Feriado

Veja o que abre e o que fecha em SP na Páscoa

Confira os serviços e os estabelecimentos que funcionam neste feriadão

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Cidade de São Paulo
Para não perder a viagem dentro da cidade (Foto: Germano Luders)

Para quem não vai viajar, programações pra curtir a Páscoa na cidade não faltam. Mas é preciso ficar atento ao funcionamento dos lugares, pois vários estabelecimentos mudam seus horários de atendimento ou fecham as portas. VEJA SÃO PAULO lista o que abre e fecha na cidade durante o dia feriadão. Confira.

Shoppings

Na sexta-feira (29), os centros de compras fazem horários de funcionamento semelhantes ao de um dia de domingo - das 14h às 20h para os lojistas e das 12h às 21h para os restaurantes. Já sábado (30) e segunda (1º), as lojas abrem normalmente, das 10h às 22h.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), sexta-feira (29) não haverá atendimento nas agências bancárias em função do feriado estendido. Na segunda-feira (1º) o funcionamento volta ao normal.

Ônibus

No sábado (9) e domingo (10), o número de viagens seguirá a redução normal dos demais fins de semana. Na segunda (11), a operação será semelhante aos sábados e na terça (12), a redução será equivalente a dos domingos e feriados.

Na Quarta-feira de Cinzas (13), haverá reforço das viagens das 10h às 12h, para atender ao horário de entrada dos trabalhadores nas empresas.

A SPTrans também criou duas linhas de ônibus especiais para atender os usuários que vão acompanhar os desfiles no sambódromo do Anhembi no fim de semana. 

Rodízio de carros

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou a suspensão do rodízio somente na sexta-feira (29), em virtude do feriado. O rodízio volta ao normal na segunda-feira, dia 1º.

Metrô

Durante a sexta (1º), a frota de trens em operação em todas as linhas metroviárias será equivalente a de um final de semana típico. Já na segunda-feira (1º), será semelhante à que circula num fim de semana típico. Para atender aqueles que retornam do feriado, a circulação será antecipada para as 4h nas linhas 1 (Azul), 2 (Verde), 3 (Vermelha) e 4 (Amarela). Na 5 (Lilás), a operação começa normalmente às 4h40.

CPTM

Com a redução do movimento de pessoas no sistema, a CPTM aproveitará para intensificar as obras de modernização. Assim, as Linhas 7 (Rubi), 9 (Esmeralda) e 12 (Safira) serão interditadas parcialmente. Os usuários serão atendidos por ônibus gratuitos do PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) mediante retirada de senha na área interna das estações dos trechos interrompidos. Nas demais linhas, a operação continua, porém com maior período de intervalo entre os trens.

Parques e Esportes

Os parques da cidade funcionam normalmente nesse feriadão. Nas unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), por outro lado, o horário foi alterado e as pessoas podem visitar os endereços das 8h às 18h para atividades culturais.

Espaços Culturais

Vários estabelecimentos na cidade fazem horários especiais. 

Mercados 

Um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade, o Mercado Municipal (Mercadão) abre normalmente na sexta (29) e sábado (30), das 6h às 18h. Fecha apenas no domingo (31).

Feiras

As feiras livres funcionam normalmente no feriado, no sábado e no domingo, em seus locais e horários habituais.

Fonte: VEJA SÃO PAULO