feriado

Confira a programação oficial do aniversário de São Paulo

Shows, passeios e pedaladas festejam os 459 anos da capital paulista no dia 25 de janeiro; veja lista

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Rita Lee - Terraço Paulistano - ed. 2301
Rita, em show após o tratamento: custo de 18.000 reais (Foto: MARCELO FERREIRA/CB/D.A PRESS)

Sob chuva ou sol, os paulistanos terão muitos motivos para comemorar os 459 anos da cidade. Programe-se para os festejos oficiais:

  • Quatro gerações de cantores brasileiros encontram-se com o público paulistano no Vale do Anhangabaú para celebrar os 459 anos de São Paulo. Zélia Duncan abre o evento idealizado pela prefeitura com o belo espetáculo Tudo Esclarecido, em homenagem a Itamar Assumpção, morto há dez anos. Juntos, os rappers Criolo e Emicida assumem o palco em seguida para entoar, entre outras, as marcantes Não Existe Amor em SP e Triunfo. Depois é a vez de Arnaldo Antunes, que convida Edgard Scandurra, Curumin, Marcelo Jeneci, Betão Aguiar e Chico Salem para mostrar Passe em Casa, Sem você, Comida e a inédita Ligado a Você. Em seu primeiro show do ano, a cantora Rita Lee encerra o festival, com canções de todas as épocas de sua carreira, como Agora Só Falta Você, Mania de você, Amor e Sexo, Doce Vampiro e Ovelha Negra. Dia 25/01/2013. 15h | Zélia Duncan 17h | Criolo e Emicida 19h | Arnaldo Antunes 21h | Rita Lee
    Saiba mais
  • A celebração dos 459 anos da capital paulista começa às 11h30 com apresentação da big band Trupe Chá de Boldo, que recebe os cantores Anelis Assumpção, Thiago Pethit e Léo Cavalcante. A partir das 15h, a festa fica por conta de Simoninha, Ully Costa, Rael e a banda Bixiga 70. O encontro faz parte do programa Cultura Livre SP, que leva atividades culturais aos parques de São Paulo. Dia 25/01/2013.
    Saiba mais
  • Com Wanderléa nos vocais, a banda Del Rey mostra releituras de clássicos de Roberto Carlos. O show, promovido pelo programa Cultura Livre SP, que leva atividades culturais a parques da cidade, começa às 14h. Dia 25/01/2013.
    Saiba mais
  • Para comemorar o Aniversário de São Paulo o local recebe 5ª edição do Conexão Cultural São Paulo com o tema “São Paulo, Terra da Garoa”. O evento reúne exposições, intervenções, arte urbana ao vivo, música e gastronomia. O público pode curtir muita música com os shows do Grupo TRIII, às 13h, do BOSS Tradicional JAZZ, às 17h, e da Trupe Chá de Boldo, às 20h. Na hora que a fome apertar, a dica é recorrer aos renomados chefs que traduzem a diversidade paulistana, entre eles o Ceviche, do Suri Ceviches, as massas do Rolando Massinha, os tacos do Obá, além de surpresas paulistanas da chef Mara Salles [Tordesilhas] e brigadeiros e brownies do Chef Lucas Corazza. 25/01/2014. Grátis.   + MIS promove quinta edição do Conexão Cultural em homenagem à cidade + Confira outras atrações para curtir o Aniversário de São Paulo
    Saiba mais
  • A Jazz Sinfônica, a Banda Sinfônica e a Orquestra do Theatro São Pedro realizam concertos especiais para o aniversário de São Paulo, na sexta, 25 de janeiro, no Theatro São Pedro. As apresentações ocorrem durante todo o dia, em horários diferentes, às 11h, às 17h e às 20h. O lugar recebe até 636 pessoas e a entrada é gratuita. No repertório, marchas clássicas de grande nomes como Camille Saint-Saëns, até xotes de Luiz Gonzaga e o famoso tema da saga Star Wars, composto pelo americano John Williams. Dia 25/01/2013.
    Saiba mais
  • Composições que vão de hip hop a MPB contam a história da cidade e são embaladas por um show de águas e cores até domingo (26)
    Saiba mais
  • A prova ocorre tradicionalmente no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. Em sua 17ª edição, o evento tem a largada programada para as 7h35, em frente ao Obelisco do Parque do Ibirapuera. De 10 ou 6,3 quilômetros, sendo corrida ou caminhada, o percurso passa pelas avenidas Rubem Berta e República do Líbano. As incrições na internet já estão encerradas. A retirada do kit acontece no dia 24 de janeiro no Carrefour da Rua Pamplona, 1704, Jardim Paulista, das 10h às 21h. Na ocasião, ainda será possível conseguir vagas para a corrida. Dia 25/01/2014.
    Saiba mais
  • Para celebrar o Aniversário de São Paulo, o Museu Afro Brasil traz a exposição Iconografia Paulistana. Nela, apresenta-se obras de arte, fotos, documentos e objetos que são reflexo dos paulistanos e da cidade. Dia 25/01/2013.
    Saiba mais
  • Sistema será montado na sexta (18), domingo (20) e na segunda (21), das 7h às 16h; aproveite também para pedalar pelos parques da cidade
    Saiba mais
  • Museus

