Continua após publicidade

‘A Forma das Coisas’, escrito por Neil LaBute, aborda as transformações humanas

Assim como a maioria dos textos de LaBute, o espetáculo promove oportuna reflexão

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 5 dez 2016, 18h51 - Publicado em 23 abr 2010, 21h29

De tempos em tempos, surge a coincidência de a obra de um dramaturgo ganhar revisão espontânea. Como nem só de William Shakespeare e Nelson Rodrigues vive o teatro, chegou a vez do americano Neil LaBute. No ano passado, Antonio Fagundes encenou o monólogo Restos. Agora, Fabiana Karla protagoniza a comédia Gorda e, em breve, deve estrear Aquelas Mulheres, com Pedro Brício. Em cartaz no Espaço Parlapatões, ‘A Forma das Coisas’, outro exemplar da dramaturgia de LaBute, ganhou inspirada montagem dirigida por Guilherme Leme. Assim como a maioria de seus textos, este também não morre quando a sessão acaba e promove oportuna reflexão.

O drama trata de transformações. Adam (papel de Pedro Osorio) é um garoto tímido, gordinho e sem o menor tato com as mulheres, que trabalha como segurança de um museu. Em uma exposição, ele conhece Evelyn (a atriz Carol Portes), jovem cheia de atitude, sob medida para encantá-lo e moldá-lo. Aos poucos, o rapaz coloca lentes de contato, ingressa em uma academia e, de repente, os amigos (André Cursino e Karla Dalvi) não o reconhecem mais nessa nova embalagem. Por meio de um cenário simples, formado por cinco totens que recriam uma dezena de ambientes, a ação se desenvolve cheia de ritmo e ao embalo de uma deliciosa trilha sonora. O elenco transmite com exatidão as intenções do autor e, diante do final surpreendente, LaBute faz pensar que, em alguns casos, certa vilania pode levar a ganhos futuros.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.