Educação

Alckmin nomeia novo reitor da Universidade de São Paulo

O professor Marco Antonio Zago assume o posto no dia 25 de janeiro

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM

Marco Antonio Zago Reitor USP
Marco Antonio Zago foi escolhido como o novo reitor da USP (Foto: Marcos Santos / USP Imagens / Divulgação)

Nesta quinta (26) o governador Geraldo Alckmin nomeou o professor Marco Antonio Zago como o novo reitor da Universidade de São Paulo. Aos 66 anos, Zago irá substituir João Grandino Rodas e assumir o cargo a partir do dia 25 de janeiro de 2014.

Zago é professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, foi pró-reitor de pesquisa e é membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi também presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Recentemente, recebeu o título honorífico de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Como vice-reitor, foi eleito Vahan Agopyan, também professor e desde 2010 pró-reitor de pós-graduação da USP. A chapa de Zago e de seu vice foi a mais votada em uma consulta feita no último dia 19 entre representantes de várias comissões e demais professores da universidade.

Este ano, a eleição para a escolha do novo reitor causou uma série de protestos na USP.  Um grupo de alunos chegou a invadir e ocupar o prédio da reitoria por 42 dias, de 1ª de outubro a 12 de novembro, pedindo que as eleições fossem realizadas de forma direta.

A Polícia Militar cumpriu ordem de reintegração de posse e dois estudantes do curso de filosofia chegaram a ser detidos, mas logo foram soltos.

reintegracao posse 3
Interior do prédio da reitoria da USP após 42 dias ocupado por estudantes em protesto (Foto: Juliana Deodoro)

A USP calculou em 2,4 milhões de reais o prejuízo com a ocupação da reitoria pelos estudantes. O prédio foi retomado pela universidade com paredes totalmente pichadas e móveis quebrados. Segundo o até então reitor João Grandino Rodas, computadores, câmeras de segurança, material de escritório e de telefonia foram furtados.

Fonte: VEJA SÃO PAULO