Moovit

Não sabe se é melhor ir de ônibus ou metrô? Coloque o endereço do destino e o Moovit traça a melhor rota, levando em consideração todo o sistema de transporte público e o trânsito do momento. (Para iOS, Android e WindowsPhone. Grátis)

- Não Durma no Ponto

Para quem fica envolvido no livro ou tira uma soneca e teme não perceber que sua parada do ônibus está chegando. O aplicativo, de boa usabilidade, baseia-se na sua localização e soa um alarme instantes antes do ponto de descida. (Para Android. Grátis)

Pais

app-pais
Para os pais (Foto: Veja São Paulo)

- Gravidez Sprout

A cada semana, os pais recebem novas informações sobre o desenvolvimento do bebê (quando nasce cabelo, como está o peso...). Também traz informações médicas e ajuda a entender se chegou a hora do parto. (Para iOS e Android. Grátis)   

- Sons de Animais

Se qualquer um imita latido, mais difícil é soar como um flamingo para entreter seu filho. O app tem uma centena de sons de animais, divididos em categorias como fazenda, montanha, deserto, floresta, insetos... (Para iOS e Android. Grátis)   

- Vacinas em Dia

Lista todas as doses obrigatórias e opcionais que devem ser dadas a bebês, crianças e até adultos (há também uma categoria para quem tem mais de 60 anos ou gestantes). (Para iOS e Android. Grátis)   

- 101 Coisas

Este aplicativo lista 101 atividades para realizar com as crianças antes que elas cresçam: ensinar a assoviar, fazer guerra de travesseiros e muitas brincadeiras divertidas. (Para iOS e Android. Grátis)   

- Color Me

Ferramenta útil para aqueles momentos em que os pais precisam distrair as crianças e trabalhar um pouco. Há inúmeros desenhos para colorir e exercitar a criatividade. (Para iOS e Android. Grátis)   

Donos de Pets

app-pets
Para os donos de pets (Foto: Veja São Paulo)

- DogsApp

Trata-se de um Tinder no mundo dos pets. Funciona do mesmo modo que o aplicativo de relacionamentos para humanos, em que se marcam as fotos dos “pretendentes” com um coração ou não. O objetivo é fazer amigos ou encontrar um animal para cruzar com o seu. (Para Android. Grátis) 

- Cat Alone

Distrai os gatos com seis joguinhos que aguçam seus instintos de caça. A maior parte deles envolve a movimentação pela tela de insetos como moscas ou borboletas. (Para iOS e Android. Grátis) 

- Cam2Pet

Permite acompanhar o pet a distância por meio de vídeo. Desktops, tablets ou smartphones com câmera servem de transmissores das imagens. Quando o latido ou o choro atinge um volume alto, uma gravação t oca para acalmar o animal.  (Para iOS e Android. Grátis) 

E para todo mundo que ama São Paulo...

app-vsp
Para todo mundo que ama São Paulo (Foto: Veja São Paulo)

- Veja São Paulo

O mais completo e confiável guia da cidade, com cerca de 17 000 atrações e estabelecimentos, que podem ser localizados por diversos critérios, como programas perto de onde o usuário está. Inclui todos os endereços avaliados pelos críticos da revista e a edição especial COMER & BEBER, além de fotos, trailers de filmes e serviço de reserva de mesas em restaurantes, entre outros. (Para iOS e Android. Grátis)

  • VEJA SÃO PAULO recomenda

    Atualizado em: 9.Out.2015

    Restaurante, espetáculo, exposição, doceria e outras atrações em cartaz
    Saiba mais
  • Cartas da edição 2415

    Atualizado em: 27.Fev.2015

  • Mistérios da Cidade / Mistérios da Cidade

    Na linha do cemitério

    Atualizado em: 27.Fev.2015

    O Cemitério do Morumby corre o risco de ser desapropriado. Confira cemitérios que desapareceram da cidade
    Saiba mais
  • Mistérios da Cidade / Mistérios da Cidade