    Museu da Casa Brasileira

    Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano

    Tel: (11) 3032 3727 ou (11) 3036 3913

    3 avaliações

    O museu é especializado em design e arquitetura. Fica em uma mansão da década de 40 e tem um jardim de mais de 6 000 metros quadrados. Do lado de dentro, expõe sua coleção permanente de exemplares do mobiliário dos séculos XVII ao XXI. Na agenda cultural, promove mostras temporárias, debates, palestras, cursos e oficinas ligados à área.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu da Língua Portuguesa

    Praça Da Luz, s/n, Bom Retiro

    Tel: (11) 3322 0080

    7 avaliações

    O museu já realizou homenagens a escritores como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Clarice Lispector e Cazuza. Nas montagens permanentes, o espaço se dedica à valorização da língua portuguesa, usando a tecnologia para apresentar os conteúdos. O Beco das Palavras, por exemplo, é uma mesa interativa usada para formar vocábulos e descobrir seus significados e origens. Já a Linha do Tempo mostra aos visitantes a história do idioma. Há ainda um telão de 106 metros com projeções simultâneas sobre o uso do português e totens com a influência de outras línguas como tema. Observar com atenção a estrutura do prédio onde o museu está instalado também faz parte do passeio. Na Estação da Luz, o edifício é um patrimônio histórico do Século XIX.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu do Futebol

    Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu

    Tel: (11) 3664 3848

    7 avaliações

    Impossível não se contagiar de cara com a atmosfera boleira deste museu cravado debaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. Todas as atrações são multimídia e interativas. Projetores exibem fotografias gigantes de ídolos como Pelé, Garrincha, Zico e Ronaldo. Numa sala, fotos antigas contextualizam os primórdios do esporte no Brasil. Há muito material em vídeo, mostrando dribles, gols e jogadas marcantes. Quem quiser se aventurar (sobretudo as crianças), pode brincar de cobrar um pênalti e medir a velocidade do chute numa atração ou jogar com uma bola virtual em outra. Duas experiências arrepiam os visitantes: imagens de torcedores incentivando aos berros seus times, projetadas em telões debaixo das arquibancadas, e o acesso para ver (e fotografar, é claro) o gramado verdinho do Pacaembu. Em outra sala, telas em alta definição apresentam a história das copas e a participação da Seleção em cada uma delas. Difícil é sair de lá sem querer gritar “Brasil, Brasil, Brasil”.

    Saiba mais
  • Bibliotecas

    Biblioteca de São Paulo

    Avenida Cruzeiro Do Sul, 2630, Canindé

    Tel: (11) 2089 0800

    1 avaliação

    Basta atravessar a porta de entrada para mergulhar no mundo da literatura. O primeiro andar revela-se o mais bacana, por ser dedicado apenas a títulos infantis e juvenis. Crianças e adolescentes se esparramam pelos pufes e mesas coloridos. Basta fuçar pelas prateleiras para encontrar títulos de grandes autores, como Eva Furnari e Ilan Brenman, separados por faixa etária. Inaugurada em 2010, a biblioteca também dispõe de programação cultural. Para completar o passeio, vale dar uma volta pelo Parque da Juventude, que divide o terreno com a biblioteca.

    Saiba mais
  • Programação especial conta com exposições, apresentação musical e visitas guiadas
    Saiba mais
  • Para finalizar o especial de férias e comemorar o aniversário de São Paulo, o Catavento, vai apresentar o espetáculo Mad Science, um show de experiências científicas ao vivo. Dias 25, 26 e 27/01/2013.
    Saiba mais
  • Tradicionalmente marcado para o dia 25 de janeiro, Aniversário da Cidade de São Paulo, o World Bike Tour 2014 foi adiado para o dia 2 de fevereiro, devido a problemas no transporte das bicicletas que seriam entregues aos participantes. Segundo a organização, a retenção de uma balsa no Pará comprometeu a entrega de 2000 bikes que viriamm de Manaus para a cidade. Além da data, o horário da largada e alguns trechos do trajeto também foram alterados. A saída ocorrerá dessa vez às 9h, ainda na Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, seguindo pela Marginal Pinheiros no sentido Interlagos, até a rua Itapeaçu. Na sequência, entra na Ponte Cidade Jardim, passa pela Avenida Lineu de Paula Machado, finalizando os dez quilômetros de prova no Jockey Clube São Paulo, não mais USP, como havia sido anunciado. Ao todo, 8000 kits serão entregues aos participantes sorteados. Eles recebem uma bicicleta, capacete, camiseta e mochila, mediante pagamento da taxa de 300 reais. 02/02/2014.
    Saiba mais
  • Para quem não conseguiu se inscrever no concorrido World Bike Tour, que rola no aniversário da cidade, dia 25/01/2013, o evento pode ser uma alternativa para celebrar a data pedalando. Realizado no período noturno, o circuito começa na Rua Guaianases, na República, às 20h, e percorre os principais pontos turísticos da capital, como Estação da Luz, Praça da Sé e Teatro Municipal. O trajeto tem 20 quilômetros com estimativa de duas horas e mostra-se ideal para quem já tem alguma experiência nos pedais. É necessário o uso de capacete e iluminação na bike. São 100 vagas. R$ 30,00 (com direito a um kit com camiseta e squeeze). Inscrições até dia 23/01/2013 em www.sampabikers.com.br Informações,  5517-7733
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO