Cinema

35ª Mostra: o que não perder nesta sexta (21)

De documentários a clássicos do cinema, o primeiro dia do evento agrada a todos os gostos

Por: Bruno Machado - Atualizado em

"Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios"
"Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios": produção nacional com Camila Pitanga (Foto: Divulgação)

O primeiro dia da Mostra Internacional de Cinema começa com atrações de peso. Confira os melhores filmes de hoje.

+ Leia tudo sobre a Mostra

+ Monte seu roteiro para a Mostra

+ 35ª Mostra de cinema: saiba como comprar seus ingressos

Documentário

Para quem gosta de Carnaval, o documentário “Coração do Samba” revela os bastidores da bateria da Mangueira. Estão também na programação da Mostra dois outros filmes sobre o tema: “Vai-Vai: 80 Anos Nas Ruas” e “Carnival No Meu Quintal”, este último sobre a folia em Salvador.

Entre os estrangeiros, destaque para “Sergei Paradjanov, o Rebelde”, sobre a vida e a obra do cineasta soviético, e “Os Hipopótamos de Pablo Escobar”, que narra a caçada de um dos maiores traficantes de drogas da Colômbia através dos olhos de um de seus hipopótamos de estimação. Por fim, outra exibição imperdível é a de “Uma Carta Para Elia”, em que Martin Scorsese homenageia o cineasta Elia Kazan.

Ficção

Três outros títulos muito esperados também são apresentados hoje. "Pater”, da Alain Cavalier, que narra a relação quase de pai e filho com o também diretor Vincent Lindon. “Vulcão”, fala sobre a vida de um idoso que perde a vontade de viver após se aposentar, mas que muda de ideia após uma série de eventos. Em “A Ilusão Cômica”, adaptação de um clássico da literatura francesa, um pai procura desesperadamente o filho por dez anos.

Cinema Nacional

Destaque para as aguardadas produções brasileiras “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”, muito aplaudido pela plateia do Festival do Rio – onde Camila Pitanga ganhou o prêmio de melhor atriz –, e “Olhe para Mim de Novo”, um roadie movie narrado por um transexual em pleno sertão nordestino.

Sessões gratuitas

Para quem quer assistir a um drama ou a uma comédia sem por a mão no bolso, as melhores opções do dia são “Maria My Love” e "Acorazado”. O primeiro filme conta a história de uma mulher que, após perder a mãe, decide ajudar uma garota problemática. O segundo narra os problemas de um atrapalhado imigrante que sonha ir para os EUA, mas acaba num lugar muito diferente do imaginado.

Clássicos

São projetados nesta sexta “A Doce Vida” (1960), de Federico Fellini, vencedor de sete Oscars, e “Terra de Um Sonho Distante” (1963), que rendeu a Elia Kazan a indicação ao prêmio de Melhor Diretor.

Fonte: VEJA SÃO PAULO