Feriado

Veja o que abre e o que fecha em SP no feriado

Confira os serviços e os estabelecimentos que funcionam no dia 25 de janeiro e não perca a viagem

Por: Marcus Oliveira - Atualizado em

Centro de São Paulo
Saiba os estabelecimentos que funcionam no aniversário da cidade (Foto: Reprodução)

Para quem não for viajar, programações no aniversário da cidade não faltam. Mas é preciso ficar atento ao funcionamento dos lugares, pois vários estabelecimentos mudam seus horários de atendimento ou fecham as portas. VEJA SÃO PAULO lista o que abre e fecha na cidade durante o dia 25 de janeiro.

Shoppings

Shopping Cidade Jardim
Os shoppings da cidade funcionam em horários semelhantes aos de domingo (Foto: Leo Feltran)

Os centros de compras fazem horários de funcionamento semelhantes ao de um dia de domingo. As lojas abrem entre as 14h e às 20h. As áreas de lazer e as praças de alimentação abrem a partir das 11h.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento bancário no dia 25 de janeiro. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas podem ser pagas no próximo dia útil (28 de janeiro), sem multas.

Ônibus

O transporte coletivo circulará com 50% de sua frota.

Rodízio de carros

Trânsito - Marginal Pinheiros
O rodízio está suspenso no dia 25 de janeiro (Foto: André Lessa/Estadão Conteúdo)

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) informou que o rodízio de veículos está suspenso para carros de passeio e caminhões no dia 25 de janeiro. A operação volta a funcionar normalmente na segunda, 28.

Metrô

A frota é semelhante à de um domingo. Na segunda, para atender aqueles que retornam do feriado prolongado, o início da circulação dos trens será antecipada para as 4h nas linhas Azul, Verde, Vermelha e Amarela.

CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos vai aproveitar o feriado para fazer obras de modernização na linha. Na sexta, sábado e domingo haverão intervenções que impactam nos intervalos entre os trens. A manutenção ocorre nas linhas Rubi, Esmeralda, Coral e Safira.

Unidades do Sesc

Quem ficar pela cidade e quiser aproveitar a programação do Sesc deve conferir os horários de funcionamento de cada unidade. Clique aqui para ver.

Parques e Esportes

Aniversário São Paulo Ibirapuera
O novo show da Fonte do Ibirapuera ocorre entre os dias 19 e 27 de janeiro em dois horários, as 20h30 e 21h (Foto: Divulgação)

Neste 25 de janeiro, os parques da cidade funcionam em seus horários normais. Vale a pena dar uma passada pelo Ibirapuera e ver as projeções que rolam na Fonte. Além deles, os clubes da cidade vão funcionar nos horários habituais, mas apenas para atividades esportivas e de lazer, e os Centros Educacionais Unificados (CEUs), abrem das 8h às 18h para atividades culturais.

Espaços Culturais

Vários estabelecimentos na cidade fazem horários especiais e oferecem uma programação para o aniversário de São Paulo. Veja as atrações imperdíveis em nosso especial e os passeios culturais para conhecer melhor a cidade.

Mercados Municipais

Mercado Municipal
Mercadão completa 80 anos e faz programação especial na sexta (25) (Foto: Heudes Régis)

Um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade também comemora seu aniversário de 80 anos na data. O Mercadão fica aberto no dia 25 de janeiro e a partir das 11h, haverá uma programação especial, que vai até às 18h com a apresentação da escola de samba X9 Paulistana. (Veja especial sobre o Mercadão).

Os demais mercados funcionam nos seguintes horários: Kinjo Yamato, das 3h às 13h; Paulistano (Central), das 6h às 16h; Vila Formosa, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Central Leste, das 7h às 16h; Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Teotônio Vilela, das 8h às 13h; Santo Amaro, das 8h às 16h. Não abrirão: Lapa, Pinheiros e São Miguel.

O atendimento dos sacolões será feito nos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro, COHAB Adventista e João Moura, das 7h às 13h; Butantã, das 7h às 13h30; Bela Vista, Jaraguá, Rio Pequeno e City Jaraguá, das 7h às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7h às 14h30; Cidade Tiradentes, Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h. Os sacolões da Lapa e de São Miguel não funcionarão.

Feiras

As feiras livres funcionam normalmente no feriado, no sábado e no domingo nos locais e horários habituais.

Fonte: VEJA SÃO PAULO