Energia

Apagão atinge São Paulo, Rio e Paraná

Eletropaulo cortou mais de 700 megawatts de energia distribuída seguindo orientação do ONS

Por: Veja São Paulo

Apagão Paralisação Metrô Estação República
Duas pessoas passaram mal por conta de um apagão que atinge a Estação República do Metrô, no centro, na tarde desta segunda (19) (Foto: Fernando Nascimento/Folhapress)

Um apagão atinge diversos estados brasileiros na tarde desta segunda-feira (19), como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. De acordo com a Eletropaulo, mais de 700 megawatts de energia distribuída foram cortados a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O governo federal ainda não informou as causas da interrupção no fornecimento. 

Na capital, os maiores efeitos foram sentidos no Metrô - passageiros passaram mal de calor nos trens da Linha 4-Amarela. Bairros como Santa Cecília, Pinheiros, República e Vila Mariana sofrem com a falta de luz. 

Outras concessionárias, como Cemig (Minas Gerais) e Light (Rio de Janeiro) também afirmam que receberam ordens do governo para cortar a energia. Há relatos de falta de luz também no Mato Grosso, em Alagoas e no Rio Grande do Sul. 

O ONS afirma que a interrupção ocorreu dentro do denominado Esquema Regional de Alívio de Carga, que determina às concessionárias de energia elétrica cortes em estágio, com o objetivo de preservar o fornecimento do sistema.

(Com Estadão Conteúdo)

Fonte: VEJA SÃO PAULO