Violência

Advogado criminalista é assassinado com quinze tiros em Guarulhos

Leandro Balcone era conhecido na cidade por liderar protestos contra o governo de Dilma Rousseff. PT de Guarulhos divulgou nota lamentando a morte

Por: Estadão Conteúdo - Atualizado em

Leandro Belcome
(Foto: Facebook)

O advogado Leandro Balcone Pereira, de 35 anos, foi assassinado com quinze tiros na manhã da terça (22), por volta das 11h45, dentro do seu escritório, na região central de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ninguém ainda foi preso.

Testemunhas afirmaram à polícia que um homem se apresentou como cliente e entrou no escritório. Em seguida, foram ouvidos tiros e o suspeito sumiu. Ele é branco, tem cerca de 50 anos, gordo, calvo, usava óculos de grau, vestia camisa azul e calça jeans. Peritos do Instituto de Criminalística estiveram no escritório para tentar identificar alguma pista.

+ Grupo Vem Pra Rua cria placar do impeachment

Balcone era criminalista e ligado a movimentos contra o governo Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores (PT). Esta semana, ele havia postado nas redes sociais um texto no qual criticava a corrupção e defendia a prisão de políticos denunciados na Operação Lava Jato. Disse também que estava recebendo ameaças por ser criminalista e defender a "prisão do chefe da quadrilha".

+ Confira as últimas notícias da cidade

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Guarulhos. Durante todo o dia os investigadores buscaram depoimentos de testemunhas e também imagens de câmeras de segurança pela região. No início da manhã desta quarta (23), a polícia divulgou imagens gravadas por câmeras de segurança de uma casa vizinha ao escritório de Leandro. Na gravação, é possível ver perfeitamente um homem com as características que foram descritas por algumas das testemunhas ouvidas pela polícia. Segundo os investigadores nenhuma hipótese está descartada.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) lamentou a morte de Balcone. O Movimento Brasil Livre Guarulhos também emitiu nota e citou o engajamento de Leandro em defesa de suas convicções políticas. "É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Leandro Balcone. Balcone era um companheiro de lutas nessa cidade, e é uma grande perda nessa caminhada. Que a família e os amigos recebam o conforto e a paz necessária nesses momentos”, diz a nota.  

+ Secretário da Casa Civil deixa governo do estado nesta sexta (25)

O Partido dos Trabalhadores de Guarulhos também emitiu um comunicado sobre o assassinato do advogado, principalmente por conta de algumas manifestações que surgiram na internet associando o crime à oposição política que Leandro manifestava à administraçao petista na cidade.

“O PT de Guarulhos lamenta a morte trágica e violenta do advogado criminalista Leandro Balcone. O Partido dos Trabalhadores tem como premissa a transformação da sociedade pela disputa no campo das ideias; respeita e convive com os pensamentos divergentes. Repudiamos todo e qualquer ato de violência que atente contra a integridade física e psicológica do ser humano. O PT de Guarulhos espera das autoridades policiais ação rápida no sentido de elucidar os fatos e punir com rigor os autores. Prestamos nossos sentimentos à família e a comunidade política", relata o comunicado.

VEJA TAMBÉM

+ Vice-presidente do Corinthians é preso em nova fase da Lava Jato

Fonte: VEJA SÃO PAULO