    Turnê de artes plásticas

    Atualizado em: 27.Fev.2015

    Paulistana guia turistas brasileiros por galerias em Nova York e iniciativa agora chega a São Paulo
    Saiba mais
  • Mistérios da Cidade / Mistérios da Cidade

    Despojos do fim da festa

    Atualizado em: 28.Fev.2015

    Casa de leilões arrecada quase 1 milhão de reais com venda de móveis usados
    Saiba mais
  • Mistérios da Cidade / Mistérios da Cidade

    Grupo se reúne para plantar árvores em regiões de nascentes

    Atualizado em: 27.Fev.2015

    Plantio próximo aos reservatórios acontece pela terceira vez neste sábado (28)
    Saiba mais
  • Centro comercial na Rua 24 de Maio quer se tornar centro histórico e executar projetos culturais. Síndico busca patrocínio e também foi a Brasília em busca de apoio
    Saiba mais
  • Terraço Paulistano

    Confira as novidades da semana do Terraço Paulistano

    Atualizado em: 2.Out.2015

    Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos e empresários que são destaque na cidade
    Saiba mais
  • Administração / Trânsito

    Paralisação das obras da Linha Amarela compromete expansão do metrô

    Atualizado em: 27.Fev.2015

    Briga entre governo e consórcio responsável pela construção atrasa as obras de quatro estações
    Saiba mais
  • Faculdade da capital começa as aulas do primeiro curso do país para garotas interessadas em escrever sobre beleza e moda
    Saiba mais
  • Variados / Variados

    Velório de pets prolifera na cidade

    Atualizado em: 2.Mar.2015

    Entre os serviços há até atendimento de psicólogo
    Saiba mais
  • Decoração

    As Boas Compras: decoração retrô

    Atualizado em: 27.Fev.2015

    Uma seleção de objetos com design sob medida para quem adora relembrar o passado
    Saiba mais
  • Eventos

    Três boas atrações na rota da República

    Atualizado em: 24.Abr.2015

    Um drinque dentro da galeria, duas óperas e um jantar na cantina estão no circuito
    Saiba mais
  • Cozinha contemporânea

    Carlota

    Rua Sergipe, 753, Higienópolis

    Tel: (11) 3661 8670

    VejaSP
    13 avaliações

    Chega à maioridade um dos pioneiros da culinária contemporânea na cidade. Ao longo de 21 anos, a chef Carla Pernambuco vem mantendo acesa a chama da inquietação em seu charmoso restaurante. Entre as mais recentes receitas criadas por ela, encontra-se o clássico creme brûlé em versão salgada de queijo de cabra e parmesão com brioche (R$ 39,00). O peito de pato ganha molho de laranja kinkan, risoto de rúcula com mostarda de Dijon e queijo da Serra da Canastra (R$ 79,00), enquanto o filé-mignon wellignton vem com espinafre e cogumelos trifollati (R$ 73,00). Especialista na arte do açúcar, a cozinheira ataca com a tarte tatin de figos com panacota de canela e laranja (R$ 28,00).

    Preços checados em setembro/outubro de 2016.

    Saiba mais
  • + Aprenda a fazer o smash spritz, do barman Marcos Felix O leve e fresco aperol spritz, feito de Aperol (bebida amarguinha italiana), espumante e club soda, conquistou o paladar dos paulistanos há alguns verões. Agora, os fãs podem provar outras versões do drinque nos trinta endereços participantes do festival Cocktail Journey. Entre terça (3) e 5 de abril, cada estabelecimento servirá duas receitas autorais de spritz. Comandante do balcão do bar., Marcos Felix prepara o smash, com gim, licor de maçã, purê de salsão e um toque de espumante, e o bitter, mix de vodca, Aperol, licor de laranja e água com gás. Cada um sai a R$ 29,00. O italiano Fabio La Pietra, do SubAstor, sugere o ten tation, combinação de gim, vermute, limão, xarope de eucalipto e suco de caju frisante. Custa R$ 26,00. De 3/3 a 5/4/2015.
    Saiba mais
  • Pubs

