GASTRONOMIA

D.O.M. é eleito o 11º melhor restaurante do mundo

Casa do chef  Alex Atala caiu duas posições no ranking anual da revista inglesa Restaurant; italiano Osteria Francescana faturou a primeira posição

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

D.O.M. - Alex Atala
(Foto: Divulgação)

O restaurante D.O.M, do chef Alex Atala, caiu da 9ª para a 11ª posição no 'The World’s 50 Best Restaurants', ranking que elege os cinquenta melhores restaurantes do mundo promovida pela revista ingelsa Restautant . É a primeira vez em cinco anos fica de fora do top 10 da premiação.

+ Aprenda a preparar a sopa de cebola do La Casserole

O grande vencedor da noite foi a Osteria Francescana, do chef Massimo Bottura. É a primeira vez que um restaurante italiano alcança o topo do ranking. O catalão El Celler de Can Roca, vencedor da edição passada, ficou com a a 2ª posição.

Na semana passada, a revista revelou a lista de restaurantes classificados da 51ª à 100ª posição. O paulistano Maní caiu dez posições em relação à lista de 2015: a cozinha dos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo agora é a 51ª colocada.

 Maní
Os Chefs Helena Rizzo e Daniel Rodondo (Foto: Mario Rodrigues)

A lista promovida pela Restaurant é feita a partir dos votos de  profissionais de destaque do mercado gastronômico mundial, como chefs, restauranteurs, críticos, jornalistas e especialistas da área. Parte de uma estratégia global, a cerimônia deste ano - pela primeira vez - não será realizada em Londres, mas em Nova York.

1. Osteria Francescana, Modena (Italia)

2. El Celler de Can Rocca, Girona (Espanha)

3. Eleven Madison Park, em Nova Iorque (EUA)

4. Central, Lima (Peru) 

5. Noma, Copenhague (Dinamarca)

6. Mirazur, em Menton (França)

7. Mugaritz, em San Sebástian (Espanha)

8. Narisawa, Tóquio (Japão)

9. Steirereck, Viena (Áustria)  

10. Asador Etxebarri, San Sebástian (Espanha)

Fonte: VEJA SÃO PAULO