Continua após publicidade

Confira dicas para os festivais É Tudo Verdade e Melhores Filmes

Entre fitas de ficção e documentário, veja roteiros para curtir as melhores opções em cartaz nas telas da cidade, sábado (6) e domingo (7)

Por Tiago Faria
Atualizado em 1 jun 2017, 17h46 - Publicado em 5 abr 2013, 20h57

Para quem gosta de cinema, trata-se de um fim de semana incomum: dois dos festivais mais concorridos do ano são realizados simultaneamente na cidade.

Em cartaz em cinco salas, o É Tudo Verdade exibe 82 documentários com entrada gratuita até domingo (14). Já quem perdeu produções badaladas de 2012 tem a chance de vê-las no Festival Sesc dos Melhores Filmes do Ano, no CineSesc, que apresenta quarenta fitas até o dia 25.

Como se organizar para assistir às principais opções dessas duas maratonas de filmes? Preparamos um guia com o melhor das duas mostras no sábado (6) e no domingo (7), entre documentários e longas de ficção.

Para conferir mais dicas, veja a lista de 10 filmes imperdíveis do É Tudo Verdade e confira a programação completa do festival do Sesc.

Continua após a publicidade

SÁBADO (6)

– ROTEIRO 1: James Bond + Philip Roth + rock

Que tal começar a tarde em clima de matinê? No CineSesc, será exibido 007 – Operação Skyfall, o mais recente e um dos melhores episódios da cinessérie, às 14h30. Mais tarde, siga para o Reserva Cultural para conferir dois dos documentários mais aguardados do É Tudo Verdade: Philip Roth, sem Complexos (às 22h), que traz um bate-papo com o escritor americano de O Complexo de Portnoy, e Cidade do Som (às 23h59), reunião de craques do rock sob direção de Dave Grohl, vocalista e guitarrista do Foo Fighters.

Continua após a publicidade
Tropicália
Tropicália ()

– ROTEIRO 2: Tropicália + cinema marginal + Fausto

O documentário Tropicália, com valiosas cenas de arquivo de compositores como Caetano Veloso e Gilberto Gil, é uma boa opção para a tarde, às 17h no CineSesc. Siga ao Cine Livraria Cultura, às 21h, e descubra um dos principais cineastas vanguardistas do país em Ozualdo Candeias e o Cinema. Na última sessão, tome fôlego e embarque na atmosfera grandiosa de Fausto, do russo Alexander Sokurov, às 21h30, no CineSesc.

Continua após a publicidade
Era uma Vez Eu, Verônica
Era uma Vez Eu, Verônica ()

– ROTEIRO 3: Documentário alemão + ficção de Recife

Quer um roteiro mais alternativo? Aposte no documentário alemão A Máquina que faz tudo Sumir, que mostra o cotidiano da ex-URSS ao retratar a escolha de elenco para um filme na república da Geórgia. O filme será exibido às 16h, no Reserva Cultural. Depois vá ao CineSesc, às 19h, para conferir o drama intimista Era uma Vez Eu, Verônica, de Marcelo Gomes, diretor de Cinema, Aspirina e Urubus. Exibido recentemente no circuito, o longa foi visto por poucos.

Continua após a publicidade

DOMINGO (7)

Quarto 237
Quarto 237 ()

– ROTEIRO 1:  Pixar + Bergman + Kubrick + documentário brasileiro

Continua após a publicidade

A mostra de melhores filmes de 2012 começa cedo no CineSesc. Às 11h, a sala exibe o desenho Valente, da Pixar, que venceu o Oscar de melhor animação este ano. Depois do almoço, vá ao Reserva Cultural, às 14h, para assistir ao documentário Fanny, Alexander e Eu, sobre a produção de um dos dramas mais elogiados do diretor sueco Ingmar Bergman, Fanny e Alexander (1982). Em seguida, às 19h, corra para a fila do Cine Livraria Cultura para conferir um dos filmes mais comentados da edição do É Tudo Verdade: Quarto 237, sobre as lendas em torno do suspense O Iluminado (1980), dirigido por Stanley Kubrick. Encerre a noite com o documentário brasileiro A Alma da Gente, às 21h, lá mesmo no Cine Livraria Cultura. O filme é um dos principais concorrentes na mostra competitiva brasileira deste ano.

– ROTEIRO 2: Capitão Kirk + Valentino + finalista no Oscar

Um dos longas mais curiosos do É Tudo Verdade tem sessão programada para as 18h no CCBB: Os Capitães mostra os encontros do ator William Shatner, conhecido pelo papel do capitão Kirk na série Jornada nas Estrelas, com os outros astros que interpretaram o personagem. Depois, veja Os Fantasmas de Valentino, às 20h, no Reserva Cultural. A fita explora um tema polêmico: os estereótipos usados pela mídia americana para marginalizar os muçulmanos – em especial, os clichês de Hollywood encarnados pelo ator Rodolfo Valentino. Em seguida, fique com Os Guardiões, sobre conflitos entre israelenses e palestinos, às 22h, no Reserva Cultural. O documentário entrou na lista da finalistas do gênero no Oscar 2013.

Shame
Shame ()

– ROTEIRO 3: Pina + Shame

Perdeu dois dos filmes mais elogiados de 2012? O CineSesc exibe o documentário Pina, do alemão Wim Wenders, às 19h, em 3D. O longa encena de forma pouco convencional, em números por vezes impressionantes, as criações da coreógrafa Pina Bausch (1940-2009). Em seguida, às 21h30, opte pelo controverso Shame, que narra a história de um homem viciado em sexo, interpretado por Michael Fassbender – eleito o melhor ator de 2012 pelos críticos que participaram da escolha dos filmes que são exibidos no festival do CineSesc.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.