Boa forma

20 opções de spa: oásis do bem-estar e da tranqüilidade

Endereços legais onde é possível enfrentar o stress da vida paulistana, relaxar e se embelezar

Por: Alecsandra Zapparoli e Giovana Romani - Atualizado em

Até pouco tempo atrás, spa era sinônimo de retiro para tratamento contra obesidade. A filosofia hoje é completamente outra. Os espaços que se multiplicam pela cidade oferecem massagens, banhos de ofurô e uma infinidade de tratamentos de beleza. A maioria deles tem serviços similares, mas com nomes variados – normalmente metidos a besta, como abhyanga, gentlemen’s retreat, garshana, stress less e por aí vai. Aquela atmosfera de paz (que nem sempre convence), com canto de passarinhos e a irlandesa Enya nas caixas de som, também faz parte do novo universo chique-zen. Veja São Paulo experimentou tratamentos em vinte desses espaços e traz nas treze páginas a seguir o que cada um tem de melhor. O preço para passar algumas horinhas imune à correria e alheio ao stress paulistano ainda é alto, mas quem não merece um dia de rei ou rainha?

Hara

Ambiente: o casarão de 3 000 metros quadrados com decoração oriental é um dos espaços mais bacanas da cidade para relaxar e recauchutar o visual. O charme do lugar são os sete bangalôs ao ar livre sobre um lago artificial cheio de carpas e a sala vatsayana, com duas macas, velas mil e uma banheirona para casais. As outras quarenta salas são amplas, mas com decoração normalzinha.

Tratamentos: o carro-chefe é a drenagem linfática, aplicada por fisioterapeutas classificadas como top 2 (menos experientes, 135 reais por uma hora), top 1 (com três anos de casa, 153 reais por uma hora) e vips (com mais de cinco anos de Hara, 189 reais por uma hora). O preço cai proporcionalmente se o cliente fechar pacotes de dez a sessenta sessões. O cardápio inclui ainda massagens relaxantes, drenagem facial, reike e day spa (seis horas por 684 reais).

Novidade: a drenagem com pedras semipreciosas. Criado pela fisioterapeuta e proprietária Ana Luisa Massardi, que tem uma lista grande de famosas entre suas pacientes, o tratamento promete modelar o corpo, eliminar a retenção de líquido e a gordura localizada (108 reais por uma hora).

Homens são bem-vindos? Sim. Não há uma ala específica para eles, mas o ambiente não é constrangedor. Podem fazer os mesmíssimos tratamentos oferecidos para as mulheres.

Endereço: Avenida Europa, 140, Jardim Europa, 3062-5092. www.hara.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (7h às 21h), sábado (8h às 18h) e domingo (9h às 15h).

Mizuki

Ambiente: misto de salão de beleza, academia de ginástica e spa urbano, foi inaugurado em 1954. Há quatro meses, mudou-se para outra casa, bem menor, na mesma rua do Itaim em que suas massagens ficaram famosas.

Tratamentos: o shiatsu (123 reais por uma hora) e a reflexologia (55 reais por trinta minutos) são realizados por profissionais experientes como o terapeuta Thissen Sinzatu, que trabalha ali há mais de trinta anos. Para embelezar, hidratação facial (120 reais por uma hora), feita pelas mãos delicadas de outra veterana, a esteticista Eiko Kuzuhara.

Novidade: um day spa em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. O pacote inclui duas massagens, hidratação facial, ofurô, saquê e sushi – o preço é tão ardido quanto o wasabi que o acompanha, 850 reais por quatro horas e meia de tratamento.

Homens são bem-vindos? Sim. Os tratamentos mais procurados pelo público masculino são limpeza de pele (120 reais), podologia (60 reais) e massagem relaxante (65 reais por trinta minutos).

Endereço: Rua Doutor Alceu de Campos Rodrigues, 282, Itaim Bibi, 3849-0433. www.mizuki.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (7h às 21h) e sábado (8h às 18h).

Espaço Prana

Ambiente: quem entra na loja de produtos para ioga não tem idéia de que há um pequeno spa, com cinco salas, logo ali. Um corredor cheio de plantas é o caminho para a maior delas, com tatame e ofurô.

