Cinema

17 curiosidades sobre Tim Burton

Fique expert na vida e obra do cineasta antes de visitar a exposição do MIS

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

A exposição mais esperada do ano,Mundo de Tim Burton estreia na quinta (4), no Museu da Imagem e do Som (MIS). Antes de encarar a fila, saiba 17curiosidades sobre Tim Burton:

1- Ele tem mania de sair desenhando em guardanapos por onde quer que vá. Tanto que os pedaços de papel viraram livro: Things you Think About in a Bar ("Coisas que você Pensa em um Bar"), que está à venda no site da Steeles Publishing. Na mostra do MIS, os visitantes poderão ver noventa guardanapos em dois grandes paineis.

Edward Mãos de Tesoura
Johnny Depp e Winona Ryder, em 'Edward Mãos de Tesoura', de 1990 (Foto: Divulgação)

2 - O Edward Mãos de Tesoura fala apenas 169 palavras no filmes todo. A ideia para o personagem surgiu quando o cineasta ainda era um garoto. O bairro onde Edward vive é uma reprodução da cidade natal de Burton, chamada Burbank, na Califórnia.

+ Saiba tudo sobre a mostra de Tim Burton

3 - Ainda falando de Edward, interpretado por Johnny Depp: seu cabelo desgrenhado foi inspirado na cabaleira de Robert Smith, da banda The Cure. E os cortes estilizados que ele fez nos cachorros em uma das cenas do filme é real.

O Estranho Mundo de Jack
'O Estranho Mundo de Jack': esqueletinho se cansa de assustar os outros e resolve levar a alegria do natal para todos (Foto: Reprodução)

4 - Cem pessoas participaram da produção da animação O Estranho Mundo de Jack: para cada segundo de filme, eram feitos doze stop-motions. Uma pequena parte da história já havia sido escrito por Tim Burton, quando ele era animador da Disney, na década de 1980.

Beetlejuice
Após 35 anos, filme Beetlejuice deve ter continuação (Foto: Reprodução)

5 - Beetlejuice, Beetlejuice, Beetlejuice! Banana Boat Song, a música que os personagens do filme cantam na cena do jantar é de Harry Belafonte. Winona Rider tinha apenas 17 anos quando participou do longa: ela já anunciou que haverá a continuação e que ela deve participar.

6 - Tim Burton tem fissura por alguns atores: Johnny Depp, Winona Rider, Helena Bonham Carter, Catherine O'Hara e Christopher Lee batiam ponto em seus longas (se não atuavam, emprestavam suas vozes aos personagens animados). Burton já lançou nove filmes com Johnny Depp e sete com Bonham Carter. O primeiro filme sem nenhum dos personagens com quem ele normalmente trabalha é Grandes Olhos, lançado em 2014.

Frankenweenie
'Frankenweenie' tem várias referências de filmes de terror antigos (Foto: Divulgação)

7 - Frankenweenie tem muitas referências de filmes de terror antigos, pelos quais Tim Burton era apaixonado desde criança. Alusões a Nosferatu, Frankenstein e Os Pássaros podem ser notadas pelos amantes do gênero do cinema.

+ Tim Burton virá a São Paulo para exposição no MIS

8 - Ainda em Frankenweenie: A Menina-Estranha, personagem principal da animação, foi criada pelo cineasta no livro The Melancholy Death of Oyster Boy & Other Stories, que ele lançou em 1997.

Alice no País das Maravilhas - Tim Burton
'Alice no País das Maravilhas' de Tim Burton: versão dark do conto de Lewis Carroll (Foto: Divulgação)

9 - Lançado em 2010, Alice no País das Maravilhas ganhou dois Oscars, em 2011: melhor figurino e melhor direção de arte. A continuação da série, Alice Através do Espelho, está prevista para ser lançada no Brasil no dia 26 de maio.

10 - Burton foi diretor de vários curtas que mesmo os maiores fãs ainda não assistiram. É o caso de The Island of Doctor Agora, Prehistoric Caveman, 1997, Doctor of Doom e King and Octopus Animation, realizados na década de 1970.

A Fantástica Fábrica de Chocolate
Johnny Depp interpreta Willy Wonka em  'A Fantástica Fábrica de Chocolate': ator é figura constante nos filmes de Burton (Foto: Divulgação)

11 - Para A Fantástica Fábrica de Chocolate, a Nestlé cedeu  1 850 barras de chocolate. Outras 110 000 barras de plástico foram feitas e embrulhadas com papeis da Nestlé.

12 - Os Oompa-loompas, pigmeus que aparecem para cantar as músicas psicodélicas de A Fantástica Fábrica de Chocolate, eram todos interpretados por Deep Roy: cada um deles representa uma performance diferente que ator teve que fazer.

13 - Tim Burton fez um filme biográfico sobre um diretor que é considerado o pior de todos os tempos: Ed Wood. O longa custou mais do que todos os filmes juntos feito pelo próprio Edward Wood.

+ Universo de Mondrian toma o CCBB

14 - Seu primeiro longa-metragem foi As Grandes Aventuras de Pee-Wee, em 1985. Pee-wee é o alter ego do ator americano Paul Reubens, que criou o personagem na década de 1980 e participou de diversos programas infantis. Depois de estrelar do filme de Tim Burton, grande sucesso de público, Reubens foi pego em uma sala de cinema pornô - a gafe o forçou a parar de interpretar o personagem.

Sombras da Noite - Helena Bonham Carter
Helena Bonham Carter em 'Sombras da Noite': ficou casada durante treze anos com o cineasta (Foto: Divulgação)

15 - Um dos casais mais excêntricos de Hollywood, Tim Burton e Helena Bonham Carter foram casados durante treze anos e anunciaram sua separação em 2014. Eles se conheceram em 2001, na filmagem de O Planeta dos Macacos, quando ela logo se tornou a musa do cineasta. 

16 - Em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, a cidade fictícia de Sleepy Hollow foi inteiramente construída para o longa, em três meses. Durante as filmagens (o filme foi lançado em 1999), bateu recorde como o maior set de filmagem já construído na Inglaterra.

Batman de Tim Burton encontra Batman de Christopher Nolan
Tim Burton também dirigiu dois longas do Batman (Foto: Divulgação)

17 - Quando convidado pela primeira vez para fazer o papel de Coringa, do Batman, Jack Nicholson recusou. A segunda opção era Robin Williams, que prontamente aceitou o convite. Mas equipe resolveu chantagear Nicholson dizendo que se ele não aceitasse, Williams, faria o papel. Foram dois segundo para que Nicholson mudasse de ideia!

 

 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO