Roteiro

14 regras para viver bem no ABC

As dicas para escapar de ciladas e aproveitar tudo o que a região tem a oferecer

Por: Meriane Morselli - Atualizado em

chico mendes
Parque Chico Mendes: espaço para caminhadas e prática de esportes em São Caetano (Foto: Reprodução/Prefeitura de São Caetano)

Quem é do ABC e vai diariamente para São Paulo estudar ou trabalhar, sabe que muitas vezes deixa o que tem de bom na região para explorar os lugares da capital. Listamos a seguir uma série de dicas para você aproveitar tudo de bom que as cidades podem oferecer e também te tirar de algumas ciladas. Confira:

1) Sempre dê uma olhada se é melhor pegar a Anchieta, a Imigrantes ou ir pelo Ipiranga antes de sair para um compromisso em São Paulo. Nós bem sabemos como o tempo voa parado nos congestionamentos.

+ 25 motivos para amar São Caetano

2) Tome muito cuidado ao andar de carro à noite na Avenida Almirante Delamare e no trecho urbano da Anchieta. Muita gente já foi assaltada lá.

3)  Jamais chegue muito tarde para almoçar nos shoppings de domingo. As praças de alimentação do Metrópole, ParkShopping São Caetano, Shopping ABC, Grand Plaza e os outros costumam bombar.

+ Marca especializada em arroz doce abre loja no ABC

4) Aproveite nossos espaços abertos. No ABC há espaços agradáveis para caminhar, praticar esportes e passear, como o Chico Mendes, em São Caetano, o Celso Daniel, em Santo André, e o parque de esportes radicais, em São Bernardo.

sesc santo andre
Sesc Santo André: programação boa e preços atraentes (Foto: Reprodução/Google Street View)

5) Dê uma esticada no passeio de fim de semana para visitar Paranapiacaba ou fazer trilhas na Serra do Mar.

6) Explore os restaurantes da região: tem muita coisa boa no ABC, incluindo o Estação Leopoldina, que venceu o Comer & Beber na categoria melhor carne, o The Burger Map, com ótimos hambúrgueres, e o Bello Mar e seus pescados gostosos e preços atraentes, além de vários outros.

abc2
The Burger Map: um dos melhores lugares para comer em Santo André (Foto: Ligia Skowronsk)

7) Preste mais atenção na programação dos Sescs. Há unidades em São Caetano (pequenininha, é verdade) e em Santo André, bem completa e grandiosa. As atrações são baratas e a estrutura é magnífica.

+ Trinta coisas que só quem é do ABC vai entender

8) Pelo menos uma vez na vida: faça uma refeição nos restaurantes flutuantes do Riacho Grande e aproveite para andar de pedalinho na represa. É uma experiência, digamos, diferente.

9) Vá comer pastel ou caldinho de piranha no Sacolão do Craisa, na Avenida dos Estados.

10) Nunca se esqueça que tem uma loja de fábrica da Pan em São Caetano (Rua Maranhão, 835, Santa Paula). É legal contar para os amigos que lá vende pão de mel e outros clássicos.

11) Não perca o costume de frequentar lugares clássicos e comer as delícias. Dicas: Bar do Bolinho, Padaria Brasileira, confeitaria Chantilly...

pan
Loja de fábrica da Pan: fica no bairro Santa Paula e vende clássicos como esse pão de mel (Foto: Reprodução)

12) Quer balada? Vá para a Rua das Figueiras, em Santo André, ou a Avenida Kennedy, em São Bernardo. FUJA de São Caetano.

13) Não perca a Festa Italiana de São Caetano, que rola todos os anos em agosto. É gostoso, é barato e muito lotado, ou seja, quando chegar a hora chegue cedo.

14) Nunca deixe de puxar o “r” ao falar “porrrta”, “São Berrrrnarrrdo”... É charmoso e tão nosso <3

Fonte: VEJA SÃO PAULO