Tratamentos: a massagem ayurvédica (130 reais por uma hora e meia) é forte e utiliza algumas técnicas de alongamento para relaxar os músculos. Se você não está acostumado a receber massagem, pode ficar um pouco dolorido no dia seguinte. O spa oferece outras vinte opções de tratamento corporal e facial.

Novidades: os banhos de ofurô especiais para o inverno. O de chocolate, feito com cacau em pó, leite, manteiga de cacau e pimenta-negra, é um deles (100 reais por uma hora).

Homens são bem-vindos? Sim. A massagem preferida deles é a ayurvédica.

Endereço: Rua Professor Atílio Inocentti, 631, Itaim Bibi, 3044-7444. www.espacoprana.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (10h às 21h) e sábado (9h às 15h).

Magma

Ambiente: para chegar à recepção dessa casa meio escondida na Vila Madalena é preciso descer um lance de escadas. Há cinco salas de atendimento. Três delas ficam em frente a uma fonte de água, que funciona como trilha sonora para a massagem.

Tratamentos: são dezoito opções. Um dos mais exóticos é o garshana, esfoliação corporal feita com escovas enormes (150 reais por cinqüenta minutos). As escovadas doem um pouco, mas a sensação que vem depois – um relaxamento tão intenso que deixa o corpo até mole – vale a pena.

Novidade: a drenagem linfática oriental, diferente da comum porque utiliza óleos essenciais (145 reais por cinqüenta minutos).

Homens são bem-vindos? Depois do expediente é possível encontrar alguns executivos por ali, mas a freqüência maior é feminina.

Endereço: Rua Aspicuelta, 227, Vila Madalena, 3816-5816. www.magma.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (11h às 21h) e sábado (9h às 19h).

Mantra

Ambiente: com apenas 38 metros quadrados, o Mantra é um pequeno e simpático achado na Zona Leste. A proprietária, Lissandra Assunção, trouxe de Denver, nos Estados Unidos, o conceito desse minispa. "Aqui, tudo é pensado para transmitir uma sensação positiva, independentemente do tamanho", diz. Além da recepção, há duas salas razoavelmente espaçosas e bastante funcionais. As paredes são coloridas e o bom gosto está nos mínimos detalhes, como os quadros orientais nas paredes e os potinhos com flores secas e canela em pau.

Tratamentos: são cerca de vinte procedimentos avulsos e sete programas de day spa. O que contém massagem relaxante, cromoterapia, esfoliação corporal e limpeza de pele dura três horas e inclui lanchinho e brinde-surpresa (185 reais).

Novidade: a massagem rústica feita com bambus. Em alguns momentos, os rolinhos de madeira apenas deslizam pelas costas, pernas e pés. Em outros, há uma pressão mais forte e é possível sentir a musculatura se soltando (80 reais por cinqüenta minutos).

Homens são bem-vindos? Sim. "Muitas mulheres presenteiam o namorado e o marido com massagens", conta Lissandra.

Endereço: Rua Celso de Azevedo Marques, 395, sala 105, Mooca, 2076-8140. www.mantraestetica.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (9h30 às 20h) e sábado (9h às 14h).

Freshy Spa & Gifts

Ambiente: o espaço de 800 metros quadrados em pleno shopping tem nove salas de massagem, lounge e loja de produtos de beleza. A decoração é moderna, com mobiliário clean e luz baixa – o universo das sacolas fica mesmo do lado de fora.

Tratamentos: entre mais de trinta opções, há o ritual freshy, que inclui esfoliação, massagem e banho de espuma (140 reais por uma hora). O site www.freshy.com.br traz o menu completo das técnicas, com legendas que mostram o nível de intensidade e de relax de cada uma delas.

Novidade: a esfoliação com sais marinhos, seguida de aplicação de máscara corporal de argila. É preciso tomar dois banhos durante o ritual, um para tirar o sal e outro para limpar a argila. Faz uma meleca na sala toda, mas deixa a pele realmente lisinha. Uma massagem com creme hidratante da marca Ducha finaliza o tratamento, batizado de body and care (100 reais por uma hora).

Homens são bem-vindos? Há um vestiário masculino para atender os muitos clientes homens que freqüentam o local.

Endereço: Shopping Eldorado, 2197-6069. www.freshy.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (8h às 22h) e sábado (10h às 20h).