    All Black

    Rua Oscar Freire, 163, Jardim Paulista

    Tel: (11) 3088 7990

    VejaSP
    9 avaliações

    Há quinze anos a cena se repete. Rapazes na casa dos 30 anos e moças perfumadas fazem fla na porta, sobretudo nos fns de semana. Já dentro do pequeno salão, bebem pints de chopes Guinness e de Old Speckled Hen (R$ 25,00 e R$ 27,00, respectivamente) e paqueram ao som de bandas ao vivo. As poucas mesas são disputadas por quem cansou ou está a fm de petiscar. Nesse quesito, fazem sucesso as tortilhas acompanhadas de chili e creme azedo (R$ 28,00) e o prosaico bolovo (R$ 12,00), que vem envolto em uma massa de fraldinha.

    Preços checados em setembro/outubro de 2016.

    Saiba mais
  • Hamburguerias

    General Prime Burger - Itaim Bibi

    Rua Joaquim Floriano, 541, Itaim Bibi

    Tel: (11) 3060 3333

    VejaSP
    7 avaliações

    Trata-se de uma bem-sucedida rede comandada pelo Grupo Egeu, dos restaurantes Italy e Kaá. Apesar do cardápio variado, o que faz sucesso são os hambúrgueres, todos na linha dos chamados gourmets. De nome comprido e autoexplicativo, o brie cheese burger salada (R$ 35,00) traz um disco de 210 gramas de angus mais... queijo brie e salada. O mesmo acontece com o the original cheeseburger with english cheddar (R$ 35,00), composto ainda de picles e cebola-roxa. O lanche pode ser acompanhado de batata frita com parmesão, salsa e um toque de azeite trufado (R$ 25,00) que, ainda bem, não chega a roubar a cena.

    Preços checados em setembro/outubro de 2016.

