Gastronomia

Ano da França no Brasil reúne 22 chefs estrelados

Figuras como William Ledeuil e Patrick Bertron vão comandar jantares de celebração na capital durante o mês

Por: Caio Barretto Briso - Atualizado em

Entre as muitas atividades programadas para celebrar o Ano da França no Brasil, a mais apetitosa (e infelizmente uma das mais caras) está prestes a começar. Na terça (9) e na quarta (10), o chef William Ledeuil, do badalado restaurante Ze Kitchen Galerie, em Paris, prepara um jantar no novo restaurante Tivoli, instalado na cobertura do Hotel Tivoli Mofarrej, nos Jardins. Ledeuil inaugura uma série de jantares à francesa programados ao longo do ano. Depois dele, encontram-se agendadas as visitas de outros 21 cozinheiros. Esses profissionais – em sua maioria, premiados por um dos mais conhecidos guias internacionais de restaurantes, o Michelin, que distingue as melhores casas com uma a três estrelas – desembarcam na cidade a convite do empresário e promotor gastronômico Roberto Jardim. "Sem saírem daqui, os paulistanos terão a chance de conhecer o trabalho de grandes profissionais e a cozinha de regiões como Borgonha e Provença", diz.

Ledeuil fará algumas das receitas que ajudaram seu restaurante a conquistar sua primeira estrela no ano passado. Em quase todas, há toques orientais, resultado das viagens que fez ao Vietnã, à Tailândia e ao Japão, entre outros países. O menu é composto de sugestões como foie gras no caldo tailandês picante, cavaquinha grelhada ao aroma de citronela na companhia de maçã verde ao cúrcuma e pato confitado no gengibre mais pimentão. Pela refeição, desembolsam-se 250 reais.

Ainda neste mês, outra figura de peso da culinária francesa aporta em São Paulo. O chef Patrick Bertron, responsável pelos fogões do três-estrelas Le Relais Bernard Loiseau, na Borgonha, comanda jantares nos dias 16 e 17 no restaurante Eau, no térreo do Hotel Grand Hyatt, no Brooklin. Nesse caso, a conta sai por 550 reais, vinhos incluídos. Nas duas noites, saboreiam-se robalo ao vapor guarnecido de mariscos defumados e filé de cordeiro escoltado por vegetais em batata crocante. Bon appétit!

Fonte: VEJA SÃO PAULO