Exposições

10 curiosidades sobre Ron Mueck, o criador de esculturas hiper-realistas

A biografia do artista inclui participações em filmes famosos e programas infantis de televisão

Por: Laura Ming - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

As esculturas hiper-realistas do australiano Ron Mueck chegam à Pinacoteca  no  dia 20 de novembro e devem atrair milhares de visitantes, assim como aconteceu no Rio de Janeiro, onde mais de 200 000 pessoas encararam horas de fila para ver suas obras no MAM. Confira algumas curiosidades sobre o artista:

+Exposição traz trilha sonora rejeitada por Stanley Kubrick

+Mitos e verdades sobre o uso de termogênicos e inibidores de apetite

1-  Ron Mueck iniciou a carreira fazendo bonecos para filmes, programas de televisão e propagandas.

2-  Antes de suas esculturas ficarem famosas, ele fez parte da equipe que produzia os bonecos da série The Muppet Show (aquela do Gonzo e da Piggy).

3-  É dele a criação (e voz!) do monstro Ludo, personagem do filme Labirinto (1986) que tem o cantor David Bowie no elenco.

Ron Mueck
O personagem Ludo, do filme Labirinto, criado por Mueck (Foto: Reprodução)

4-  A obra mais cara de Mueck, Big Baby, foi vendida em um leilão em 2011 por 1,3 milhão de doláres (mais de 3 milhões de reais).

Ron Mueck
Big Baby foi vendido por mais de R$ 3 000 000 (Foto: christies)

5- A habilidade manual parece estar no DNA da família. Seu pai ganhava a vida fazendo brinquedos de madeira e a mãe, bonecas de pano.

6- Seu reconhecimento artístico aconteceu de forma inusitado. Durante as férias familiares, Mueck fez um dragão de areia para os filhos brincarem. Sua sogra, a artista plástica portuguesa Paula Rego ficou impressionada com o que viu e, tempos depois, encomendou a escultura de um Pinóquio para uma exposição.

7- O colecionador e galerista Charles Saatchi (também bastante conhecido por ser ex-marido da chef Nigella) se encantou com o nível de detalhes do Pinóquio e convenceu Mueck a investir na carreira de artista. Mais tarde, o boneco em questão foi vendido por 460 000 dólares.      

8-  O artista não fala enquanto produz e passa dias trabalhando sozinho, ouvindo apenas o barulho da rua ou do rádio (seus dois assistentes só aparecem quando o molde já está pronto).

9-  Mueck tem como referência para a criação de suas obras fotografias e imagens de livros. Apenas uma vez tentou contratar um modelo vivo. ”Achei intimidador ter outra pessoa (em meu estúdio) pedindo que me relacionasse com ela”, disse na ocasião.

10- A lista de materiais que descobre para recriar pessoas em suas esculturas inclui gesso utilizado para moldes dentários.

Fonte: VEJA SÃO PAULO