Instituto de Beleza Dior

Ambiente: trata-se de uma sala no mezanino da perfumaria Opaque, no Pátio Higienópolis. O inconveniente é que o espaço da grife francesa Christian Dior, inaugurado há um ano, não conta com banheiro (por norma do próprio shopping) – há um pequeno vestiário com chuveiro.

Tratamentos: esfoliação, hidratação facial e corporal, aplicação anti-rugas, autobronzeamento e massagem relaxante. Todos são feitos com os cosméticos da marca e custam entre 190 e 1 080 reais (cinco sessões).

Novidade: o cardápio acabou de ser reformulado. São treze opções, entre elas a chamada time for yourself, massagem relaxante com alguns movimentos da drenagem linfática (220 reais por cinqüenta minutos).

Homens são bem-vindos? Há a hidratação facial com limpeza profunda dedicada exclusivamente ao público masculino. O tratamento é realizado com a linha Dior Homme Dermo System (190 reais por uma hora e meia).

Endereço: Shopping Pátio Higienópolis, loja 335, 3823- 2672. www.opaque.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sábado (10h30 às 21h).

Otris

Ambiente: o casarão de três andares em Higienópolis completou recentemente um ano. Seus oito terapeutas atendem em quinze salas, além do quiosque, onde são realizadas massagens e aulas de ioga.

Tratamentos: o forte ali são as terapias de relaxamento, como a ayurvédica (160 reais por uma hora) e a massagem de pedras quentes (130 reais por uma hora), embora também ofereça tratamentos estéticos, como drenagem linfática (130 reais por uma hora) e bronzeamento (45 reais por quinze minutos).

Novidades: o banho de uva na banheira de hidromassagem, que promete relaxar e rejuvenescer (120 reais por trinta minutos), e a máscara de chocolate no corpo todo (exceto no rosto) para hidratar e nutrir a pele (120 reais por 45 minutos).

Homens são bem-vindos? Sim, e já representam 40% da clientela. Para eles, há o procedimento facial com produtos da espanhola Germaine de Capuccini (120 reais por uma hora).

Endereço: Rua Ceará, 470, Higienópolis, 3666-7012. www.otris.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (9h às 21h) e sábado (9h às 18h).

Espaço Girassol

Ambiente: funcionava no minúsculo subsolo de um restaurante vegetariano na Vila Madalena. Passou por uma reforma de ampliação e, desde o início deste mês, ocupa os três andares do antigo negócio. Na casa, colorida e aconchegante, há três salas de atendimento, vestiário e salão para a prática de ioga.

Tratamentos: a especialista Ângela Freitas aplica em uma só sessão terapia floral, reequilíbrio de chacras, auriculoterapia, cromoterapia e mandala de cristais. Tudo, segundo ela, para equilibrar corpo e mente (90 reais por uma hora). Há também seis opções de massagem.

Novidade: a anma é uma massagem oriental em que os músculos são, literalmente, amassados. A curiosidade é que para recebê-la é preciso estar de calça de moletom, camiseta e meias. A roupa leve auxilia o deslizamento das mãos do terapeuta sobre o corpo. Boa para aqueles que não são fãs de massagem com óleo (110 reais por uma hora e quinze minutos).

Homens são bem-vindos? Como os banheiros são individuais e ficam dentro de cada sala, não há constrangimento algum para eles.

Endereço: Rua Girassol, 602, Vila Madalena, 3034-4449. www.espacogirassol.com.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (10h às 20h) e sábado (9h30 às 17h).

Bain de Lux

Ambiente: no meio do buchicho dos Jardins, a casa de dois andares conta com três salas de massagem com macas e uma com tatame, onde são ministradas aulas de ioga. Um lugarzinho ao ar livre no 1º piso abriga um ofurô de madeira.

Tratamentos: todos são fundamentados nas técnicas da ayurveda. Invista em uma consulta (100 reais) com Deneli Rodriguez, especialista na tradicional medicina indiana. Após uma longa entrevista, ela determina o seu dosha (uma espécie de biótipo, formado pela combinação dos elementos da natureza, que, do ponto de vista da medicina ayurvédica, são cinco: água, terra, fogo, ar e espaço). Isso indicará o tipo de dieta, atividade física e tratamento mais adequado para você.

Novidade: a tal da sauna ayurvédica. A pessoa fica encaixotada no vapor apenas com a cabeça para fora. Só pode ser feita depois de algum tratamento corporal (80 reais por vinte minutos). A idéia é eliminar toxinas.

