38ª Mostra

Além de Hollywood: uma volta ao mundo na sala de cinema

Uma seleção de fitas vindas de países distantes como Islândia, Bulgária e Cazaquistão

Por: Miguel Barbieri Jr. - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A 38ª Mostra Internacional sempre foi conhecida por revelar filmografias exóticas. Os primeiros longas-metragens exibidos em São Paulo vindos do Irã, Romênia, Coreia do Sul e Vietnã, certamente, passaram pelo crivo dos programadores.

+ Mostra Internacional exibe 229 filmes inéditos

Não à toa, nesta edição, há títulos produzidos em países distantes como Bulgária, Cazaquistão e Senegal. A seleção abaixo dá uma noção da diversidade do cinema do mundo e prova que há muitos sinais de vida além de Hollywood.

+ Quinze dos dezoito longas-metragens de Almodóvar serão reprisados

A Gangue - Ucrânia

Um jovem surdo e mudo começa a estudar num internato que abriga secretamente uma rede de crime e prostituição entre seus estudantes, “a tribo”. Ele é forçado a aceitar as duras regras da gangue e participa de vários assaltos, o que lhe garante o respeito dos colegas. Quarta (22), 14h, Espaço Itaú Augusta; domingo (26), 21h45, Cine Livraria Cultura; segunda (27), 21h30, Cine Sabesp; terça (28), 21h30, CineSesc.

Antes da Neve - Iraque, Noruega, Alemanha

Siyar é o homem mais velho da família. Quando sua irmã foge do casamento, ele fica com a tarefa de localizá-la e restaurar a reputação de sua família. Quarta (23), 19h, Cinemateca; quinta (24), 16h45, Cine Sabesp; terça (28), 19h, Shopping Villa-Lobos.

Blind Dates - Geórgia, Ucrânia

Sandro é um professor quarentão que vive com os pais. Ao lado de seu amigo de infância, ele gasta parte do tempo flertando com mulheres pela internet. A brincadeira quase nunca dá em nada, mas tudo muda quando Sandro conhece e se apaixona por Mariana. Sábado (25), 17h50, Caixa Belas Artes.

Filme 'Blind Dates', da Mostra Internacional de Cinema 2014
'Blind Dates', de Levan Koquashvili (Foto: Divulgação)

El Mudo - Peru, França, México

Após uma breve investigação, a polícia conclui que o tiro que quase matou o juiz Constantino Zegarra foi apenas uma bala perdida. Mas Constantino está convencido de que alguém tentou matá-lo. Ele reabre a investigação e logo se vê quebrando algumas de suas próprias regras para provar que está certo. Quinta (23), 22h, Espaço Itaú Augusta; sábado (25), 15h50, Frei Caneca; sábado (26), 14h, Cine Sabesp; terça (28), 22h15, Frei Caneca; quarta (29), 18h50, Reserva Cultural.

Giraffada - França, Palestina

Ziad, um menino de dez anos que vive na Cisjordânia, é tão fascinado por duas girafas do zoológico de Qalqilya que pode até se comunicar com elas. Ele gosta de ajudar seu pai, o veterinário Yacine, que ficou viúvo e trabalha duro para proteger o zoológico como um refúgio para as crianças locais. Quando uma das amadas girafas de Ziad sofre as consequências de um ataque aéreo, Yacine faz de tudo para conseguir trazer outra girafa de Israel. Domingo (26), 14h, Espaço Itaú de Cinema; quarta (29), 14h, Cine Livraria Cultura; quarta (29), 10h, Cine Livraria Cultura.

38ª Mostra - Giraffada
'Giraffada', de Rani Massalha (Foto: Divulgação)

Lua de Mel - República Tcheca, Eslováquia

A cerimônia de casamento de Tereza e Radim parece estar indo bem, até que um jovem misterioso aparece sem ser convidado. Ele aparenta ser amigo do noivo e os convidados se encantam com ele. Quando todos se juntam na mesa de casamento, começam a surgir furos na fachada de romance do casal. Quarta (22), 21h45, Frei Caneca; sábado (25), 17h, CCSP; segunda (27), 16h15, Espaço Itaú Augusta; terça (28), 18h, Cinemário.

Mateo - Colômbia, França

Mateo, um garoto de 16 anos, coleta dinheiro para seu tio criminoso e usa o que recebe para ajudar a mãe. Eles vivem numa região pobre e violenta ao lado do vale do Rio Magdalena, na Colômbia. Para provar seu valor, Mateo concorda em se infiltrar num grupo de teatro local e investigar as atividades políticas de um dos atores. Quarta (22), 15h30, Cine Sabesp; quarta (22), 10h, Cine Sabesp; segunda (27), 22h20, Espaço Itaú Augusta.

Nabat - Azerbaijão

Nabat e seu marido, Iskender, um ex-trabalhador florestal doente, vivem longe da vila. A guerra avança e o filho deles foi morto em batalha. A única fonte de sobrevivência vem do leite da única vaca que possuem. Sábado (25), 17h45, Cine Livraria Cultura.

O Julgamento - Bulgária

Mityo e seu filho Vasko moram numa área pobre próxima à fronteira entre a Bulgária, a Turquia e a Grécia. Mityo perdeu tudo o que tinha de mais valioso – a esposa, o trabalho e a confiança do filho. Para conquistá-lo novamente, ele terá que buscar o seu perdão e pagar por um pecado que cometeu há 25 anos. Quarta (22), 19h, CineSesc; sexta (24), 17h45, Frei Caneca; sábado (25), 14h, Espaço Itaú Augusta; segunda (27), 20h45, Frei Caneca.

Filme 'O Julgamento', da Mostra Internacional de Cinema 2014
'O Julgamento', de Stephan Komandarev (Foto: Divulgação)

Os Proprietários - Cazaquistão

Os irmãos John, Erbol e Aliya são forçados a deixar a casa onde vivem na cidade cazaque de Almaty. Por sorte, a mãe deixou pra eles como herança uma casa numa cidadezinha distante, para onde eles decidem voltar. Mas o irmão alcoólatra do chefe de polícia do lugar, que vive lá ilegalmente há 10 anos, não tem intenção de deixar a casa tão facilmente. Quarta (22), 17h45, Caixa Belas Artes; quinta (23), 22h20, Frei Caneca; sexta (24), 15h40, Frei Caneca; sábado (25), 23h, Frei Caneca; domingo (26), 15h30, Reserva Cultural.

Paris do Norte - Islândia

Hugi é professor numa pequena e remota cidade no leste da Islândia. Ele é feliz sozinho entre as montanhas que cercam o lugar, no qual as ruas estão sempre vazias. Um dia, Hugi recebe um telefonema de seu pai, de quem ele é distante, anunciando sua chegada. Após consultar seu supervisor dos alcoólicos anônimos, ele decide recebê-lo. Mas ele logo vai se arrepender. Quarta (22), 16h15, Reserva Cultural; sexta (24), 16h, Cinemário; domingo (26), 16h, Cine Livraria Cultura.

Filme 'Paris do Norte', da Mostra Internacional de Cinema 2014
'Paris do Norte', de Hafsteinn Gunnar Sigurdsson (Foto: Divulgação)

Por las Plumas - Costa Rica

Chalo é um segurança solitário que trabalha numa pequena cidade. Um dia, ele adquire um galo e lhe batiza de Rocky. Querendo pôr o animal para competir em brigas, ele logo descobre que Rocky precisará de bastante treino. Uma comédia sobre as alegrias e as dificuldades de uma grande amizade. Terça (22), 14h, Frei Caneca; sexta (24), 17h15, Espaço Itaú Augusta; sábado (25), 15h45, Frei Caneca; terça (28), 19h50, Espaço Itaú Augusta; quarta (29), 19h, Shopping Villa-Lobos.

Sob o Céu Estrelado - França, Senegal

Chalo é um segurança solitário que trabalha numa pequena cidade. Um dia, ele adquire um galo e lhe batiza de Rocky. Querendo pôr o animal para competir em brigas, ele logo descobre que Rocky precisará de bastante treino. Uma comédia sobre as alegrias e as dificuldades de uma grande amizade. Terça (22), 14h, Frei Caneca; sexta (24), 17h15, Espaço Itaú Augusta; sábado (25), 15h45, Frei Caneca; terça (28), 19h50, Espaço Itaú Augusta; quarta (29), 19h, Shopping Villa-Lobos.

Sombra Branca - Tanzânia, Alemanha, Itália

Alias está crescendo na selva africana. Por ser albino, ele é vítima de insultos e precisa lidar com a crença de que os corpos dos albinos oferecem poderes mágicos, muito comum entre curandeiros e moradores da região. Os albinos são assassinados e mutilados para que se consiga uma parte encantada de seus corpos. Determinada a salvar Alias, sua mãe o confia a seu irmão, Kosmos, que dirige pequenas empresas na cidade. Sábado (25), 19h, CCSP; segunda (27), 19h, Shopping Villa-Lobos; quarta (29), 19h, Auditório CTR - ECA.

Vagando no Meio do Nada - Vietnã

O jovem casal Huyen e Tung vivem longe de suas famílias, em Hanói. Os dois passam a maior parte do tempo tendo relações sexuais, sem se preocupar em pagar as contas. Tudo muda quando Huyen descobre que está grávida. Ela convence Tung que não quer ter o bebê, mas como eles vão conseguir pagar pelo aborto? Quarta (22), 19h, Auditório CTR - ECA; domingo (26), 21h, Metrô Santa Cruz; quarta (29), 17h30, MIS.

Fonte: VEJA SÃO PAULO