    Saiba mais
  • Fundada em 2000 pelos artistas Dario Uzam e Surley Valério, a Cia. Articularte se sobressai por seu competente trabalho com teatro de bonecos. O grupo completa quinze anos de atividade com números notáveis. Desde sua estreia foram cerca de 4 000 apresentações, e aproximadamente 1 milhão de espectadores já conferiram suas montagens. A fim de comemorar o sucesso, a trupe promove uma mostra de repertório com três boas peças, exibidas no Espaço Promon. Para a abertura, no domingo (8/3/2015) e no dia 15, será encenada ✪✪✪ Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom, uma releitura que dá uma injeção de agilidade à clássica trama infantil. Posicionados dentro de uma grande caixa coberta por chita, os atores manipuladores utilizam os bonecos para narrar as aventuras de Chapeuzim. No lugar de uma menina bobinha, eles criaram uma personagem elétrica, espertíssima, pronta para dar um baile no divertido lobo falastrão. O próximo espetáculo a ganhar a cena é ✪✪✪ O Trenzinho Villa-Lobos, no dia 22. O trabalho traz a narrativa da vida do famoso compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959), contada a partir de sua infância. Encerra a programação, no dia 29, a primeira peça da companhia, ✪✪✪ A Cuca Fofa de Tarsila, que foi inspirada nas telas de Tarsila do Amaral e mostra a história da disputa de Abaporu com o Boi da Lua pelo amor da Negra Tarsila. Em abril, a companhia estreia Jorginho e o Dragão Camaleão, no mesmo endereço. 
    Saiba mais
  • A Conquista da Lua leva à Central Galeria o mundo encantado de Nino Cais. E, desta vez, a exposição está cheia de participações especiais. Para produzir as túnicas que seriam vestimenta de uma sociedade multicultural, o artista convidou a estilista Fernanda Yamamoto. No vídeo inspirado em uma tela do dinamarquês Vilhelm Hammershoi (1864-1916), Bárbara Paz interpreta uma desolada mulher que espera alguém em vão. O texto da mostra foi produzido pelo escritor angolano Valter Hugo Mãe, com quem Nino já fez parcerias literárias. Ao acrescentar pecinhas de bijuteria em publicações antigas com imagens de ogivas, o paulistano transforma imagens agressivas em peças delicadas. Até 28/3/2015.
    Saiba mais
  • No fim de 2013, o diretor Felipe Hirsch deu um soco na plateia com o espetáculo Puzzle, dividido em três peças e de forte conotação social. A montagem era baseada em obras de autores da literatura brasileira contemporânea e apresentava uma contundência atípica, repleta de críticas sociais. Criada para o festival Mirada, realizado em setembro no Sesc Santos, a quarta e nova parte do drama, Puzzle (D), reúne os atores Georgette Fadel, Guilherme Weber, Isabel Teixeira, Javier Drolas, Luiz Päetow, Luna Martinelli e Magali Biff partindo da mesma premissa. Originais de André Sant’Anna, Haroldo de Campos, Paulo Leminski e Roberto Bolaño inspiraram os textos que abordam temas da atualidade. O resultado causa menos impacto, mas não deixa de mostrar uma indignação latente, mais próxima do factual, com referências à crise hídrica e à corrupção. Perfeita na fusão de teatro e literatura, Magali investe na comicidade brejeira e se destaca na interpretação de O Brasil É Bom, de Sant’Anna. Do mesmo autor é O Futuro Vai Ser Bom, bem aproveitado pela ironia de Weber. Luna, Isabel e Drolas convencem em sua participação, enquanto Georgette e Päetow surgem pouco inspirados e monocórdicos. De 13/2/2015. Até 8/3/2015.
    Saiba mais
  • A terceira edição do evento contará com dez espetáculos encenados em diferentes palcos de São Paulo até 13 de março. A abertura será no Auditório Ibirapuera com o drama Cinderela montado por um dos nomes mais importantes do teatro contemporâneo, o francês Joël Pommerat. Do mesmo diretor, Ça Ira terá sessões no Sesc Pinheiros. De fundo político, a narrativa inspirada no processo revolucionário de 1789, na França, aborda questões como poder e democracia. Confira a programação completa da mostra em www.mitsp.org. De 4 a 13/3/2016. Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer Cinderela (100 minutos; 8 anos) Sexta (4), 21h; sábado (5), 16h. Sesc Pinheiros Teatro Paulo Autran Ça Ira (240 minutos, com dois intervalos; 14 anos). Sexta (4) e sábado (5), 19h; domingo (6), 18h.
    Saiba mais
