Água

Acordo garantirá abastecimento de água em São Paulo

Anúncio foi feito na noite de segunda-feira (18) pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, após reunião com representantes dos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Rio Paraíba do Sul - Portal Brasil
A bacia do Rio Paraíba do Sul, uma das maiores do Brasil (Foto: Divulgação/ANA)

Um acordo selado na noite de segunda-feira (18) entre representantes dos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais garantirá o abastecimento de água em 11 municípios paulistas e 26 cidades fluminenses que dependem da bacia do rio Paraíba do Sul. O complexo opera atualmente em sua vazão mínima para preservar os estoques de água.

+ Paulistanos de alguns bairros reclamam de falta de água 

A partir da próxima quarta-feira (20), o Estado de São Paulo reduzirá a vazão do reservatório de Paraibuna de 80 para 42 metros cúbicos por segundo e aumentará a vazão do reservatório de Jaguari de 10 para 43 metros cúbicos por segundo.

Já o Rio de Janeiro reduzirá a vazão do reservatório de Santa Cecília de 165 para 160 metros cúbicos por segundo a partir de 10 de setembro. O prazo do estado fluminense, de acordo com a nota publicada pelo Ministério do Meio Ambiente, é maior porque alguns municípios precisam fazer adaptações no sistema de captação de água.

+ Acompanhe as últimas notícias da cidade

Segundo a ministra Izabella Teixeira, a decisão foi tomada para “garantir o abastecimento de água e prolongar a vida útil dos reservatórios que se alimentam da bacia do rio Paraíba do Sul.”

Fonte: VEJA SÃO PAULO