Eventos

Anima Mundi reúne 421 filmes de 44 países

Festival chega à 19ª edição com homenagem aos 25 anos da Pixar e sessão especial com produções do brasileiro Carlos Saldanha

Por: Leonam Bernardo - Atualizado em

Anima Mundi 2011
O curta nacional "Caixa": uma das mais de 400 produções do festival (Foto: Divulgação)

Um dos mais importantes festivais brasileiros de audiovisual, o Anima Mundi chega à 19ª edição neste ano. Depois do Rio de Janeiro, é a vez de São Paulo receber o evento, que acontece entre os dias 27 e 31 de julho em quatro espaços da cidade: Memorial da América Latina, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço Unibanco Augusta e Cine Livraria Cultura.

+ "Kung Fu Panda 2" e outras aninações em cartaz nos cinemas+ Saiba mais sobre o 19º Anima Mundi

Para esta edição, foram mais de 1.300 produções inscritas por cerca de 80 países. Destas, integram a programação 421 filmes de 44 nacionalidades. Uma série especial faz retrospectiva das produções da Pixar ao longo de seus 25 anos de existência. A produtora americana — responsável por sucessos como “Toy Story” e “Carros” — exibe no festival dois curtas inéditos: “La Luna”, de Enrico Casarosa, e “Hawaiian Vacation”, de Gary Rydstrom.

Diretor brasileiro responsável pela animação “Rio”, Carlos Saldanha também ganha sessões especiais com suas produções, assim como o japonês Shinichiro Watanabe, mestre dos animes, que participa do Papo Animado na quarta (27), às 19h, no Memorial da América Latina.

Carlos Saldanha: “A produção brasileira é pouco conhecida lá fora”

Além da extensa programação audiovisual, oficinas de técnicas como pixilation, massinha, areia, desenho, zootrópio e película dão conta de colocar o público em contato com os diferentes modos de produção de uma animação. A programação completa está disponível no site do evento.

Fonte: VEJA SÃO PAULO