461 anos

Festa de aniversário de São Paulo tem mais de cinquenta shows gratuitos

Confira o melhor da programação oficial e dos eventos paralelos que agitam a capital

Por: Fernando Masini

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A festa em comemoração dos 461 anos da capital começa no sábado (24), véspera do aniversário, e segue até a noite deste domingo. Um carioca do bairro de Madureira será uma das principais atrações da prefeitura para a série de mais de cinquenta shows previstos para os dois dias.

+ Tudo sobre o aniversário de São Paulo na página especial

Mas não há motivos para um grande estranhamento. Além de ter público fiel por aqui, a estrela em questão, Jorge Ben Jor, viveu grandes momentos de sua carreira em São Paulo, com participações em programas de TV como Divino, Maravilhoso, O Fino da Bossa e Jovem Guarda, todos eles produzidos na cidade nos anos 60. Sucessos da época, a exemplo de País Tropical e Mas que Nada, continuam até hoje no repertório do cantor e devem levantar o público na apresentação programada para a tarde do dia 25 no Centro Esportivo Tietê.

+ Confira a programação completa dos shows

O pacote de shows, que consumiu um investimento de 1,1 milhão de reais dos cofres públicos, terá espaço para gêneros bem diferentes. O universo brega estará representado por Odair José, autor de petardos como Vou Tirar Você Desse Lugar. A saga do rapaz que vai a um bordel e se apaixona por uma prostituta ganhou recentemente o status de cult.

Pitty,-cantora
A roqueira baiana se apresenta no sábado (24), às 20h (Foto: Caroline Bittencourt)

A balada dos 461 anos terá ainda destaques como a roqueira baiana Pitty e o grupo Nação Zumbi. Os criadores do movimento manguebit, ao lado do cantor Chico Science (morto em 1997 em um acidente de carro), fecham o fim de semana com um espetáculo na noite de domingo no Largo da Batata, em Pinheiros.

Ao contrário de outros anos, as apresentações devem ocorrer em vários pontos da metrópole, para não obrigar o público a se deslocar para o centro. “Optamos por fazer shows diluídos em diversos eixos para atender a população que se sentia um pouco excluída do evento”, explica Guilherme Varella, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura.

Nação Zumbi
Nação Zumbi: os pernambucanos tocam no domingo (25), às 20h (Foto: Divulgação)

Em paralelo à programação oficial da prefeitura, vários locais prepararam eventos especiais para a data. No Parque do Ibirapuera, por exemplo, haverá atividades esportivas, como hóquei sobre grama. Estarão presentes no local também contadores de histórias para entreter as crianças. Para quem tiver paciência para enfrentar uma longa fila, a exposição do australiano Ron Mueck terá entrada gratuita no dia 25. O Minhocão recebe food trucks e grupos de artistas que farão projeções visuais nos prédios do entorno. Duas pedaladas, com inscrições esgotadas, terão como ponto de partida o Masp e o Memorial da América Latina.

Confira a programação completa dos shows, com horários e endereços dos palcos, aqui.

Outros eventos especiais

Food trucks ocuparão o Minhocão neste domingo (25). O JK Gastronomia é um dos participantes. Elevado Costa e Silva. Em frente à estação Marechal Deodoro do metrô.Domingo (25), 12h às 22h.

Chefs no Bairro - JK Gastronomia
JK Gastronomia: sanduíche Philadelphia (Foto: Divulgação)

A Cidade Matarazzo sedia o festival Rock na Cidade com quarenta bandas. A Urbana Legion faz tributo ao Legião Urbana.

Atividades como aulas de ioga, contação de histórias e hóquei sobre grama integram o evento Meu Ibira, no Parque do Ibirapuera. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº,☎ 5573-4180. Domingo (25),9h às 17h. Grátis.

O pianista Cristian Budu é o convidado da Orquestra Experimental de Repertório no concerto de aniversário que será realizado no Teatro Municipal.

Fonte: VEJA SÃO PAULO