Estilo

Ao vivo e em cores

A nova loja da Goyard, em São Paulo, é a única no mundo a realizar o marquage, pintura das iniciais, sob o olhar atento do cliente

Por: Fabiana Moritz - Atualizado em

Goyard
Marcação de iniciais na Goyard: artesã paulista treinada em Paris (Foto: Mario Rodrigues)

Por 160 anos, uma técnica da Goyard ficou restrita às oficinas de Carcassonne, a sete horas de Paris. Até que a primeira loja na América Latina da fabricante de malas mudou o curso da história. Aberta em maio, a filial do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, é a única entre os catorze endereços da grife a contar com uma artesã para executar o marquage, marcação das iniciais do cliente nos acessórios. Nem a sede, no 233 da Rue Saint-Honoré, na capital francesa, dispõe do serviço in loco. O espaço convida a assistir à pintura sobre o monograma Goyardine, que rivaliza, em fetiche, com o Guccissima (o duplo G da Gucci) e o Monograma (as flores da Louis Vuitton). Decorado com o chevron (viga, em francês), o padrão em forma de Y data de 1892. Remete à atividade ancestral da família: o transporte de madeira no Rio Sena (os pontos imitam troncos empilhados).

goyard fachada
Vitrine da grife no Shopping JK Iguatemi: única loja no mundo a realizar o marquage, pintura das iniciais, sob o olhar atento do cliente (Foto: Mario Rodrigues)
Nos pincéis está Carole, pseudônimo à française que esconde a identidade de uma estudante da Escola Panamericana de Artes, uma das vinte pessoas habilitadas para a função. Ela aprendeu em Paris a técnica de François Goyard, fundador da marca, em 1853. Usa dez cores de tinta à base de pigmentos naturais para colorir até seis letras numa peça. É possível incrementar o desenho com listras horizontais e verticais. O marquage custa a partir de 345 reais. Vale para qualquer Goyardine, seja ele recém-adquirido, herdado ou trazido do exterior (a marcação da Vuitton utiliza dezessete cores, oferece listras e até três letras. Pode ser encomendada na loja do Shopping Cidade Jardim, mas é feita na França — e só em peças novas. Leva até oito semanas para ficar pronta e acresce em 30% a 50% o valor do produto). Mais de 100 pessoas estão na fila de espera pelo trabalho assinado por Carole. A entrega tem levado dois meses — o dobro do tempo previsto originalmente.

Goyard. Shopping JK Iguatemi, piso térreo, São Paulo, tel. (11) 3152-6999, goyard.com

Fonte: VEJA SÃO PAULO