Dança

Anacã Corpo e Movimento oferece aulas em 23 modalidades

Estúdio no Jardim América pertence ao trio formado pelas empresárias Ana Maria Diniz e Claudia Pirani e pela dançarina Heloisa Gouvêa

Por: Giuliana Bergamo - Atualizado em

Azari Plisetsky - Dança - Anacã Corpo e Movimento - 2188
O russo Azari Plisetsky: workshop para profissionais paulistanos (Foto: Fernando Moraes)

O russo Azari Plisetsky não possui o 'physique du rôle' esperado de um grande professor de dança. Tem o topo da cabeça careca rodeado por poucos cabelos brancos, uma barriguinha protuberante e 73 anos. Nada disso, porém, faz diferença quando está em ação executando movimentos tão suaves e precisos como de uma leve bailarina expert. Membro do Béjart Ballet Lausanne, na Suíça, ele começou seus estudos na escola do Balé Bolshoi. Também foi parceiro de Alicia Alonso por dez anos no Ballet Nacional de Cuba e maître do Kirov, de São Petersburgo. Na última semana, Plisetsky passou por São Paulo para acompanhar a turnê do espetáculo ‘Três Solos e um Dueto’, estrelado por Mikhail Baryshnikov e Ana Laguna, que esteve em cartaz no Teatro Alfa. Sua programação por aqui incluiu ainda a tarefa de dar uma aula máster para um grupo seleto de vinte dançarinos de companhias brasileiras como Cisne Negro e São Paulo Cia. de Dança no estúdio Anacã Corpo e Movimento

Anacã Corpo e Movimento - Heloisa Gouvêa, Ana Maria Diniz e Claudia Pirani - 2188
As sócias Heloisa Gouvêa, Ana Maria Diniz e Claudia Pirani: negócio nasceu de uma reunião de amigas (Foto: Anselmo Venansi)

“Fiquei surpreso com as instalações”, disse Plisetsky sobre o espaço inaugurado há menos de três meses na Avenida Brasil e que, pela primeira vez, abrigou um evento com um nome internacional da dança. “Adorei as condições do piso, perfeitas para a aula.” De propriedade do trio de sócias formado pelas empresárias Ana Maria Diniz e Claudia Pirani e pela dançarina Heloisa Gouvêa, o espaço tem cerca de 215 alunos. Eles pagam mensalidades que vão de 240 reais (aula semanal de uma hora) a 540 reais (duas aulas semanais de uma hora e meia). 

Anacã Corpo e Movimento - 2188
Instalações impecáveis: área dedicada ao treino com o Gyrotonic, aparelho utilizado por bailarinos para melhorar a mobilidade das articulações (Foto: Fernando Moraes)

Chama atenção a vasta lista de modalidades que podem ser praticadas: são 23, do balé clássico à street dance. Para isso, há seis salas. Unidas por um biombo com proteção acústica que pode ser aberto, duas delas se transformam em uma só. Outra foi criada especialmente para o uso do Gyrotonic, um aparelho que lembra os utilizados no pilates e serve para desenvolver a mobilidade das articulações. Há ainda uma sala dedicada a aulas infantis, para crianças a partir de 4 anos, e outra destinada a sessões individuais para quem tem vergonha de arriscar os primeiros passos em público ou prefere um atendimento intensivo antes de encarar um grupo mais avançado. “Recebemos pais que pretendem conduzir filhas na valsa em festas de 15 anos, por exemplo”, afirma Ana Maria.  

Anacã Corpo e Movimento - 2188 - sala de espera
Anacã Corpo e Movimento: sala de espera do estúdio. Local oferece 23 modalidades diferentes (Foto: Fernando Moraes)

A ideia de abrir o Anacã surgiu em dezembro do ano passado. Como faz anualmente antes do Natal, Ana Maria reuniu cerca de quarenta amigas de longa data, entre elas Claudia Pirani. Desta vez, resolveu inovar e, no lugar de um clube da Luluzinha convencional, promoveu na casa de campo que tem em Indaiatuba uma aula de dança com Heloisa Gouvêa, que já foi sua professora. “Foi tão gostoso que ficamos com vontade de repetir a dose com mais frequência em outros lugares”, conta Ana Maria. Em seguida, ela visitou o Pineapple Dance Studios, em Londres, e voltou decidida a abrir um negócio semelhante em São Paulo. Entrou, então, com o investimento de 1,5 milhão de reais. Claudia ficou responsável pela administração do estúdio e Heloisa, pela direção artística. Além delas, boa parte das convidadas para o encontro de fim de ano faz parte do projeto. Só que como alunas.

■ Anacã Corpo e Movimento. Avenida Brasil, 649, tel.: 11 3052-0763. Site: www.estudioanaca.com.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO