Especial

6 academias mostram a novidade da estação

Aulas inspiradas em musicais da Broadway e exercícios com aparelhos especiais fazem parte da seleção

Por: Giovana Romani e Mariana Barros - Atualizado em

Gymstick na Runner_capa 2190
Gymstick é uma das opções da Runner (Foto: Mario Rodrigues)

GYMSTICK

Unidos, elástico e barra, dois elementos clássicos da ginástica, formam um só aparelho, o gymstick. Fabricado na Finlândia, o equipamento pesa apenas 300 gramas, mas pode exercer uma carga de até 30 quilos dependendo da resistência do elástico (há cinco níveis que podem ser diferenciados por cor). “Temos mais de 350 exercícios catalogados”, afirma Cida Conti, da Escola Fitness, responsável pela importação do método. Os resultados prometidos com a prática da novidade são o fortalecimento do abdômen e a diminuição da gordura corporal, entre outros.

Runner. Avenida Bem-Te-Vi, 86, Moema, tel.: 11 5042-9600. Mais doze endereços. Mensalidade: 399 reais (plano trimestral).

 

ACQUA JUMP

A velha hidroginástica mudou. Os alteres e macarrões ganharam companhia de acessórios bem diferentes, próprios para o uso dentro d’água. É o caso da minicama elástica adaptada para a piscina e confeccionada com material não corrosivo. “Ainda existe muito preconceito com hidroginástica”, acredita a instrutora Gislaine Mendes, que mostra um exercício na foto abaixo. “As pessoas pensam tratar-se de uma atividade fácil, indicada apenas para idosos e gestantes, o que não é verdade.”  

Acqua Jump_capa 2190
A Acqua Jump usa uma minicama elástica adaptada para a piscina (Foto: Mario Rodrigues)

Companhia Athletica. Rua Kansas, 1582, Brooklin, tel.: 11 5105-7000. Mais três endereços. Mensalidade: 386 reais (plano trimestral).

 

BROADWAY E CLIP DANCE

Duas novas aulas prometem fazer suar como um popstar. Lançada em outubro na unidade da Fórmula do Shopping Eldorado, a Broadway Dance reproduz coreografias dos musicais no telão enquanto os movimentos vão sendo copiados e aprendidos em sala. 'Cats', 'Les Misérables' e 'Chicago' estão entre os destaques trazidos dos palcos para servir de inspiração para malhar. Com formato semelhante, a Clip Dance é norteada pelas novidades dos astros da música pop. Passos de Lady Gaga em suas megaproduções, por exemplo, são imitados pelas alunas, que mantêm um olho no vídeo e outro no espelho. Há ainda edições nostálgicas, como a baseada em um clipe do filme 'Dirty Dancing — Ritmo Quente', de 1987, com Patrick Swayze e Jennifer Grey.

Fórmula Academia. Shopping Eldorado, tel.: 11 2197-7333. Mais três endereços. Mensalidade: 540 reais (plano trimestral).

 

JUKARI FIT TO FLY

Desenvolvida pela Reebok internacional em parceria com o Cirque du Soleil, tem como elemento principal trapézios presos ao teto da sala. Com eles, podem-se fazer desde abdominais até movimentos para exercitar os bíceps e tríceps. Mas há momentos mais divertidos — a fase aérea da aula tem transições com corridas, saltos (como o da foto) e voos. “Trabalhamos condicionamento físico e força”, diz o professor Rubens Ramos. Perdem-se em média 400 calorias em 45 minutos de treinamento. Disponível para homens e mulheres apenas na unidade da Vila Olímpia. 

Jukari_capa 2190
A Jukari Fit to Fly foi desenvolvida em parceria com o Cirque du Soleil (Foto: Divulgação)

Reebok Sports Club. Rua Olimpíadas, 205, Vila Olímpia, tel.: 11 3847-7878. Shopping Cidade Jardim, tel.: 11 3759-7878. Mensalidade: 685 reais (plano trimestral).

 

QUALITY WALK

O nome em inglês esconde um conceito simples: aula de caminhada em grupo. À frente da turma, o professor dita o ritmo das passadas e indica quando mudar a posição da esteira para subida — tudo sem ultrapassar o limite de velocidade. Trata-se de um exercício aeróbico indicado para iniciantes, mesmo os mais apressadinhos desesperados para perder os quilinhos extras até o verão. A lógica é simples: primeiro, aprenda a andar, conheça seu corpo e ganhe fôlego. E só depois se jogue de cabeça (e pernas) na corrida, ou na “quality run”, versão da aula adequada para os mais experientes.

Competition. Rua Oscar Freire, 2066, Cerqueira César, tel.: 11 3061-1155. Mais dois endereços. Mensalidade: 373 reais (plano quadrimestral).

 

XTEND

Esqueça o ritmo frenético das aulas de step. Aqui, deve-se respirar fundo e concentrar-se em cada movimento. Mistura de pilates e balé clássico, o treinamento foca na resistência muscular, aumenta a flexibilidade e melhora a postura e o equilíbrio. Parte dos exercícios é feita com acessórios: bola de borracha pequena, elástico e pesos. Durante a aula, que dura 55 minutos, alguns movimentos são feitos na barra de balé. “Temos um público predominantemente feminino”, afirma a professora Alessandra Dianin. Promete-se um gasto de até 350 calorias por hora.

Bio Ritmo. Avenida Paulista, 2073, terraço 2, Bela Vista, tel.: 11 3145-6555. Mais nove endereços. Mensalidade: 349 reais (plano trimestral).

* Os preços podem variar de acordo com a unidade e os horários escolhidos

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO