Dezoito fatos sobre o Shopping Ibirapuera que você talvez não soubesse

O centro de compras completa 40 anos em agosto. Listamos curiosidades sobre um dos mais antigos centros de compras da capital

Um dos shoppings mais antigos da cidade, o Ibirapuera completa 40 anos em agosto e já iniciou as comemorações. Localizado na Avenida Ibirapuera, o centro de compras tornou-se o queridinho da região, sendo importante aliado na ascensão do bairro de Moema, que há décadas tem um dos metros quadrados mais valorizados da capital paulista.

+ O melhor de três: o teste do pão de queijo

Para entrar na onda dos festejos pelo aniversário do local, listamos dezoito curiosidades sobre o negócio. Confira:

1 – O Shopping Ibirapuera foi o segundo a ser construído na cidade. Inaugurou em 1976, quando a capital tinha apenas o Shopping Iguatemi.

construção shopping Ibirapuera 1975

construção shopping Ibirapuera 1975

2 – A obra durou um ano e nove meses e 3 000 operários trabalharam na construção. Na época, o investimento custou cerca de 20 milhões de cruzeiros.

+ 9 curiosidades sobre o Shopping Leste Aricanduva

3 – Ele já foi o maior shopping do país, entre 1995 e 1997. Por isso, entrou para o Guinness Book. Com 163 000 metros quadrados, ainda aparece na lista dos maiores da capital.

4 – No terreno onde foi construído o centro de compras, existia antes uma tecelagem chamada Indiana.

Festa em 1993 no Shopping Ibirapuera

Festa em 1993 no Shopping Ibirapuera

5 – O Ibirapuera ajudou a criar a tradição dos grandes eventos organizados pelos centros comerciais. Na foto acima, de 1993, cerca de 7 000 pessoas se aglomeraram no estacionamento para o sorteio de trinta carros.

6 – No jardim em frente ao shopping, localizado na Avenida Ibirapuera, há uma árvore pau-brasil plantada em 1985 pelo paisagista Burle Marx.

+ 31 presentes por até 100 reais para o Dia das Mães nas fast-fashions

7 – Quando iniciou as atividades, tinha 278 lojas em operação. Hoje, são 426.

Loja Casa do Herói Ibirapuera

Loja Casa do Herói Ibirapuera

8 – Única loja física do e-commerce, a Casa do Herói vende centenas de miniaturas e réplicas diversas, com foco nos colecionadores.

9 – Para comemorar o segundo aniversário do centro, a confeitaria Brunella preparou um bolo de 4 toneladas, consumido por 100 000 pessoas. A guloseima durou apenas dois minutos.

Shopping Ibirapuera imagem aérea

Shopping Ibirapuera imagem aérea

+ Teto desaba em shopping da capital

10 – O fluxo mensal no shopping é de cerca de 2 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pela administração.

11 – Nos corredores e área externa, dá para admirar esculturas de artistas como Roberto Vivas, Caciporé, Francisco Stockinger, Carlos Tenius e Doely Moreno, todas instaladas desde o início das atividades.

C&A Ibirapuera

C&A Ibirapuera

12 – A primeira loja C&A da América Latina foi inaugurada ali, em 1976.

13 – No início, não havia praça de alimentação, pois o conceito não era comum. As praças começaram a ser implantadas somente a partir de 1990.

+ Natura inaugura sua primeira loja física no MorumbiShopping

14 – O shopping é gerido pelos próprios lojistas, não existe administradora. Por isso, marcas não tão conhecidas, raras em outros centros de compra, marcam presença por lá.

Loja Endossa Ibirapuera

Loja Endossa Ibirapuera

15 – Atualmente, o Ibirapuera conta com a primeira loja Endossa instalada em um shopping. O negócio adota o sistema colaborativo, em que cada espaço é alugado para marcas e confecções menores venderem suas produções.

16 – O projeto Ibirapuera Recicla, iniciado em 2007, já doou mais de 154 000 reais para instituições e projetos focados em populações carentes. Isso tudo apenas com a venda de latas de alumínio (cerca de 70 toneladas) recolhidas nas praças de alimentação.

Fotótica Ibirapuera

Fotótica Ibirapuera

+ Teatro Morumbi Shopping inaugura em 20 de maio

17 – Confira algumas lojas que estão no Ibirapuera desde a inauguração: A Miniatura, Andorra, Arigatô, Bayard, Bleblarru, C&A, Fascar, Fototica, Guiné, H. Stern, Jacques Janine, Jogê, Kopenhagen, Lojas Americanas, Mários Cabeleireiros, Ofner, Pietro Spinelli, Tabacaria Lee, Uchikawa, Via Veneto e Viena.

18 – Apesar de ser um grande shopping, não tem salas de cinema.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s