Perfil

Akemi, pioneira entre os tatuadores paulistanos

Queridinha de famosos, uma sessão com a moça tem fila de espera que pode levar até quinze dias

Por: Nathalia Zaccaro - Atualizado em

Tatuadora Akemi
No Led's: a tatuadora é uma das estrelas do estúdio (Foto: Mario Rodrigues)

Há muito tempo, a tatuagem deixou de ser coisa de marginal ou expressão de rebeldia. Está hoje mais para um adorno descolado (e dolorido), aceito em variados círculos sociais. A reboque do fenômeno, as casas especializadas se disseminaram na metrópole. Nos últimos dez anos, o número de estúdios triplicou, chegando a um total de 3.000 endereços, nos quais trabalham cerca de 10.000 profissionais. “Outra novidade é a entrada de mulheres na profissão”, afirma Antônio Ferrari, dono do Scorpions Tattoo e ex-presidente do Sindicato dos Estúdios de Tatuagem e Body Piercing da capital, atualmente inativo.

Já há uma centena delas em atuação na cidade. Entre essas pioneiras, o nome que se destaca no momento é o da paulistana Akemi Araújo, estrela do Led’s Tattoo, em Moema, um dos lugares mais conceituados dessa área no país. Uma sessão com a moça tem fila de espera que pode levar até quinze dias, e custa, em média, 500 reais, preço 30% superior ao cobrado por outros concorrentes menos conhecidos. “Ela tem uma ótima técnica e uma clientela fiel”, diz Sergio Maciel, dono do Led’s.

+ Guia da tatuagem: saiba como manter uma tatoo

+ Xaveco Virtual: nossa ferramenta para paquerar no Twitter

Akemi iniciou sua carreira há uma década, em Sertãozinho, no interior do estado. Lá, inaugurou um estúdio que funcionou por dois anos. Na época, carregava mais de dez trabalhos no corpo. “Eu morava com meus avós e eles nem sonhavam com os desenhos. Quando descobriram, ficaram chocados”, lembra. Esse estranhamento ainda existe. Atualmente com mais de quarenta tatuagens (não sabe a conta exata), ela percebe os olhares abismados das outras mães quando busca no colégio os dois filhos, de 9 e 11 anos. “Sou uma atração entre os pequenos”, conta ela, que tem traços orientais (é filha de um japonês com uma brasileira) e 1,72 metro de altura.

Não é só da criançada, entretanto, que ela chama a atenção. “Recebo muitas cantadas e convites para sair, mas procuro não dar espaço para isso”, diz. O visual lhe rendeu algumas propostas publicitárias – trabalhou como modelo e garota-propaganda de marcas como Trident, Vivo e Natura. Entre suas atividades também figura a moda. Está em processo a criação de uma grife, parceria de Akemi com um amigo. “Sempre gostei de fazer roupas e quero lançar minha própria confecção.”

+ Cycle Chic: movimento que une moda e bicicleta

+ Valorizados, vinis chegam a custar 5.000 reais

+ Pitadas afrodisíacas à mesa

Seu talento conquistou vários famosos da capital. Com dezesseis desenhos, a atriz Nathália Rodrigues, que atuou na novela “Insensato Coração”, não quer mais ser atendida por homens. “Ela tem um traço lindo e é muito cuidadosa. É minha preferida”, derrete-se Nathália, que exibe um girassol no tornozelo e símbolos da cabala na nuca assinados por Akemi.

A atriz Nathalia Rodrigues
A atriz Nathália Rodrigues: girassol e símbolos da cabala assinados por Akemi (Foto: Fernando Moraes)

Penélope Nova, VJ da MTV, experimentou suas agulhas no ano passado, quando gravou um coração na nuca e terminou um antigo tribal na barriga. O vocalista da banda Fresno, Lucas Silveira, depois de fazer um cachorro no braço e uma flor no cotovelo, acabou se tornando amigo da tatuadora.

A VJ Penélope Nova
A VJ Penélope: tribal na barriga (Foto: Leonardo Vilela)

Entre as artes que Akemi estampou na própria pele, a favorita é uma rosa gravada na mão há um ano. “Reservei essa parte do corpo para ser tatuada por um ídolo, o francês Filip Leu”, conta. “Fui até a Suíça para isso.” Com um nome que significa “nascida para brilhar” em japonês, ela cuida da saúde para se manter ativa por muito tempo. “Muitos abandonam a carreira com dores na coluna ou tendinite”, diz. “Treino luta livre durante três horas por dia e faço alongamento, pois não quero parar nunca de fazer os meus desenhos.”

TRAÇOS PESSOAIS

Nome: Akemi Araújo

Idade: 33 anos

Número de desenhos no próprio corpo: mais de 40

Tempo de profissão: 10 anos

Estúdio: Led´s Tattoo (Avenida Ibirapuera, 3478, Moema, ☎ 5561-2351)

Preço da sessão: 500 reais (duração média de duas horas, para tatuagem de aproximadamente 15 centímetros)

Tempo de espera: 15 dias

Estilos preferidos: old school (exemplos: andorinha, coração, âncora e marinheiro) e oriental (flor, deusa, samurai e gueixa)

Quantidade de tatuagens realizadas até hoje: cerca de 8.000

Fonte: VEJA SÃO PAULO