Homens são bem-vindos? Sim. Segundo Deneli, a clientela masculina ainda prefere terapias para bem-estar a tratamentos estéticos.

Endereço: Alameda Jaú, 1906, Jardim Paulista, 3083-5443. www.baindelux.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (10h às 19h) e sábado (10h às 17h).

Lesedi

Ambiente: a casa ampla e arejada de 600 metros quadrados tem estúdio de pilates, sala de ioga, RPG e lanchonete. O spa funciona na parte de trás do terreno, bem em frente a um agradável jardim com caramboleira e caquizeiro.

Tratamentos: são dezoito programas de day spa. O pacote que inclui massagem relaxante e banho de ofurô custa 225 reais e dura duas horas.

Novidade: a Acqua Spa, uma banheira com 2,20 metros de comprimento, daquelas em que dá para se refestelar na água sem derramar uma gotinha sequer. Multifuncional, ela tem hidromassagem, jatos de ozônio e drenagem subaquática (152 reais por uma hora).

Homens são bem-vindos? Sim. Foi desenvolvido um programa de day spa só para eles, com produtos adequados para a pele masculina (345 reais por três horas).

Endereço: Rua Doutor Jesuíno Maciel, 1160, Campo Belo, 5093-1100. www.lesedi.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (7h às 21h) e sábado (8h às 17h).

Luiza Sato

Ambiente: depois de tirar os sapatos para entrar, o cliente acomoda-se numa poltrona confortável branca, estica as pernas e bebe uma xícara de chá verde ou experimenta um missoshiro quentinho. Os vinte endereços da rede (dois próprios) têm decoração bem parecida, com jardim japonês, biombos e tatames.

Tratamentos: a coluna vertebral da clínica é o shiatsu, que massageia os pontos da acupuntura. As sessões de meia hora (75 reais), 45 minutos (110 reais) e uma hora (135 reais) são realizadas por um dos 200 discípulos de Luiza Sato, que morreu em dezembro do ano passado.

Novidade: o day spa por 420 reais. As quatro horas que você passa ali são divididas assim: ofurô (vinte minutos), shiatsu (uma hora e meia), reflexologia (trinta minutos), massagem sueca (uma hora) e shiatsu facial (trinta minutos).

Homens são bem-vindos? Não só são bem-vindos como representam metade da clientela.

Endereço: Rua Mariana Correia, 52, Jardim Europa, 3085-5406. www.luizasato.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (7h às 20h30), sábado (9h às 19h) e domingo (10h às 17h).

Lanaai

Ambiente: o branco toma conta das paredes e dos móveis das onze salas desta clínica de 520 metros quadrados. No térreo, há um pequeno salão de beleza apenas com manicure. No piso de cima ficam os equipamentos para tratamentos de beleza. É o lugar ideal para quem adora uma novidade high-tech.

Tratamentos: são cerca de trinta. A aplicação de vitamina C no rosto (30 reais por vinte minutos) promete efeito antioxidante e, de imediato, hidratar a pele. A campeã de pedidos, no entanto, é a massagem mix, que combina drenagem linfática e massagem modeladora (60 reais por uma hora).

Novidade: o Invel, aparelho que emite raios infravermelhos, estimula o funcionamento do metabolismo e auxilia na queima de gordura (40 reais por quarenta minutos). Poderia ser uma máquina milagrosa em que você entra gordinha e sai magrinha. Pena que não é. São necessárias pelo menos três sessões seguidas, em um período sem ingerir carne e derivados de leite, para os resultados começarem a aparecer.

Homens são bem-vindos? Sim, e curtem fazer tratamentos estéticos também. Há três salas e um banheiro reservados para eles.

Endereço: Avenida Pedroso de Moraes, 2607, Alto de Pinheiros, 3034-5898. www.lanaai.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (9h às 20h) e sábado (9h às 13h).

Amanary

Ambiente: segue o padrão de qualidade do Hotel Grand Hyatt, onde está localizado. Isso significa que o atendimento é impecável e as instalações são de primeira. Cada uma das sete salas de massagem tem um espaço privado (onde a terapeuta não entra), que oferece pia, espelho, cabide, porta-jóias, roupão branco e ducha redonda com jatos de água que saem por todos os lados. A piscina aquecida, que fica logo na entrada do spa, é exclusividade dos hóspedes. Já a sauna pode ser usufruída por qualquer cliente.

Tratamentos: são 27 ao todo. A massagem feita com pedras quentes e óleos essenciais é uma delícia. A certa altura fica difícil distinguir a pedra do toque do terapeuta. E é essa a intenção (165 reais por cinqüenta minutos). Há oito opções de day spa (232 a 532 reais).

Novidade: o minifacial, para quem tem pouco tempo para se cuidar. Inclui higienização, tonificação, ionização na área dos olhos e aplicação de máscara com princípio ativo. Dá uma boa disfarçada nas olheiras e na expressão cansada (120 reais).

Homens são bem-vindos? Sim. Muitos homens, principalmente hóspedes do hotel, circulam por ali.

Endereço: Avenida das Nações Unidas, 13301, Brooklin, 6838-3300. www.amanary.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a domingo (9h às 22h).

Renaissance

Ambiente: reformado em abril, o spa de 460 metros quadrados conta agora com dez salas, espaço para aulas de ioga e pilates e um gazebo na área externa.

Tratamentos: seis opções de banho de ofurô (95 reais por cinqüenta minutos), três tipos de tratamento facial com produtos da marca francesa Givenchy (a partir de 360 reais) e massagens corporais (reflexologia, shiatsu, ayurvédica, sueca, pedras quentes) a partir de 149 reais por 45 minutos.

Novidade: a massagem hamman (175 reais por uma hora e dez minutos), que apesar da origem árabe utiliza argila da Amazônia para limpar e esfoliar o corpo (um pouquinho dolorida). Se a idéia for uma experiência diferente, opte pela shirodara, uma terapia indiana. Durante trinta minutos, um fio de óleo contínuo cai no meio da testa (165 reais).

Homens são bem-vindos? Sim. Há duas massagens específicas, caso da esportiva e do shiatsu (ambas 149 reais por 45 minutos) e um tratamento facial antiidade (180 reais por uma hora).

Endereço: Alameda Santos, 2233, Cerqueira César, 3069-2081. www.renaissance.com.br/saobr.

Horário de funcionamento: segunda a domingo (7h às 22h).

Buddha Spa

Ambiente: antiga filial da Clínica Luiza Sato, tornou-se Buddha Spa há um ano. "Queríamos expandir nossa gama de tratamentos", diz Gustavo Albanesi, um dos sócios. Os sapatos ficam na porta e por ali só se circula de pantufas. Toda a casa, de 1 100 metros quadrados, é decorada com motivos japoneses. Tem catorze salas de atendimento, lanchonete, estúdio de pilates e salas de ioga. Dos quinze terapeutas, treze são descendentes de orientais.

Tratamentos: a exclusividade é a linha de cosméticos Kenzoki, da grife Kenzo. A massagem relaxante feita com cremes da marca deixa o corpo com um cheirinho muito bom (98 reais por cinqüenta minutos). Aroma de bambu, arroz, gengibre ou flor de lótus? Essa é a única escolha que pode confundi-lo.

Novidade: o dia da noiva zen inclui banho de ofurô com sais importados e pétalas de rosa, massagem, reflexologia e almoço (300 reais por três horas).

Homens são bem-vindos? Sim. A terapia que dá mais ibope entre eles é o shiatsu.

Endereço: Rua Engenheiro Edgard Egídio de Souza, 510, Higienópolis, 3668-7221. www.buddhaspa.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (7h às 20h), sábado (9h30 às 18h30) e domingo (10h às 16h).

L’Occitane

Ambiente: o lugar é bem pequeno (150 metros quadrados), mas todo ajeitado. Tem estantes patinadas, paredes de textura rústica, chaises brancas, cortinas e tapetes de algodão. Ocupa o andar de cima de uma casa nos Jardins onde funcionam o restaurante La Table, a loja de cosméticos L’Occitane e a butique de azeites Oliviers & CO.

Tratamentos: banhos terapêuticos e massagens corporais e faciais, todas feitas com produtos da marca francesa. Antes de cada uma delas, escolhe-se o aroma (amêndoa, verbena, lavanda, mel ou oliva) do produto que será usado.

