Gente

Artista chinês Ai Weiwei faz paródia do clipe de "Gangnam Style"

Conhecido ativista contra o regime chinês brinca com o sucesso mundial do rapper sul-coreano Psy

Por: - Atualizado em

O artista plástico e ativista chinês Ai Weiwei colocou no YouTube um vídeo em que faz uma paródia do clipe de Gangnam Style, do rapper sul-coreano Psy. Nas imagens, o militante de 55 anos reproduz figurinos e locações do vídeo original, além da coregorafia da cavalgada, que se tornou um hit mundial.

No ano passado, Weiwei, que combate abertamente o regime de seu país, passou 81 dias preso. Solto em liberdade condicional, foi proibido de deixar a China. Em julho, a justiça chinesa o multou em 15 milhões de iuanes (4,84 milhões de reais) por suposta sonegação fiscal. A decisão é tida por ativistas dos direitos humanos como uma retaliação à postura política do artista.

Veja a versão de Ai Weiwei para o clipe da música.

Em Gangnam Style, Psy critica a nova elite de Seul, que ostenta carros de luxo e roupas de marca, além de praticar hipismo nas horas vagas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta terça-feira (23) que sente "ciúmes" do sucesso do sul-coreano pelo mundo.  Em setembro, o clipe de Gangnam Style bateu um recorde no YouTube:  500 milhões de exibições em três meses.

Fonte: VEJA SÃO PAULO