Cinema

Angelina Jolie e outras atrizes na direção de filmes

Conheça as talentosas intérpretes que se aventuraram atrás das câmeras

Por: Bruno Machado - Atualizado em

Angelina Jolie
Angelina Jolie dirigindo o drama 'Na Terra de Amor e Ódio' (Foto: Divulgação)

Entre os filmes que acabaram de chegar aos cinemas,estão Na Terra de Amor e Ódio e Entre o Amor e a Paixão. Em comum, além de narrarem romances conturbados – o primeiro, situado na Guerra da Bósnia (1992-1995), e o segundo, o dilema de Margot (Michelle Williams), divida entre o marido e o vizinho –, ambos são assinados por mulheres, Angelina Jolie e Sarah Polley, respectivamente, que atuam e se aventuram na direção.

+ Leia mais sobre cinema

Mas elas não são as únicas. Confira na lista abaixo:

Nadine Labaki
Nadine Labaki (Foto: Divulgação)

NADINE LABAKI

A libanesa estreou em 2007 na direção com Caramelo, que arrebatou a crítica. O longa levou prêmios e indicações em diversos festivais e arrematou o prêmio da crítica internacional. Com E Agora, Aonde Vamos? (em cartaz na cidade), a diretora, que também atua, ficou com dois prêmios na última edição de Cannes.

Sofia Coppola
Sofia Coppola (Foto: Divulgação)

SOFIA COPPOLA

Ela parou de atuar há alguns anos, é verdade, mas nem por isso ficou de fora da nossa lista. Sogia Coppola pôde ser vista em Peggy Sue, Seu Passado a Espera (1986), O Poderoso Chefão 3 (1990) e Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), mas foi à frente de longas como As Virgens Suicidas (1999), Encontros e Desencontros (2003) e Maria Antonieta (2006) que ela ganhou a crítica. Credenciais não lhe faltam: é filha do produtor e diretor Francis Ford Coppola, foi casada com Spike Jonze e teve um namorico com Quentin Tarantino.

Jodie Foster
Jodie Foster (Foto: Divulgação)

JODIE FOSTER

A carreira de atriz de Jodie Foster já lhe valeu dois prêmios Oscar – a primeira pelo clássico Taxi Driver (1976). Mas ela também dirige. Sua mais recente produção foi Um Novo Despertar (2011), com Mel Gibson. Em 2013, Foster promete lançar Money Monster, atualmente em pré-produção.

Barbra Streisand
Barbra Streisand (Foto: Divulgação)

BARBRA STREISAND

A multitalentosa Barbra Streisand canta, atua e dirige. Ela já foi indicada a três prêmios Oscar e ganhou dois – o primeiro, logo em sua estreia, Funny Girl (1968), e o segundo por uma canção escrita para Nasce Uma Estrela (1974). Barbra escreveu, produziu, atuou e dirigiu Yentl (1983), que lhe rendeu um Globo de Ouro.

Kathy Bates
Kathy Bates (Foto: Divulgação)

KATHY BATES

Kathy arrebatou a crítica como a fã doentia do escritor Paul Sheldon (James Caan) em Louca Obsessão (1990) – a atuação visceral lhe valeu um Oscar. Esteve presente em grandes sucessos comerciais como Tomates Verdes Fritos (1991) e Titanic (1997). Em 1999 e 2003, a atriz foi indicada ao prêmio da Academia. Pouca gente sabe que ela dirige: além de assinar episódios de algumas séries de TV de grande sucesso, como Oz e A Sete Palmos, ela dirigiu Have Mercy (2006), com Melanie Griffith.

Miranda July
Miranda July (Foto: Divulgação)

MIRANDA JULY

Uma das queridinhas do cinema independente norte-americano. A mais recente produção de Miranda, O Futuro (que pôde ser vista na 35ª Mostra Internacional de Cinema), foi indicada ao Leão de Ouro no Festival de Berlim. Ela protagoniza o filme ao lado de Hamish Linklater.

Liv Ullmann
Li Ullmann (Foto: Divulgação)

LIV ULLMANN

Musa do diretor Ingmar Bergman – começou sua carreira no cinema com Persona (ou Quando Duas Mulheres Pecam) – também é diretora. Seu mais recente trabalho, Trölosa (2000) concorreu à Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes.

Fonte: VEJA SÃO PAULO