Cidade

Confira o que abre e fecha na véspera e no feriado de Tiradentes

Bancos funcionam normalmente na segunda (20). Transporte público terá circulação diferenciada

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Mistérios - Biblioteca Mário de Andrade
Biblioteca Mário de Andrade, no centro: aberta no sábado (18) (Foto: Levi Mendes Jr.)

Durante o feriado de Tiradentes, alguns serviços não estarão disponíveis e outros terão horário diferenciado. Entre eles, aparecem órgãos municipais e bancos. Abaixo, confira o que abre e o que fecha durante o dia de folga:

+ 25 programas para fazer no feriado desta terça

Bancos: Funcionam normalmente na segunda-feira (20) e fecham na terça-feira (21). Atenção: contas com vencimento marcado para a data do feriado poderão ser pagas na quarta (22), sem multa, de acordo com informações da Febraban.

Transporte: Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o rodízio municipal fica suspenso para carros de passeio na segunda e na terça. Ele volta a valer na quarta-feira, a partir das 7h.

Os ônibus intermunicipais da EMTU/SP terão a redução normal de viagens no fim de semana. Na segunda-feira, a operação será a mesma do sábado, com 75% das viagens dos dias úteis, e, na terça-feira, a frota opera com a programação de domingo.

O metrô, na terça, terá circulação equivalente à utilizada nos domingos. Na quarta-feira, para atender aos que retornam do feriado prolongado, a circulação dos trens será antecipada para as 4h da manhã nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela. Já na linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual, a partir das 4h40.

A CET também vai ativar as ciclofaixas de lazer no domingo e na terça-feira, das 7h às 16h.

+ As mesas mais badaladas para comer no feriado de Tiradentes

Verde e Meio Ambiente: Os parques municipais funcionam normalmente.

Shoppings: Na segunda-feira, os shoppings da cidade têm funcionamento normal. Na terça, ficam abertos das 14h às 20h. As praças de alimentação funcionam das 11h às 23h.

JK Iguatemi
Shopping JK Iguatemi: em atividade das 14h às 20h, no feriado (Foto: Mario Rodrigues)

Saúde: Os hospitais, prontos-socorros, UPAs e AMAs 24 horas funcionam normalmente. As AMAs tradicionais abrem das 7h às 19h. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Ambulatórios de Especialidades, AMAs Especialidades e Hospitais Dia da Rede Hora Certa fecham apenas na terça-feira.

Correios: Na capital, Grande São Paulo, ABC, região de Mogi das Cruzes, Baixada Santista e Vale do Ribeira, as agências dos Correios não funcionam no domingo e na terça-feira. Na segunda-feira, o expediente é normal. Os postos do Poupatempo estarão fechados.

Detran: Todas as unidades fecham na segunda-feira e na terça-feira. Os serviços também ficam suspensos nos postos do Poupatempo e no Disque Detran.

Procon: Na segunda-feira e na terça-feira, os postos de atendimento dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera ficam fechados. Os atendimentos eletrônico e telefônico também não funcionam. Já o funcionamento dos Procons municipais ficará a critério da administração municipal.

Polícia Federal: Os postos de emissão de passaporte da Superintendência Regional da Polícia Federal no Alphashopping, em Alphaville, no Atende Fácil São Caetano do Sul e no Shopping Eldorado ficam fechados na segunda e na terça.

Capa Eleições - Fernando Haddad gosta de andar com o cachorro stick no parque ibirapuera
Parques, como o Ibirapuera, são uma boa alternativa de lazer e funcionarão normalmente (Foto: PRISCILA ZAMBOTTO)

Abastecimento: Na segunda-feira e na terça-feira, os mercados municipais atendem nos seguintes horários: Kinjo Yamato, das 3h às 15h; Paulistano (Central), das 6h às 18h; Teotônio Vilela e Central Leste, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Ipiranga, Penha, Sapopemba, Vila Formosa, Tucuruvi, das 8h às 13h; Pinheiros, das 8h às 15h; e Guaianases, das 8h30 às 13h. Lapa, Santo Amaro e São Miguel ficam fechados.

Os sacolões funcionam nos seguintes horários: Butantã, das 7h às 13h30; Brigadeiro e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhandava, das 7h às 14h30; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Jaguaré, das 7h às 18h,  Jaraguá, das 8h às 13h; Bela Vista, Brigadeiro, Cohab Adventista, City Jaraguá, Lapa e Piraporinha, das 8h às 14h; Cidade Tiradentes, das 8h às 15h. No sábado e no domingo, todos funcionarão nos horários habituais.

+ Feiras Gastronômicas para o final de semana

Cultura: Funcionam tanto no sábado quanto no domingo: Bosques de Leitura, Ponto de Leitura Piqueri, Teatro Alfredo Mesquita, Teatro Cacilda Becker, Teatro Décio de Almeida Prado, Teatro João Caetano, Teatro Leopoldo Fróes, Teatro Martins Penna e Teatro Zanoni Ferrite.

Estarão abertos só no sábado: Arquivo Histórico Municipal, Bibliotecas de Bairro, Biblioteca Mário de Andrade e Biblioteca Pública Circulante (Mário de Andrade).

Não funcionam domingo nem segunda: Ônibus Bibliotecas

Não funcionam na segunda e na terça: Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Pe. José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa, Paulo Setúbal, Centro da Memória do Circo,

Arquitetura Brasileira Vista por Grandes Fotógrafos - Centro Cultural São Paulo
Centro Cultural São Paulo: portas fechadas na segunda-feira (Foto: Patrícia Cardoso)

Não funcionam na segunda: Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa nº 01), Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Centro Cultural da Penha, Galeria Olido, OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez), Pavilhão das Culturas Brasileiras, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos,

Fechados todos os dias: Casa do Bandeirante, Casa do Sertanista, Chácara Lane, Escola Municipal de Bailado, Escola Municipal de Iniciação Artística, Escola Municipal de Música, Monumento à Independência (Capela Imperial), Teatro Artur Azevedo, Teatro Flávio Império, Teatro Paulo Eiró.

O Teatro Municipal funciona normalmente e a Hemeroteca atende mediante agendamento.

Educação: As unidades educacionais permanecem fechadas e os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrem na segunda e na terça das 8h às 18h.

Esportes: Os equipamentos esportivos abrirão normalmente, mas não terão aulas.

+ As novidades do Aquário de São Paulo

Subprefeituras: As praças de atendimento não funcionam.

Ecopontos: Os ecopontos funcionam durante os feriados das 6h às 18h.

Trabalho: As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho não terão atendimento. Os CATs móveis terão ações na terça, das 11h às 17h, na Avenida Milene Elias, 1398, e das 9h às 17h na Praça da Sé.

Fonte: VEJA SÃO PAULO