publicidade

Tecnologia

Aplicativos ajudam a resolver problemas no dia a dia dos paulistanos

Opções incluem ferramentas para encontrar estacionamentos, postos de gasolina e fugir de pontos de alagamento

20.abr.2012 | Atualizada em 21.abr.2012 por Jéssika Torrezan

Desde que começou a trabalhar na região da Avenida Paulista, há três meses, a publicitária Karina Freitas, de 25 anos, não vai para lá sem antes consultar o iPhone. O aparelho foi carregado com alguns aplicativos especiais que vêm facilitando bastante sua vida. Além de um programa atualizado constantemente com as condições de trânsito, ela acessa com frequência um que exibe o mapa dos estacionamentos mais próximos ao local onde está. “Quando não venho para cá com o meu carro, utilizo também o link para um localizador de táxis”, conta. O serviço em questão ajuda a encontrar os pontos dos motoristas de praça e traz os telefones das principais cooperativas, entre outras coisas. Além de poupar tempo, a tecnologia tem outras vantagens importantes. “Fico mais tranquila em não precisar parar e pedir orientação em qualquer lugar”, explica Karina.

+ Aplicativos ajudam polícia a solucionar furtos de celulares e tablets

+ Conheça todos os aplicativos de VEJA SÃO PAULO

Existem infindáveis programas feitos sob medida para smartphones e tablets, destinados às mais variadas funções. A loja da Apple, por exemplo, oferece aproximadamente 550.000 opções. O Google Play, que reúne soluções para o sistema Android (utilizado em aparelhos das marcas Samsung e Motorola, entre outras), tem cerca de 450.000. Em meio a essa enorme prateleira virtual, podem ser encontrados diversos itens desenvolvidos especialmente para auxiliar os paulistanos no dia a dia. 

Silva e Maia: buscador de táxis
Silva e Maia: buscador de táxis
(Foto: Fernando Moraes)

Com um simples toque na tela, é possível descobrir quais as áreas alagadas depois de uma chuva ou os cruzamentos mais perigosos para pedestres, além de pesquisar as melhores ofertas dos shoppings e até encontrar barracas de pastel pelas redondezas. O melhor de tudo é que a maioria desses programas tem download gratuito. “Fiquei viciado nesse negócio”, diz o designer Caio Eduardo Pereira, de 24 anos. Ele possui mais de 200 ferramentas instaladas no seu celular e consulta sempre as relacionadas a trânsito e bancos. “Como sou muito desorganizado, o aparelho me salva de vários sufocos”, afirma. “Sem ele, eu me perco no vencimento das minhas contas e nem sei direito o que preciso fazer no dia.”

Com a demanda crescente por esse tipo de serviço, existe hoje uma boa quantidade de empresas trabalhando na elaboração de novas soluções. Uma das maiores do setor é a AgênciaClick Isobar. Em sua sede, no Morumbi, há um time de 100 profissionais envolvidos no assunto. Eles desenvolvem aplicativos — têm mais de trinta em seu portfólio — e trabalham no aperfeiçoamento dos já existentes. Foi o caso do Infraero Voos Online, que mostra a previsão do tempo e a melhor rota até os aeroportos. Em um ano, o instrumento contabiliza mais de 400.000 downloads. “O mercado está evoluindo rápido”, afirma Eliel Allebrandt, vice-presidente de operações e atendimento da AgênciaClick Isobar.

+ Veja as estreias da semana; salas e horários

+ Aplicativos úteis para os baladeiros

Outra empresa que está investindo no segmento é a Jurema. Em seu escritório, no bairro de Pinheiros, nasceu no ano passado um aplicativo que se tornaria bastante popular, o Moove Táxi. “Pensei nessa história depois de gastar muito tempo na rua tentando encontrar um táxi, sem sucesso”, afirma Maurício Maia, desenvolvedor da Jurema. “Pesquisando com amigos, descobri que era uma dificuldade comum aqui na cidade e resolvi fazer algo a respeito.” Quando ouviu a ideia, o empresário Eduardo Alves da Silva, um dos sócios da produtora digital, resolveu na hora bancar a produção do projeto. Sua primeira versão chegou ao mercado em julho de 2011. Desde então, recebeu atualizações constantes até chegar ao formato atual, que soma um total de mais de 7.000 downloads. “Estamos pensando agora em criar um instrumento que permita ao usuário chamar o taxista com apenas um clique na tela”, afirma Maia. Tomara que consigam.