  • Os musicais biográficos firmaram-se como filão aparentemente infalível. Contar a vida de um artista de forma atraente e principalmente criativa, porém, passa a ser o desafio desse tipo de produção. Longe da narrativa linear guiada por uma cronologia, Chacrinha, o Musical, escrito por Pedro Bial e Rodrigo Nogueira, vai para o trono, como diria o Velho Guerreiro em seus programas. Dirigido por Andrucha Waddington, o espetáculo acerta ao mostrar de que forma Abelardo Barbosa (1917-1988) se tornou um dos mais populares comunicadores do Brasil. Para isso, a trama é centrada em duas visões do protagonista que permeiam a montagem. Por intermédio do jovem Abelardo (representado por Leo Bahia), são explicadas as raízes pernambucanas e sua batalha para se firmar profissionalmente. Já o consagrado animador de auditório (interpretado por Stepan Nercessian) surge através de contornos psicológicos que contrastam a fragilidade na intimidade com o espírito festivo e destemido diante do público. Impecável, Nercessian reproduz a alma do biografado apoiado na voz rouca e na postura, mas principalmente ao encantar a plateia com seus improvisos. Tamanha identificação não ofusca o trabalho de Bahia, surpreendente ao se desdobrar com relativa facilidade entre a infância e a vida adulta do personagem. Setenta canções estouradas nos programas de Chacrinha ganham a cena. Completam o elenco 23 atores, na pele de personalidades como o empresário Boni (interpretado por Saulo Rodrigues) e a jurada Elke Maravilha (papel de Mariana Gallindo). Estreou em 27/3/2015. Até 26/7/2015.
    Saiba mais
  • Antecipado por Link Wray, guitarrista americano responsável por uma inconfundível sonoridade distorcida inspirada no surf rock e no rockabilly, o rock de garagem foi responsável por incitar uma revolução. Bandas como Paul Revere and The Raiders, The Kingsmen e The Trashmen inventaram um som único feito com pouquíssimos recursos, razão essa que lhe deu uma aparência visceral, enérgica e violenta que ecoou no punk e no grunge, por exemplo. O grupo The Sonics, surgido em 1963 em Tacoma, no Estado de Washington, é dos nomes mais lembrados da época, sendo citado como influência por gente tão distinta quanto The Cramps, LCD Soundsystem e The Flaming Lips. Gerry Roslie (voz e teclado), Rob Lind (saxofone) e Larry Parypa (guitarra), da formação original, além de Dusty Watson (bateria) e Freddie Dennis (baixo), adiantam faixas do disco This Is the Sonics, que tem previsão de lançamento para o dia 31. As clássicas Have Love Will Travel e Strychnine também marcam presença. O amazonense Lendário Chucrobillyman faz a abertura e João Gordo cuida da discotecagem da noite. Dia 5/3/2015.
    Saiba mais
  • Não se deixe enganar. Embora o título Superpai sugira um filme para a família, o tom ácido e politicamente incorreto domina a comédia, segundo longa-metragem de Pedro Amorim (de Mato sem Cachorro). A narrativa ágil, boas piadas desbocadas e um protagonista de comportamento amoral indicam uma outra rota para o humor, muitas vezes careta, do cinema nacional popular. Não se deixe enganar, parte 2: o roteiro original (nunca filmado) é americano e foi adaptado (e suavizado) para o “paladar” brasileiro. Danton Mello, cada vez melhor como comediante, interpreta Diogo, um tipo irresponsável, casado com Mariana (Mônica Iozzi) e pai de Luca (Lukas Brombini). Desempregado, o cara mata o tempo jogando pôquer e dá pouquíssima atenção ao filho. Quando a mulher precisa se ausentar uma noite para cuidar da mãe, Diogo fica responsável pelo moleque, justamente no dia em que haverá uma comemoração de vinte anos da formatura do colégio. Ele dá um jeito de despachar Luca para uma creche noturna e se manda para a festa, onde reencontra os colegas Nando (Thogun Teixeira) e César (Antonio Tabet), além da espevitada namoradeira Júlia (Dani Calabresa). Antigo amor de Diogo no passado, Patrícia Ellen (Juliana Didone) está disposta a reviver a paixão lá mesmo. Mas Diogo vai conseguir tirar o atraso de duas décadas? Alguns improvisos têm melhor resultado do que outros, assim como o timing dos atores. Rodado na capital paulista, o longa-metragem possui um clima de pesadelo urbano pela madrugada, com o quarteto de amigos tentando reencontrar o pequeno Luca (há uma boa sacada sobre seu desaparecimento, mas convém não revelar). Estreou em 26/2/2015.
    Saiba mais
