Cidade

Antes de ser inaugurada, ciclovia na Avenida Paulista já atrai ciclistas

VEJA SÃO PAULO flagrou bicicletas circulando pelas faixas inacabadas nesta sexta (19). Início oficial de seu funcionamento está previsto para dia 28

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Ciclovia Avenida Paulista
Ciclista pedala pelas faixas inacabadas nesta quinta (18) (Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress)

A inauguração da ciclovia da Avenida Paulista, com 3,8 quilômetros de extensão, está prevista para 28 de junho, mas alguns ciclistas já se aventuram pelas faixas inacabadas nestes últimos dias. A reportagem de VEJA SÃO PAULO flagrou na tarde fria e chuvosa desta sexta-feira (19) pessoas andando de bicicleta na via.

+ Moradores apelidam pista para bicicleta de 'ciclomorte'

O jornaleiro Sidnei Leandro, de 32 anos, é um dos que já pedala às vezes por ali, mesmo que precise desviar de blocos de concreto que repousam sobre o pavimento. Segundo ele, usaria mais a bicicleta se as ruas fossem mais seguras. “Os carros não respeitam as faixas, correm muito", afirma. "É arriscado.” Por morar no Jaguaré, longe do trabalho, nos Jardins, prefere se locomover de ônibus.

+ Para TCM, trecho de ciclovia da Faria Lima custaria 586 000 reais, não 5,6 milhões de reais

Na data da inauguração, marcada para o dia 28, um domingo, a avenida será totalmente interditada nos dois sentidos, entre 10h e 17h. É aguardado um grande número de ciclistas neste primeiro momento. Durante o evento, agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irão monitorar o trânsito e orientar os motoristas na região. Também serão realizadas atividades educativas para pedestres, ciclistas e motoristas.

+ Projeto de expansão das ciclovias custa mais que o triplo do previsto

As faixas exclusivas para bicicletas se mostram uma das principais bandeiras da gestão de Fernando Haddad (PT). Até março, o prefeito entregou 235,3 quilômetros dos 400 que prometeu instalar até o fim do ano.

Fonte: VEJA SÃO PAULO