Música

Seis discos que fizeram a cabeça de Tatá Aeroplano

Cantor e compositor que lança Na Loucura e Na Lucidez nesta quarta (13) no Sesc Vila Mariana revela os discos que mais o influenciaram

Por: Luan Flavio Freires - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Conhecido pelo trabalho com as bandas Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro, além de discotecagens em festas como a On The Rocks, realizada às segundas na D.Edge, o cantor e compositor Tatá Aeroplano lança nesta quarta (13) Na Loucura e na Lucidez, o seu segundo trabalho solo, no Sesc Vila Mariana.

 

As oito faixas do álbum são profundamente ressentidas e abordam o incômodo tema dos relacionamentos fracassados e das dificuldades em superar a tristeza. No meio do caminho, há espaço para viagens psicodélicas e guitarras tropicalistas. Bárbara Eugênia, outra figura tarimbada na cena paulistana, abrilhanta o disco com uma participação em Onde Somos Um.

Perguntamos ao músico o que há de mais determinante entre o caldeirão de referências que ele lançou mão para compor o novo trabalho. A lista é a seguinte:

1) Harvest Moon (1992) - Neil Young: "Disco dos mais lindos de todos os tempos. Bom de escutar lúcido. Bom de escutar louco."

2) Transa (1972) - Caetano Veloso: "Álbum eternamente inspirador, apaixonante, atemporal."

3) Pela Mágica Imaginação (2013) - Submarinos: "Escutei muito esse disco antes de entrarmos em estúdio. A banda é formada e idealizada pelo Junior Boca (guitarra) junto com uma galera incrível: Juliana R. (voz), Tony Gordin (bateria), Fernando Catatau (guitarra), Marcelo Cabral (baixo) e João Leão (teclados)."

4) Veckatimest (2009) - Grizzly Bear: "Melodias lindíssimas e canções sublimes."

5) Surrealistic Pillow (1967) - Jefferson Airplane: "Essa foi a pedida da Dustan Gallas (baixo) pra entrar na lista. Eu também considero o disco um clássico absoluto do rock psicodélico"

6) Atom Heart Mother (1970) - Pink Floyd: "Disco escolhido pelo Junior Boca (guitarra) como referência pro disco que gravamos. Atom Heart Mother é um clássico do Pink Floyd, com destaque para as baladas, em especial Summer '68."

Fonte: VEJA SÃO PAULO