Esporte

Como se manter na academia durante o inverno

Saiba quais os cuidados para evitar lesões em tempos frios e conheça as atividades para espantar a preguiça nesta época do ano

Por: Marcus Oliveira - Atualizado em

Academias SP - Runner 2
Academias preparam aulas especiais para atrair os alunos (Foto: Divulgação)

Com a chegada da estação mais fria do ano, muita gente se depara com aquela preguiça de sair debaixo da coberta para malhar e fica ainda mais propensa a cair em tentação na hora de comer. Entretanto, os profissionais da área afirmam que essa, na realidade, é a hora ideal de garantir um corpo sarado para a chegada do verão.

Os especialistas no esporte alertam para algumas dicas espertas que ajudam a manter a frequência nos treinos. A começar por evitar o uso daquelas funções de soneca dos celulares e pular da cama logo que o despertador tocar. Lembre também de colocar a roupa de ginástica perto da cama e vesti-la logo que sair debaixo das cobertas.

Outra saída para os mais preguiçosos é contratar um personal trainer durante o período de frio. Ele vai ajudar a gerar um maior comprometimento. Caso esteja sem grana, combine de ir treinar junto com alguém todos os dias. Isso pode ajudar a motivar ambas as partes.

+ Saiba como evitar as doenças de inverno

+ Blog Corrida: Dicas espertas para se exercitar no frio

Para não perder o público e incentivar os preguiçosos, algumas redes de academias desenvolveram aulas e fórmulas de treino pra espantar qualquer friagem que venha bater à sua porta. Na Bio Ritmo, por exemplo, as novidades para a estação são aula de Street Dance, que chega a queimar 600 calorias em 1h30, até o dia 24 de agosto, e o meeting de inverno, um treino de duas horas que combina todas as modalidades como dança, bike, step, pilates, entre outras atividades com um tema escolhido pelos professores.

Bio Ritmo 3
Os especialistas recomendam um bom aquecimento antes do inícios dos treinos durante o inverno (Foto: Divulgação)

Depois de criar coragem e pular do sofá é preciso ter alguns cuidados. Por causa da baixa qualidade do ar na cidade de São Paulo, é aconselhável evitar a partir das 17h as regiões próximas a marginais e avenidas muito movimentadas em partes baixas da cidade. Outro cuidado especial é com o aquecimento pré-treino e na hora de sair da academia ou malhar a céu aberto.

O coordenador da academia Runner, Guilherme Lacerda, afirma que o aquecimento, além de espantar o frio, tem uma função importantíssima. Ele promove a termogênese corporal, que nada mais é que o aumento da temperatura do corpo, juntamente com a liberação de vários hormônios, entre eles, a endorfina e a adrenalina - no caso de quem treina com regularidade. Lacerda alerta também para os intervalos de tempo entre uma série e outra.

 "Procure manter o batimento cardíaco mais elevado e evite pausas longas entre as séries, pois intervalos excessivos podem fazer com que o corpo esfrie e fique mais suscetível a lesões e contraturas musculares.’’

exercicio
Na Runner, os alunos investem nas aulas para espantar o frio (Foto: Divulgação)

Quem pratica exercício em espaços abertos precisa ter alguns cuidados. Nesses casos, o corpo fica propenso à friagem e, nessa situação, ele prioriza a irrigação do sangue para partes vitais, como o cérebro e o coração, e deixam as regiões de extremidades, pés e mãos, sujeitas a lesões. Portanto, uma boa caminhada e até mesmo uma corrida leve de aproximadamente dez minutos antes de iniciar os treinos já ajudam bastante.

Desculpinha para gordice

A velha máxima de que o corpo queima mais calorias durante o inverno é válida, mas para caso bem extremos, de acordo com o diretor técnico da Bio Ritmo, Saturno de Souza. A teoria se encaixa bem para pessoas que ficam muito expostas ao tempo frio ou que passam algumas horas na rua.

"Existe sim uma vontade de se aquecer por conta do frio, mas quem trabalha em escritório, por exemplo, não fica tanto tempo exposto ao frio e o corpo não queima essa caloria extra. Portanto, é importante manter o treino em dia e ficar livre para dar umas escapadas na hora de comer."

Bio Ritmo Suspension
Na Bio Ritmo, alunos praticam aula de suspensão (Foto: Divulgação)

Cuidados importantes

Feito o aquecimento e o treino, outro momento é bem importante. Nas baixas temperaturas Guilherme Lacerda orienta que os praticantes de atividades façam um alongamento pós-treino, sem esquecerem um agasalho na mochila, pois o choque térmico ao deixarem um espaço fechado pode baixar a imunidade e provocar uma gripe inesperada.

Saturno de Souza, da Bio Ritmo, alerta os corajosos da estação a utilizarem uma blusa ou casacos leves também no início do treino, pois eles ajudam a subir a temperatura mais rápido e evita que o corpo tenha que trocar temperatura com o ambiente, evitando lesões.

Fonte: VEJA SÃO PAULO