  • Lenda viva do humor, Jerry Lewis, que completa 89 anos no dia 16 de março, tem sua carreira revista no Centro Cultural Banco do Brasil. A partir de quarta (4/3/2015), serão exibidos 23 filmes na mostra Jerry Lewis - O Rei da Comédia. Entre os longas-metragens está o divertido O Terror das Mulheres, agendado para quinta (5/3), às 19h. O ciclo segue até dia 30 de março com ingresso a R$ 4,00.
    Saiba mais
  • Chega aos cinemas com atraso de cinco anos o tocante documentário do diretor chileno Patricio Guzmán. É muito interessante a mistura da beleza explícita e da tragédia oculta que o realizador faz em Nostalgia da Luz. O foco recai no Deserto do Atacama, o lugar mais seco do mundo e, por isso mesmo, centro dos maiores telescópios do planeta. O filme começa mostrando o trabalho dos astrônomos e a riqueza do céu cristalino, perfeito para observar as estrelas. Em seguida, Guzmán muda o tom do registro para tratar da face “suja” do Atacama. A partir de 1973, o governo militar do ditador Augusto Pinochet montou lá um campo de prisioneiros políticos. Milhares deles foram assassinados e enterrados. Ainda hoje, seus parentes procuram pelos restos mortais. Narrado pelo próprio cineasta, o longa-metragem consegue dar uma visão ampla de um ponto da Terra tão inóspito quanto fascinante. Estreou em 26/2/2015.
    Saiba mais
  • Os textos de Elmore Leonard (1925- 2013) foram várias vezes adaptados para o cinema e, entre os filmes mais nobres, estão O Nome do Jogo (1995) e Jackie Brown (1997). Sem Direito a Resgate tem a pegada do trabalho do escritor em uma trama de personagens inescrupulosos e reviravoltas empolgantes. Infelizmente, porém, a história vai perdendo o pique e, na meia hora final, deixa o longa-metragem morno. O centro do enredo é o sequestro da dondoca Mickey Dawson (Jennifer Aniston), esposa do milionário Frank (Tim Robbins). Sem muita experiência na criminalidade, os pés de chinelo Ordell (Mos Def) e Louis (John Hawkes) investigam a vida de Frank e descobrem que ele esconde uma dinheirama numa conta nas Bahamas. Quando o ricaço sai em viagem para encontrar a amante (Isla Fisher), escondido da mulher, os bandidos levam Mickey para o cativeiro. Como resgate, exigem 1 milhão de dólares. Os tipos têm um grau maior ou menor de amoralidade e todos, sem exceção e dependendo da ocasião, são oportunistas. Bem-vindo ao mundo de Elmore Leonard! Estreou em 26/2/2014.
    Saiba mais
  • A maioria dos filmes de Pernambuco é superestimada e, não raro, se fixa num estreito nicho de cinema autoral, caso, por exemplo, de O Som ao Redor e Tatuagem. Vencedor dos prêmios de melhor filme, direção, ator (Irandhir Santos) e atriz (para o trio Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Debora Ingrid) no Festival de Paulínia, A História da Eternidade também se encaixa na seara dos trabalhos intimistas e pouco populares. Seu visual esplêndido e a forma apaixonante com que o diretor aborda suas histórias, contudo, fazem a diferença e arrebatam sem frulas nem pretensão. No sertão pernambucano, os poucos moradores de um vilarejo vão presenciar mudanças nos vizinhos. Querência (Marcélia) perdeu o filho e, em depressão, passa a ser assediada por um sanfoneiro cego (Léo França Cordeiro). Mais dramática é a situação de Joãozinho (o sempre fabuloso Irandhir Santos), um artista que vive de favor num casebre próximo ao do irmão machista (Cláudio Jaborandy) e tem íntima ligação com a sobrinha (Debora). Também tem ares de tragédia anunciada a misteriosa chegada de Geraldo (Maxwell Nascimento), que saiu de São Paulo para visitar a avó (Zezita). Com duas horas de duração, o longa-metragem de estreia de Camilo Cavalcante, embora de narrativa lenta, não cai no tédio. A autenticidade do registro e a força das atuações superaram os pontos mortos. Estreou em 26/2/2015.
    Saiba mais
  • Parece que foi ontem, mas De Volta para o Futuro completa três décadas neste ano. A bem-vinda reprise da aventura de ficção científica ocorre na rede Cinemark dos shoppings Center Norte, Central Plaza, Cidade Jardim, Eldorado, Granja Viana, Iguatemi, Market Place, Metrô Santa Cruz, Mooca Plaza, Pátio Higienópolis, Pátio Paulista, Tamboré e Villa-Lobos, neste sábado (28/2), neste domingo (1º/3) e na quarta (4/3). As sessões variam conforme o cinema. No Metrô Santa Cruz, por exemplo, as exibições são às 23h50 do sábado, às 12h30 do domingo e às 18h10 da quarta. Para os demais complexos, consulte vejasaopaulo.com.br/cinema.
    Saiba mais
  • O pagador de promessas

    Atualizado em: 2.Mar.2015

Fonte: VEJA SÃO PAULO