Novidade: a massagem relaxante "despertar dos sentidos", um mix de várias técnicas (drenagem linfática, shiatsu e ayurvédica). Há sessões de meia hora (75 reais), cinqüenta minutos (150 reais) e uma hora e meia (220 reais). Realizada na maca quentinha, relaxa toda a musculatura. Dá para esquecer da vida.

Homens são bem-vindos? Sim. O mais procurado por eles é o pacote le bain (230 reais por uma hora e vinte minutos), com banho, massagem, chá e biscoitinhos.

Endereço: Rua Bela Cintra, 2023, Jardim Paulistano, 3088-9008. www.spaloccitane.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sábado (10h às 22h) e domingo (11h às 17h30).

Kan Tui

Ambiente: o sobrado de decoração simples tem duas salas de ofurô e duas de massagem.

Tratamentos: o mais legal é combinar massagens e banhos. O "banho do olimpo" é uma das catorze opções do menu (98 reais por uma hora). Preparado com leite, pétalas de rosa e sândalo, parece feito sob encomenda para mulheres que andam com a auto-estima lá embaixo. Dá mesmo para se sentir como uma deusa grega.

Novidade: o banho de frutas vermelhas é hidratante e energizante (120 reais por uma hora). Acompanham chá de frutas vermelhas e torradinhas com geléia de... frutas vermelhas.

Homens são bem-vindos? "A parcela masculina vem crescendo a cada ano", diz Marcos Motta, dono do Kan Tui. "Atendemos de delegados a executivos."

Endereço: Rua Arandu, 427, Brooklin Novo, 5505-4433. www.dayspa.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (10h às 20h) e sábado (10h às 17h).

Kyron Spa

Ambiente: fácil, fácil dá para esquecer que este spa fica no meio do burburinho de um shopping, pelo tamanho (750 metros quadrados) e pelo sossego. Plantas e pinturas que evocam a natureza estão por toda parte. Quase tudo ali é branquinho, com exceção de algumas salas de massagem, com pitadas do Oriente e vista para um jardim interno.

Tratamentos: é possível fazer massagens corporais (125 a 335 reais), faciais (125 a 325 reais) e banhos terapêuticos (135 a 235 reais). Se tiver tempo, há pacotes com no mínimo três horas de duração que combinam essas três opções.

O que vale a pena: a massagem havaiana kahuna. É uma experiência beeem diferente, indicada para os já iniciados no mundo das massagens. Você fica besuntado de óleo vegetal de gergelim cosmético – são usados cerca de 300 mililitros (em uma comum são, no máximo, 50 mililitros). Com movimentos que lembram uma dança, o profissional utiliza o antebraço e o cotovelo para deslizar da coluna aos pés. Uma delícia (325 reais por 1h20).

Homens são bem-vindos? Sim. "Antes o público masculino, que representa 45% dos nossos clientes, procurava mais tratamentos de relaxamento", conta a gerente Fernanda Ferrari. "Hoje, aumentou a procura também pelos estéticos, como limpeza de pele e drenagem linfática."

Endereço: Shopping Iguatemi, mezanino, loja Y27, 3095-3000. www.kyronspa.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sábado (9h às 22h) e domingo (14h às 20h).

Artisalus

Ambiente: no spa das mãos e dos pés, em uma casa harmonizada nos preceitos do feng shui, há poltronas confortáveis e jardim zen. Ainda assim não perde o clima de salão de beleza com o tititi habitual da mulherada. Há um mês, a esteticista Edy Guimarães passou a atender em duas salas do 1º andar.

Tratamentos: o das mãos é feito com uma seqüência de produtos da empresa alemã Alessandro Internacional, como loção bactericida, banho de mel, três lixas de formatos diferentes, emoliente para as cutículas, um esfoliante

para unhas, outro para as mãos, e hidratante com luvas térmicas (47 reais). O spa dos pés é quase igual (62 reais).

Novidade: hidratação para as mãos com parafina feita com luvas individuais descartáveis. O tratamento inclui também esfoliação e máscara regeneradora (80 reais por vinte minutos).

Homens são bem-vindos? Sim. O spa de mãos e pés para homens é todo feito com produtos da linha Uomo, da Alessandro, desenvolvida especialmente para eles.

Endereço: Rua Iguatemi, 347, Itaim Bibi, 3079-1134; www.artisalus.com.br.

Horário de funcionamento: segunda a sexta (9h às 19h) e sábado (9h às 17h).

Fonte: VEJA SÃO PAULO