Turismo

Agências de viagens montam pacotes para atletas e aventureiros

Empresas de turismo investem em esportes que vão do golfe ao surfe, da Disney às Ilhas Maldivas

Por: Lilo Barros - Atualizado em

Esqui - Turismo - Esporte - 2288
Praticante de esqui na estação de Courchevel, na França: seis noites por 2.962 dólares (Foto: Getty Images/Photononstop Rm)

O engenheiro civil Cid Ferrari, de 47 anos, escalador de grandes montanhas nas horas vagas, já encarou gigantes como o Aconcágua (6.962 metros de altitude, na Argentina), subirá em outubro a pirâmide Carstensz (4.884 metros, na Nova Guiné) e, para 2013, planeja chegar ao cume do Everest (8.848 metros, na fronteira entre Nepal e Tibete). Quando precisa reservar passagens internacionais, negociar descontos ao transportar seus necessários 70 quilos de bagagem e encontrar um bom hotel em alguma região inóspita, ele deixa a organização para agências especializadas. “Enfrento até 30 graus negativos nas expedições, então me dou o direito de ficar livre dessas chatices”, explica.

Para atenderem pessoas com um perfil semelhante, várias empresas de turismo na cidade começaram a oferecer roteiros especiais a esportistas amadores que vão participar de competições no exterior ou desejam visitar locais com infraestrutura para a prática de modalidades de aventura. As ofertas hoje incluem desde campeonatos de golfe nos Estados Unidos até sessões de surfe nas Ilhas Maldivas.As facilidades não se limitam a cobrir a parte burocrática da viagem. Em muitos casos, estão embutidos no preço serviços de apoio, como a consultoria de fisioterapeutas.

A trajetória de uma das agências que atuam no ramo, a Xtravel, sediada no bairro do Itaim, exemplifica o aquecimento do mercado. Entre 2007 e 2011, a venda desses pacotes quase dobrou, chegando à marca de 700 por ano. “Muitos clientes levam a família junto e, depois da competição, aproveitam para esticar o passeio”, conta a proprietária, Ana Coltro.

Corrida Disney - Turismo - Aventura - Esporte - 2288
A corrida Disney: sai por cerca de 5.250 reais por pessoa (Foto: Preston Mack/Disney Parks via Getty Images)

É o caso do analista de sistemas Wander Nardino, de 41 anos. Em janeiro, ele fará sua primeira corrida internacional, o Desafio do Pateta, na Disney. Apesar do nome, o negócio é coisa séria, esportivamente falando. Serão 21 quilômetros no primeiro dia e 42 no segundo. “Vou no embalo do aniversário de 15 anos da minha filha”, diz Nardino. A garota, Camila, também vai participar, num trecho de 5 quilômetros. Depois da competição, eles terão mais uma semana para realizar passeios e compras. O pacote de nove noites inclui o custo da inscrição nas provas, alongamento com professor, tenda para concentração e transporte no dia da atividade, além da passagem aérea e do hotel. Tudo saiu por 5.400 reais por pessoa em apartamento duplo, quase o mesmo preço de um roteiro convencional.

No manual Boa Viagem, disponível na internet, o Procon de São Paulo chama atenção para um cuidado primordial nesse tipo de operação: os contratos precisam ser muito bem detalhados. Certos pacotes de provas de rua incluem macarronada em restaurante italiano na véspera da disputa, para garantir energia extra, ou o traslado de um acompanhante passando por pontos do circuito.

O engenheiro civil Nato Amaral, de 40 anos, dono de um currículo com provas disputadas em lugares como Londres e Cidade do Cabo, faz um alerta para que o conforto prometido não se transforme em pesadelo. “Às vezes, afirmam que o hotel é três-estrelas, sem especificar o nome, e quando você chega é um prédio caindo aos pedaços”, diz. Certa ocasião, Amaral saiu do sério quando foi a Nova York para uma maratona e o guia só queria saber de fazer compras.

Surfe - Turismo - Aventura - Esporte - 2288
O pacote do surfe: hospedagem no Resort Hudhuranfushi, três refeições diárias, bebidas e passagem aérea (Foto: Norbert Eisele-Hein)

Nos casos de turismo de aventura, a agência deve ainda deixar claro o nível de dificuldade de cada atividade e o condicionamento físico exigido. O empresário Osmar Azevedo, de 50 anos, tomou esse cuidado e evitou um grande problema. Quando quis pegar ondas no Peru, em fevereiro, procurou a Nivana, agência com experiência em fechar pacotes em destinos como a Ilha de Tavarua, no Arquipélago de Fiji, onde ocorre uma das etapas do campeonato mundial da turma dos profissionais da parafina. Azevedo explicou que está longe de ser um Kelly Slater, e a agência montou um tour incluindo praias com ondulações menos radicais, como Chi cama, Pacasmayo e Puémape, coerentes com o perfil de um iniciante.

Durante a viagem, uma van recepcionou o grupo no aeroporto e ajudou no transporte das pranchas. O hotel pôs um barco à disposição do grupo para auxiliar na travessia dos trechos mais problemáticos da arrebentação. Também manteve um funcionário para recolher as roupas emborrachadas, lavá-las e entregá-las secas no dia seguinte aos turistas. “Certa vez, fui ao Havaí, mas fiquei com medo de entrar na água algumas vezes devido ao tamanho do mar”, lembra Azevedo. “Agora, no Peru, pude aproveitar bem mais.”

Para suar e passear

Alguns dos pacotes de agências paulistanas

CORRIDA DISNEY

Quando: 10 a 19 de janeiro de 2013 (nove noites)

Onde: Orlando, nos Estados Unidos

Incluídos: inscrição na prova, alongamento com professor, tenda com serviços, transporte no dia da corrida, hotel e passagem aérea

Valor por pessoa em apartamento duplo: a partir de 2.499 dólares (cerca de 5.250 reais)

Tel: (11) 5581-1400

SURFE

Quando: entre setembro e outubro (sete noites)

Onde: Ilhas Maldivas

Incluídas: hospedagem no Resort Hudhuranfushi, três refeições diárias, bebidas e passagem aérea

Valor por pessoa em apartamento duplo: a partir de 5.013 dólares (cerca de 10.500 reais)

Tel: (11) 3138-8282

GOLFE

Quando: entre outubro e dezembro (sete noites)

Onde: Marco Island, nos Estados Unidos

Incluídos: hospedagem no Marco Island Marriott Resort, quatro rodadas para jogar golfe com carrinho, empréstimo de tacos e quatro jantares (não inclui passagem aérea)

Valor por pessoa em apartamento duplo: a partir de 1.492 dólares (cerca de 3.130 reais)

Tel: (11) 2713-6177

SNOWBOARD E ESQUI

Quando: 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2013 (seis noites)

Onde: estação de Courchevel, na França Incluídos: seis ingressos para esquiar o dia todo, hospedagem e passagem aérea

Valor por pessoa em apartamento duplo: a partir de 2.962 dólares( cerca de 6.220 reais)

Tel: (11) 3755-0500

Fonte: VEJA SÃO PAULO