Natal no Ibirapuera

Abertura do Natal Iluminado 2013 atrai centenas à fonte do Ibirapuera

Iluminação das árvores do parque é o ponto alto de um espetáculo que, apesar de decepcionar na trilha sonora e nas projeções, ainda encanta o público

Por: Tiago Faria - Atualizado em

Natal Iluminado - Fonte do Parque do Ibirapuera
Natal no Ibirapuera: Papai Noel é uma das imagens projetadas na fonte (Foto: Ricardo D'Angelo)

O espetáculo dura apenas 25 minutos. Mas houve quem chegasse com até duas horas de antecedência para garantir um bom lugar próximo à fonte do Ibirapuera. Os mais precavidos foram recompensados: às 20h30 de domingo (1º), centenas de pessoas _entre crianças, idosos, famílias inteiras_  já disputavam o gramado à beira do lago para assistir à abertura do Natal Iluminado de 2013, que traz ao local um novo show de luzes e música.

+ Natal: as melhores lojas de ruas, decorações em shoppings, dicas de presentes, receitas para a ceia e muito mais

Neste ano, os organizadores prometeram um número maior de efeitos especiais em relação a 2012, com mais de 200 árvores decoradas com um milhão de lâmpadas de LED, além de uma homenagem ao sanfoneiro Dominguinhos (1941-2013), morto em julho deste ano. Apesar do volume quase discreto do som _mal se ouviu a voz do cantor pernambucano_ e de algumas projeções em baixa definição, o evento provou que, em sua décima edição, ainda pode surpreender.

A auxiliar administrativa Lucia Mendes, 43 anos, foi uma das que aplaudiram e soltaram um “oh!” de espanto quando, aos 20 minutos de show, as luzes das árvores foram acesas. “É lindo. Tudo ficou muito bonito, mas esse final foi especial”, disse ela. No próximo fim de semana, Lucia pretende repetir a dose, desta vez na companhia da mãe.

Natal Iluminado - Fonte do Parque do Ibirapuera
Emoção: mais de 200 árvores ganharam iluminação especial (Foto: Ricardo D'Angelo)

+ Como evitar o trânsito na região do Ibirapuera

Para marcar a abertura da temporada natalina, houve apresentação da Orquestra do Instituto GPA, formada por crianças e jovens com regência do maestro Daniel Misiuk. No repertório, canções natalinas como Noite Feliz e músicas brasileiras como Sampa, de Caetano Veloso, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. A garoa e algumas falhas no som não assustaram a plateia: os instrumentistas foram tão aplaudidos quanto as luzes do lago.

O evento tem duas sessões diárias, às 20h30 e às 21h (leia mais aqui). Para quem assiste do gramado próximo à avenida, as projeções são exibidas com mais clareza, ainda que seja mais difícil ouvir a trilha sonora. Já para quem prefere ver o show de dentro do parque, a iluminação das árvores causa mais impacto e dá a deixa para que se tire fotografias num ambiente azulado. “São duas experiências muito diferentes e muito boas”, explica Maria Costa, 44 anos, que costuma assistir ao Natal Iluminado todos os anos.

Natal Iluminado - Fonte do Parque do Ibirapuera
Natal no Ibirapuera: Papai Noel é uma das imagens projetadas na fonte (Foto: Ricardo D'Angelo)

O show alterna a tradicional danças das águas com imagens projetadas na fonte. O Papai Noel, crianças, bolas natalinas e mensagens como “Viva o momento” e “Respeite as diferenças” aparecem enquanto o público ouve canções como Silent Night, interpretada pela cantora lírica Jackie Evancho, de 13 anos, e Happy Xmas (War Is Over), de John Lennon. Numa das simpáticas surpresas do ano, algumas das músicas ganham arranjos rock'n’ roll.

O espetáculo na Fonte do Ibirapuera já foi visto por mais de um milhão de pessoas desde a primeira edição, em 2004. Neste ano, a expectativa dos organizadores é que 150 mil vejam o show. O entusiasmo do público na noite de abertura mostra que esse número pode – e deve - ser superado.

+ Mais de 50 opções para comer bem na Zona Sul

+ Bares em Moema para curtir depois do show na fonte do Ibirapuera

+ Bares na Vila Mariana, Paraíso e Aclimação

Fonte: VEJA SÃO PAULO