GUIA DIGITAL

Exemplos de produtos disponíveis no mercado

TRANSPORTE

Estacione – Grátis

Lista os estacionamentos mais próximos da localização do motorista e as rotas para chegar até eles.

Maplink Postos – Grátis

Localizador de postos de combustível. Exibe os preços, calcula o consumo estimado e simula o caminho para encontrar o endereço.

Maplink Radar – Grátis

Mostra os radares e os limites estabelecidos nas vias. Mede também a velocidade média do carro e emite alertas quando ele se aproxima de um equipamento de fiscalização eletrônica.

Metro SP – Grátis

Organiza as estações por linhas ou ordem alfabética. Além do mapa do sistema e de suas ramificações, informa a localização de todas as paradas e os melhores caminhos para encontrá-las.

Moove Táxi – Grátis

Informa os pontos de táxi mais próximos ao lugar onde se encontra o usuário, traz o telefone das cooperativas e tem um taxímetro para calcular o valor aproximado da corrida. É possível acrescentar telefones no aplicativo.

Rodízio SP – Grátis

Tem avisos sonoros no início e fim do horário da restrição e um placar com a contagem regressiva. Também pesquisa se determinado endereço está dentro da área de restrição.

Taxímetro – Grátis

A ferramenta ajuda o usuário a calcular o valor das corridas e simula os trajetos.

Infraero Voos Online – Grátis

Com o aplicativo da Infraero é possível filtrar informações de chegadas, partidas e cancelamentos de voos, além de checar se o embarque está atrasado ou foi cancelado. Também traz a previsão do tempo no destino escolhido e traça a rota até o aeroporto.

SERVIÇOS

Alaga SP – Grátis

Mostra os pontos de alagamento, com atualização constante.

Bancos (diversos) – Grátis

Além de realizarem operações como transferência eletrônica, localizam agências e caixas mais próximos.

Boa Lista – Grátis

Organiza a lista de itens desejados, salva informações para compras futuras e compara preços em lojas físicas e virtuais.

Comer & Beber – US$ 2,99

A versão 2012 do aplicativo de VEJA SÃO PAULO reúne 1.320 endereços do universo gastronômico da capital. Permite consultar estabelecimentos por localidade, especialidade, proximidade e categorias premiadas.

Dê Preferência à Vida – Grátis

Voltado para os pedestres, o aplicativo fornece o mapa dos cruzamentos mais perigosos.

MallGuide.Me – Grátis

Tem mapa detalhado dos principais shoppings, localizador de lojas, avisos sobre promoções e uma ferramenta que ajuda a encontrar o carro no estacionamento do centro de compras.

Pastéis SP – Grátis

É possível encontrar o endereço das feiras livres e as barracas que estão mais próximas por meio do GPS.

SOS BO – SP – US$ 2,99

Tem um mapeamento completo das delegacias de polícia da capital. Mostra as que estão por perto e os distritos com serviços on-line.

SPMobile – Grátis

Aplicativo desenvolvido pela SPMobile. Além de atrações turísticas da metrópole e guias de compras, possibilita ao usuário acessar informações como mapas, roteiros temáticos, telefones úteis e serviços 24 horas. 

publicidade

Avaliação de VEJA SP

Não foi avaliado

Avaliação de VEJA SP

Péssimo

Avaliação de VEJA SP

Fraco

Avaliação de VEJA SP

Regular

Avaliação de VEJA SP

Bom

Avaliação de VEJA SP

Muito bom

Avaliação de VEJA SP

Excelente

Avaliação dos usuários

Ainda não foi avaliado

Avaliação dos usuários

Péssimo

Avaliação dos usuários

Fraco

Avaliação dos usuários

Regular

Avaliação dos usuários

Bom

Avaliação dos usuários

Muito bom

Avaliação dos usuários

Excelente

Avaliação do usuário

Péssimo

Avaliação do usuário

Fraco

Avaliação do usuário

Regular

Avaliação do usuário

Bom

Avaliação do usuário

Muito bom

Avaliação do usuário

Excelente

Péssimo

Fraco

Regular

Bom

Muito bom

Excelente

Comente

Envie por e-mail