Perfil

Agente de viagens organiza roteiros de passeios para celebridades

Com 160 000 seguidores no Instagram, Silvana Bertolucci faz negócios ao mostrar destinos de luxo e clientes famosos

Por: João Batista Jr.

Silvana
A agente de viagens Silvana Bertolucci: 160 000 seguidores no Instagram (Foto: Mario Rodrigues)

Quem olha o Instagram de Silvana Bertolucci tem a impressão de que ela está em férias permanentes. Nas fotos, naquele clima de ostentaçãoda dolce vita, surge toda faceira em destinos deslumbrantes como Maldivas, Grécia e Caribe, quase sempreem hotéis cinco-estrelas. Em várias imagens, aparece ao lado de famosos, como os atores Murilo Benício e Débora Falabella, quando eles foram à Índia fazer um curso de fotografia durante o Carnaval. Em outro retrato, faz pose em uma estação de esqui na França ao lado do apresentador e empresário Álvaro Garnero e de Cristiana Arcangeli, dona da marca de cosméticos Beauty’in.

A maioria dessas pessoas é gente conhecida que virou também cliente. Elas vivem com o seguinte dilema: para onde ir quando dinheiro na conta não é um problema mas você já rodou metade do mundo? Aí entra em cena Silvana, oferecendo roteiros personalizados a essa turma. Como se vê nas redes sociais, a agente não apenas organiza tudo, como faz as vezes de guia vip nas estadas. “Meu DNA é o público rico”, diz ela, sem falsa modéstia. “Muitos são meus amigos ou amigos dos meus amigos.”

+ Aumento do IPTU será mais salgados em bairros tradicionais

A profissional iniciou no ramo de maneira informal. Quando começou a operar, em 2006, sua agência, a HipTour, era um projeto paralelo tocado junto à carreira de diretora jurídica de uma empresa de tabaco. A história decolou para valer a partir do ano passado, época em que Silvana se inspirou na lógica das blogueiras de moda: expor nas redes sociais para atrair curtidas e, depois, fazer negócios. Passou a postar cliques deslumbrantes na internet com destinos e clientes famosos. Vez por outra, divulgava imagens dela própria, na linha look do dia de viajante.

Com essa estratégia, a sua conta do Instagram saltou de 2 000 seguidores, em janeiro de 2013, para 160 000, nos dias atuais. “Muitas pessoas já me reconhecem em alguns lugares e, é inegável, a exposição trouxe gente para a minha agência.” Uma das excursões vips foi para uma estação de ski em Courchevel, na França, em fevereiro do ano passado. “Nós nos hospedamos em um hotel pequeno e de serviço impecável”, conta Álvaro Garnero. “A Silvana é prática e sem afetação, então não fica oferecendo serviços que não têm a nossa cara”, elogia Adriane Galisteu, outra freguesa, cuja última viagem elaborada pela amiga foi para a Riviera Francesa, em maio

Silvana Alvaro e Cris
Silvana com o casal Álvaro Garnero e Cristiane Arcangeli: férias em Courchevel (Foto: Reprodução/Instagram)

O sucesso nas redes sociais fez a agente de viagens expandir seus negócios. Além de organizar tours, presta consultoria para dar dicas sobre o melhor de alguns destinos. Neste mês, ela abriu um setor especializado em casamentos no exterior. Embora pareçam capricho dos muito ricos, as cerimônias em outros países podem ficar mais em conta do que no Brasil. “Organizei uma para quarenta pessoas na Toscana, na Itália, e tudo custou 95 000 reais”, diz. “Com esse valor, não dá para fazer muita coisa aqui em São Paulo.” Nessas ocasiões, a regra de etiqueta diz que os convidados não precisam dar presente porque já vão gastar dinheiro com a passagem e a hospedagem. Quando os noivos são muito abastados, eles mesmos arcam com todas as despesas. No réveillon, Silvana vai organizar uma festa para 1 000 pessoas na Ilha de Boipeba, na Bahia. “Fechamos as treze melhores pousadas de lá.” O pacote mais caro custa 16 000 reais.

+ Endereços para mergulhar no universo geek de São Paulo

Parte de sua poderosa rede de contatos foi construída nos tempos em que era casada com Giuliano Bertolucci, um dos maiores empresários de futebol do país. Ele agencia jogadores como David Luiz, do Paris Saint-Germain, e Oscar, do Chelsea. Há duas semanas, Silvana levou um grupo de cinco pessoas para dar um “olá” a David Luiz dentro do hotel onde ele mora, na capital francesa. “O pessoal ficou passado quando levei todos para vê-lo.” Durante a Copa, a profissional ficou responsável pelas viagens, deslocamentos e hospedagens dos dezessete integrantes da família do zagueiro para assistir aos jogos.

Silvana Galisteu e filho
Silvana, Adriane Galisteu e o filho Lucca: quinze viagens por ano  (Foto: Reprodução/Instagram)

Aos 42 anos, Silvana mora em uma casa enorme no Jardim Paulista. Tem gravuras na parede de sua sala assinadas por Burle Marx e Tarsila do Amaral. Ela malha em uma academia particular e tem três filhos (Lucca, de 20 anos, Giulia, 18, e Filippo, 16), frutos do casamento com Bertolucci. Todos moram com ela. Eles não se queixam de a mãe viajar mais de quinze vezes por ano ao exterior, e a agente é amiga do ex-marido até hoje. Mas ex-marido é sempre ex-marido: Bertolucci nunca contratou a ex-mulher para organizar as férias.

Manual desobrevivência

Ser precavida para as “emergências” e ter uma lista de motoristas e manicures em cidades como Paris, Londres e Nova York. “É para quando surge uma festa de última hora. A cliente quer ser atendida por staff brasileiro.”

Criar “roteiros de experiência”. “Viajar para fazer compras ficou cafona.” No ano que vem, Silvana vai levar um grupo para saltar de paraquedas na França e na Suíça com um profissional experiente do ramo, Gui Pádua.

Cobrar pelas dicas. Sugerir roteiros e contar as novidades de um lugar sai por 500 reais. “Faço, em média, oito consultorias desse tipo por mês já sabendo que a pessoa não vai fazer o pacote comigo.”

Evitar lugares “hypados”. “St. Barths, no Caribe, virou point de brasileiro rico. Ir pra lá significa encontrar conhecidos”, conta. Para fugir disso, ela vai levar o casal Murilo Benício e Débora Falabella a Nevis, também no Caribe, um lugar mais calmo e sem gente conhecida.

A moda entre os muito ricos é celebrar a união fora do Brasil (Toscana, na Itália, e Punta del Este, no Uruguai, são os destinos favoritos). Os convidados que pagam a passagem estão liberados de dar presente aos noivos.

Postar tudo nas redes sociais. Se estiver ao lado de famosos, melhor ainda. Silvana deve fechar este ano com mais de quinze viagens ao exterior, algumas delas ao lado de personalidades como o jogador Oscar.

Fonte: VEJA SÃO PAULO